Glossário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0

Bacen

Banco Central do Brasil.

Backbone

Esquema de ligações centrais de um sistema mais amplo, tipicamente de elevado desempenho. Na internet, numa rede de escala planetária, podem-se encontrar, hierarquicamente divididos, vários backbones: os de ligação intercontinental, que derivam nos backbones internacionais, que por sua vez derivam nos backbones nacionais.

Backhaul

Transferência de dados entre usuários distantes para a rede central.

Balança comercial

Relação entre importações e exportações de um país. Se as exportações superam as importações, ocorre um superávit comercial. No caso contrário, há um déficit comercial.

Balança de pagamentos

É o registro das transações entre pessoas e empresas, negócios e agências oficiais, residentes em um país e seus parceiros no exterior.

Balança de serviços

É a soma de serviços com transações nas áreas de transporte, seguros, turismo e rendimento de investimentos.

Balanço

Demonstrativo contábil dos valores do ativo, do passivo e do patrimônio líquido de uma entidade jurídica, relativo a um exercício social.

Banda

Faixa de radiofreqüência destinada a determinado tipo de comunicação. Compreendida por duas freqüências-limite. A largura de banda é a diferença entre essas duas freqüências, independentemente de onde elas estão no espectro.

Banda A

Faixas de freqüência destinadas à telefonia celular, que serão exploradas por exploradoras públicas, como as 27 empresas do Sistema Telebrás. No sentido ERB - telefone celular, a banda A compreende: 869 MHz a 870 MHz (A"); 870 MHz a 880 MHz (A"); e 890 MHz a 891,5 MHz (A"). no sentido telefone celular - ERB, a banda fica assim: 824 MHz a 825 MHz (A"); 825 MHz a 835 MHz (A"); e 845 MHz a 846,5 MHz (A").

Banda B

Faixas de freqüência também destinadas à telefonia celular, que serão exploradas pela iniciativa privada, concorrendo com as operadoras da banda A. No sentido ERB - telefone celular, a banda é assim composta: 880 MHz a 890 MHz (B); e 891 MHz a 894 MHz (B‘). no sentido telefone celular - ERB, tem-se 835 MHz a 845 MHz (B); e 846,5 MHz a 849 MHz (B‘).

Banda larga

(broadband) Conceito associado a serviços ou ligações que permitem veicular, a grande velocidade, quantidades consideráveis de informação, como, por exemplo, imagens televisivas. Aplica-se a larguras de banda superiores a 2 Mbit/s, embora por vezes também se utilize para valores ligeiramente inferiores. Serviço de acesso à internet em altíssima velocidade.

Base monetária

Designação dada à soma de moeda em circulação no país com os depósitos à vista junto às autoridades monetárias.

BC

Sigla para Banco Central do Brasil e também pode ser chamado Bacen.

Benchmark

Expressão em inglês que significa ponto de referência. É como se chama a base de comparação para um produto, um serviço, títulos ou taxas.

Benefícios

Dividendos, juros sobre capital próprio, bonificações e/ou direitos de subscrição distribuídos, por uma empresa, a seus acionistas.

Bilhete de portabilidade

Documento padronizado pelo GIP (Grupo de Implementação da Portabilidade - Entidade, de caráter temporário, criada e coordenada pela Anatel, visando à implementação da Portabilidade) que registra a solicitação formulada pelo usuário e possibilita o acompanhamento de cada etapa do Processo de Portabilidade, o qual deverá ser guardado por no mínimo 5 (cinco) anos, podendo ser requisitado pela Anatel a qualquer tempo nesse intervalo.

Bill and keep

Sistema em que as operadoras só pagam interconexão à outra companhia celular quando a proporção entre o tráfego entrante e sainte extrapola a faixa de 45,0% a 55,0%. Este modelo continua em prática na telefonia fixa local.

Bitstream

Fluxo de bits, é uma série temporal de bits.

Bluetooth

Especificação aberta para conexão sem fio em curta distância, via freqüência de rádio, entre computadores, celulares, micros de mão e outros dispositivos para transmissão de voz e dados.

BM&FBovespa

Companhia de capital brasileiro formada, em 2008, a partir da integração das operações da Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) e da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F). É responsável pela intermediação de operações do mercado de capitais, entre elas: a negociação de ações; derivativos de ações; títulos de renda fixa; títulos públicos federais; derivativos financeiros; moedas à vista e commodities agropecuárias.

BNDES

Sigla para Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Instituição financeira federal criada em 1952 para fomentar o desenvolvimento de setores básicos da economia e desenvolver políticas de investimentos empresariais de longo prazo.

Bolsa de valores

Entidade cujos objetivos básicos são, dentre outros: manter local ou sistema de negociação adequados à realização, entre seus agentes de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários; preservar elevados padrões éticos de negociação; e divulgar as operações executadas com rapidez, amplitude e detalhes.

Bônus de ações

Bonificação em ações concedida aos acionistas quando ocorre aumento de capital de uma empresa.

Bradies

Títulos que foram emitidos a partir de 1994 por países emergentes na renegociação de suas dívidas externas. A denominação vem de Nicholas Brady, secretário do Tesouro norte-americano e idealizador desse processo.

Broadcast

Sistema de envio de mensagem, onde a mensagem é enviada para todos os computadores conectados a uma rede.

Business to business (B2B)

Expressão utilizada para definir relações que acontecem entre empresas. Muitas vezes aparece como qualificativo de determinadas ações de marketing - geralmente o direto cujo público alvo são empresas.

Business to consumer (B2C)

Expressão utilizada para definir as relações travadas entre empresas e consumidores, notadamente em função de vendas via varejo.