Glossário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0

IBGE

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

IBOVESPA

O Índice da Bolsa de Valores de São Paulo mede o comportamento das ações mais negociadas e indica o desempenho médio das cotações de uma carteira teórica de ações negociadas no pregão. A carteira considerada possui ações de 55 empresas, selecionadas entre as que representaram 80% do volume negociado no mercado nos últimos 12 meses. Os papéis do Ibovespa também devem ter presença mínima de 80% dos pregões analisados e participação superior a 0,1% do volume financeiro total. Essa carteira teórica é revisada a cada quatro meses.

IBOVESPA FUTURO

Contrato de derivativo do Ibovespa negociado na BM&F. Expressa a pontuação do Índice Bovespa à vista numa data futura.

IBRACON

Instituto dos Auditores Independentes do Brasil.

IBX

Esta é a sigla para o Índice Brasil que mede o retorno de uma carteira teórica composta por 100 ações, selecionadas entre as mais negociadas na Bovespa, classificadas em ordem decrescente por liquidez e por negociabilidade, ou seja, o número de negócios e o volume financeiro medidos nos últimos 12 meses. O IBX foi introduzido pela Bovespa em 1997. As ações que compõem a carteira sofrem uma ponderação, de acordo com o número de ações disponíveis no mercado. Esta carteira teórica é revisada a cada quatro meses.

ICMS

Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços.

Identificação do Chamador

Permite a identificação do chamador antes do atendimento da chamada pelo operador Também conhecida por suas denominações em inglês: Caller ID e ANI (Automatic Number Identification).

IEE

Sigla para Índice de Energia Elétrica. Índice composto somente por ações de empresas do setor de energia elétrica.

IFRS

International Financial Reporting Standards, as normas internacionais de contabilidade.

IGP-DI

Sigla para Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna. Mede a variação de preços no mercado de atacado, de consumo e construção civil. É composto pela soma de outros três índices: IPA (Índice de Preços por Atacado), com peso de 60%; IPC (Índice de Preços ao Consumidor), com peso de 30%, e INCC (Índice Nacional de Custos da Construção), com peso de 10%. O IGP-DI exclui os produtos importados, considerando apenas o que é produzido internamente. É calculado com base nos preços apurados do primeiro ao último dia de cada mês.

IGP-M

Sigla para Índice Geral de Preços do Mercado. Mede a variação de preços no mercado de atacado, de consumo e construção civil. É composto pela soma ponderada de outros três índices: IPA (Índice de Preços por Atacado), com peso de 60%, IPC (Índice de Preços ao Consumidor), com peso de 30% e INCC (Índice Nacional de Custos da Construção), com peso de 10%. O IGP-M considera todos os produtos disponíveis no mercado, inclusive o que é importado, sendo calculado com base nos preços coletados entre o dia 21 do mês anterior e 20 do mês em curso.

Indexador

É o índice escolhido para correção de valores de contratos e ativos financeiros.

Inflação

Aumento persistente de preços, de forma generalizada, que resulta numa perda do poder aquisitivo da moeda.

INPC

Sigla para Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Média ponderada de índices elaborados pelo IBGE para as regiões metropolitanas do País (Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, Brasília e Goiânia).

INPI

Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Insider

Investidor ou pessoa do mercado que tem acesso a informações privilegiadas antes de se tornarem públicas.

Insider Trading

Investidor que fez uso, por si ou por terceiros do acesso privilegia doa determinadas informações ainda não divulgadas pela empresa.

Insolvência

Situação em que uma pessoa física ou jurídica admite ser incapaz de pagar seus compromissos financeiros.

INSS

Instituto Nacional do Seguro Social.

Institucional (Investidor)

Instituição que dispõe de vultosos recursos mantidos em certa estabilidade e destinados à reserva de risco ou à renda patrimonial e que investe parte dos mesmos no mercado de capitais.

Instituições Financeiras

Organizações autorizadas a funcionar pelo Banco Central, que compõem o mercado financeiro. Bancos comerciais, bancos de investimento, sociedades corretoras e cooperativas de crédito são exemplos de instituições financeiras.

Interconexão

Ligação entre redes de telecomunicações funcionalmente compatíveis, de modo que os usuários de serviços de uma das redes possam comunicar-se com usuários de serviços de outra rede ou acessar serviços nela disponíveis.

Investimento

Emprego da poupança em atividade produtiva, objetivando ganhos a médio ou longo prazo. É utilizado, também, para designar a aplicação de recursos em algum tipo de ativo financeiro.

IOF

Sigla para Imposto sobre Operações Financeiras. Para os fundos de investimento, este só incide nos saques feitos num período inferior a 30 dias.

IP (INTERNET PROTOCOL)

Um protocolo de interconexão para subredes, em particular para aquelas com características físicas diferentes, utilizado para conexão à Internet.

IPCA

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, calculado pelo IBGE.

IPI

Imposto sobre Produtos Industrializados.

IPO

Sigla para Initial Public Offering. Expressão em inglês que significa primeira colocação de valores mobiliários, através de uma oferta pública no mercado por uma empresa.

IR

Sigla para Imposto de Renda. Imposto cobrado diretamente sobre a renda auferida por pessoas físicas e empresas. No caso das pessoas físicas, quanto maior a renda maior a taxa do imposto incidente. Para as empresas, o percentual do imposto de renda depende do tipo da empresa e do regime de tributação no qual ela se enquadra.

IRPJ

Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.

ISDN

(Integrated Services Digital Network) Traduzido por RDSI Rede Digital de Serviços Integrados é a digitalização da rede telefônica para tráfego simultâneo de voz, dados, imagens, aplicações e serviços multimídia. O ISDN foi concebido para substituir a rede telefônica convencional (analógica) por uma rede digital. Existem dois tipos distintos de interfaces ISDN. A interface ISDN/BRI é utilizada na residência do usuário, que conta com 2 canais que podem ser utilizados a velocidade de 64 Kbps e um canal de controle, todos dentro de um par de fios de telefone comum. Isto permite que o usuário tenha acesso de 64 Kbps à Internet enquanto. A versão ISDN para corporações e provedores de acesso a Internet é a ISDN/PRI, que conta com 30 canais 64 Kbps mais 1 canal para controle.

ISP

Internet Service Provider, ou Provedor de Acesso à Internet - serviço de conexão à internet.

ISS

Imposto sobre Serviços.

IST

Índice Setorial de Telecomunicações, consistente em um índice ponderado de custos do setor de telecomunicações publicado pela ANATEL e utilizado para o reajuste de tarifas, adotado pelos Contratos de Concessão 2006.