Glossário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0

Take Over

Processo de aquisição do controle societário de uma empresa por outro grupo, através da compra em bolsa de valores de ações da empresa. Pode ser amigável, quando há acordo prévio entre as partes.

Tarifa

Valor fixado prévia e unilateralmente pela administração pública, correspondente à importância a ser paga por usuários facultativos de bens ou serviços a eles fornecidos pela administração pública, direta ou indiretamente através de entidades autorizadas, concessionários, ou permissionárias, em regime de exclusividade ou de competição limitada.

Tarifa de Assinatura Básica

Não constitui serviço de comunicação propriamente dito. Ela se caracteriza como sendo retribuição paga à concessionária para que o serviço de comunicação fique disponibilizado.

Tarifação

É o processamento dos dados fornecidos pela bilhetagem, quando houver o valor monetário de chamada.

Taxa de Administração

Valor pago pelos cotistas de um fundo ao administrador como remuneração pelo serviço prestado.

Taxa de Câmbio

Valor pago na conversão entre duas moedas.

Taxa de Custódia

Em fundos de investimento, é o valor cobrado por um custodiante para a guarda, liquidação e administração de proventos dos ativos que compõem o fundo.

Taxa de Performance

Valor cobrado pelo administrador sobre a parcela da rentabilidade do fundo de investimento que tiver variação acima do índice estabelecido como referência. Também pode ser cobrada além da taxa de administração.

TCA

Tarifação por Chamada Atendida.

TDMA

Time - Division Multiple Access (Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo) - padrão digital de telefonia celular baseado em TDM. Cada canal TDMA americano tem a mesma largura de banda dos canais AMPS, 30 KHz, e é usado por três assinantes. O sinal digitalizado de cada assinante, de 64 Kbps, é comprimido para 8 Kbps por vocoders (padrão IS-54). Depois, o sinal comprimido dos três assinantes é transmitido pelo mesmo canal, um de cada vez. Os padrões TDMA IS-54 e IS-136, portanto, aumenta em três vezes a capacidade do padrão AMPS. O padrão IS-136 difere do IS-54 pela introdução de um canal de controle digital.

TED

Sigla para Transferência Eletrônica Disponível. Uma nova forma de transferência de recursos, na qual, através de um meio eletrônico, é possível transferir recursos diretamente em conta corrente e em tempo real.

Telebrás

Telecomunicações Brasileiras S.A.

Telecomunicação

Transmissão, emissão ou recepção, por fio, radioeletricidade, meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético, de símbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons ou informações de qualquer natureza.

Teleconferência

Facilidade que permite a conexão de vários ramais e telefones externos para conversação simultânea.

Telefonia Fixa

Sistema de telefonia convencional constituído por telefones fixos, interligados à central telefônica por meio de um par de fios de cobre ou mesmo por ondas de rádio, como ocorre no WLL.

TI

Tecnologia da Informação.

Título de Ação

Pessoa (física ou jurídica) que detém a propriedade de uma ou mais ações.

Título Pós-Fixado

Título cuja rentabilidade não é conhecida antecipadamente, sendo determinada geralmente a partir de um indexador.

Título Prefixado

Título cuja rentabilidade é conhecida antecipadamente, desde o momento da aplicação.

Títulos Cambiais

São papéis que o Banco Central vende com o compromisso de pagar a variação do dólar (mais uma taxa de juro predefinida) até o seu prazo de vencimento. São utilizados para proteger um investimento das oscilações futuras no preço de uma moeda estrangeira, mas não representam proteção perfeita, já que estão sujeitos à tributação.

Títulos Públicos

São títulos emitidos pelos governos federal, estadual ou municipal.

TJLP

Sigla para Taxa de Juros de Longo Prazo. Indexador oficial para operações financeiras, calculado sobre a lucratividade média dos Títulos da Dívida Externa emitidos pelo Brasil, bem como, quando de sua emissão no mercado primário, as dos Títulos da Dívida Pública Mobiliária Interna Federal. É a taxa utilizada para corrigir financiamentos feitos junto ao BNDES.

Topologia

Topologia ou arquitetura. É o modo pelo qual as várias partes de um sistema são dispostas e interligadas. Por exemplo: há a topologia em anel, assim como a centralizada. Embora a topologia seja arbitrária, em geral reflete o avanço tecnológico da época em que um sistema foi concebido.

TR

Sigla para Taxa Referencial de Juros, criada em 1991, no Plano Collor II. Para o cálculo da TR, o Banco Central usa uma amostra das 30 maiores instituições financeiras do País, pelo volume de captação de depósitos a prazo de cada uma delas. O valor da TR é calculado a partir da remuneração mensal média dos CDBs e RDBs, emitidos pelos bancos que compõem a amostra.

Tráfego

Quantidade de informações/pacotes que circulam em uma rede.

Transferência de Chamada

É um serviço disponível ao usuário que, automaticamente, transfere as chamadas para um outro número programado.

Tronco

Enlace de comunicações de múltiplos canais usado para conectar dois pontos de comutação, o primeiro numa rede ou central telefônica e o segundo numa central privada. Também chamado de linha, linha de comutação ou circuito.

TRT

Tribunal Regional do Trabalho.

Trunking

Serviço não aberto à correspondência pública, que utiliza sistema de radiocomunicação basicamente para a realização de operações tipo despacho. O mesmo que serviço móvel ou sistema troncalizado.

TST

Tribunal Superior do Trabalho.

TTM

Tempo de Tarifação Mínima.