Diretoria executiva

Conheça nossos diretores


Cargo Nome
Diretor Presidente (Diretor Estatutário) Rodrigo Modesto de Abreu
Diretora de Finanças e Relações com Investidores (Diretora Estatutária) Camille Loyo Faria
Diretor Jurídico (Diretor Estatutário) Antonio Reinaldo Rabelo Filho
Diretor de Clientes (Diretor Estatutário) Bernardo Kos Winik
Diretor de Operações e Tecnologia (Diretor Estatutário) José Cláudio Moreira Gonçalves
Diretor de Estratégia e Transformação Rogério Takayanagi
Diretor de Regulamentação e Assuntos Institucionais Carlos Eduardo Monteiro de Morais Medeiros
Diretor de Atacado e Franquias Pedro Luiz Arakawa
Assessora de Comunicação da Oi e Presidente do Oi Futuro Suzana Santos
Diretora de Compliance Renata Bertele
Diretor de Gente e Gestão Marcos Aurélio Freire Mendes
Diretor de Auditoria Interna Luiz Umberto Modenese
Diretor de Suporte ao Negócio Daniel Junqueira Pinto Hermeto
Ouvidoria e Atendimento VIP Adriano Araújo Paiva

Rodrigo Modesto de Abreu

Diretor Presidente (Diretor Estatutário)

Nascido em abril de 1969, o Sr. Rodrigo Abreu vinha atuando desde julho/2017 como Diretor Presidente da Quod - Gestora de Inteligência de Crédito S.A., empresa gestora de bases de dados com foco no Cadastro Positivo, criada pelos cinco maiores bancos brasileiros. Foi ainda sócio gestor da Giau Consultoria Empresarial Ltda., empresa de consultoria de gestão empresarial; conselheiro da Vogel Soluções em Telecomunicações e Informática S.A., empresa operadora de serviços de telecomunicação por fibra ótica; e Diretor Presidente e CEO da TIM Participações S.A. (companhia aberta, onde também atuou como membro do Conselho de Administração) e TIM Celular S.A., empresas operadoras de telecomunicações. Atuou também como Presidente da Cisco Systems do Brasil, empresa de tecnologia da informação, e Diretor Geral da Cisco Systems para o Norte da América Latina e Caribe; foi Presidente da Nortel Networks do Brasil, empresa de equipamentos de telecomunicação; e Diretor Presidente da Promon Tecnologia Ltda., empresa de serviços de tecnologia, tendo iniciado sua carreira no grupo Promon. O Sr. Rodrigo Abreu é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas em 1991, com MBA em Administração Geral pela Stanford Graduate School of Business em 2000.

Camille Loyo Faria

Diretora de Finanças e Relações com Investidores (Diretora Estatutária)

Camille Loyo Faria atuou como diretora responsável pelas áreas de Energia, Tecnologia/Mídia/Telecom e Indústrias no Bank of America Merrill Lynch. Anteriormente, ocupou o cargo de diretora responsável por Energia, Tecnologia/Mídia/Telecom no Bradesco BBI e também no Morgan Stanley. Camille possui também ampla experiência executiva no setor de telecomunicações e infraestrutura, tendo ocupado posições como CEO da Multiner, CFO da Terna Participações e Líder de Estratégia na Embratel e no grupo Telecom Italia no Brasil e na América Latina. A executiva já estava engajada com a companhia no papel de advisor financeiro desempenhado pelo Bank of America Merrill Lynch nos processos de vendas de ativos, e passa agora a contribuir diretamente com a transformação da empresa. Formada em Engenharia Química pela PUC-RJ, Camille possui MBA em Finanças pelo Ibmec-RJ e mestrado em Engenharia Industrial pela PUC-RJ.

Antonio Reinaldo Rabelo Filho

Diretor Jurídico (Diretor Estatutário)

Antonio Reinaldo Rabelo Filho é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, pós graduado em Direito Empresarial pelo IBMEC/RJ e é mestre em Direito Tributário pela PUC/SP. Começou sua carreira na PWC Brasil, de onde saiu para o Grupo OI em 2000. No Grupo, exerceu funções/cargos na área Financeira e Jurídica, culminando com a Diretoria Jurídica Tributária, onde ficou de 2007 a 2017. Durante este período, exerceu posição setorial de liderança, tendo participado da Diretoria das principais Associações técnicas do setor de telecomunicações, tendo sido, ainda, reconhecido internacionalmente na sua área de atuação. O profissional é membro, ainda, das Comissões nacionais e estaduais de Direito Tributário e de Recuperação Judicial e Falência da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. Desde 2017, Antonio Rabelo atua como sócio do seu escritório de advocacia, tendo, entre outros, exercido relevante papel no processo de recuperação judicial do Grupo Oi, desde a negociação com os mais diversos credores nacionais e internacionais do Grupo e a estruturação do Plano de Recuperação Judicial aprovado em AGC, até hoje, com a implementação de todos os passos do referido Plano no Brasil, EUA, Holanda e Portugal, período durante o qual foi, ainda, o representante internacional (foreign representative) da RJ da Oi nas Cortes de Nova Iorque e Reino Unido.

Bernardo Kos Winik

Diretor de Clientes (Diretor Estatutário)

Bernardo Kos Winik é graduado em Tecnologia de Informação pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Negócios pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV). Tem experiência nos mercados de Tecnologia, Consultoria e Telecomunicações e atuou em empresas como Claro, BS Consulting, NCR e EDS do Brasil. Ocupa o cargo de Diretor de Varejo da Oi desde 2014 e, antes de assumir essa posição, foi Diretor de Vendas Varejo.

José Cláudio Moreira Gonçalves

Diretor de Operações e Tecnologia (Diretor Estatutário)

José Claudio Gonçalves é graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), fez MBA em Logística pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral (FDC) e Pós-MBA Executivo pela Kellogg School of Management. Construiu sua carreira no mercado de Telecomunicações e tem expertise na operação, manutenção e evolução tecnológica das redes da Oi. O executivo ingressou na Oi em março de 2000 e já exerceu as funções de Gerente de Operação, Diretor de Operações, Diretor de Implantação de Redes e Diretor de Engenharia. Foi nomeado Diretor Executivo de Operações (Vice-Presidência de Operações) em junho de 2011, cargo que ocupou até a data de sua eleição como membro da Diretoria Estatutária.

Rogério Takayanagi

Diretor de Estratégia e Transformação

Rogerio tem mais de 20 anos de experiência no setor de telecom, sendo responsável por diversas áreas como marketing, inovação e startups, vendas, operações, finanças corporativas, M&A, estratégia e tecnologia. Trabalhou no Brasil e no exterior, tendo atuando como consultor e executivo em empresas como Promon, Value Partners e TIM. Rogério é engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica de São Paulo, com pós-graduação em administração de empresas na FGV-SP.

Carlos Eduardo Monteiro de Morais Medeiros

Diretor de Regulamentação e Assuntos Institucionais

Carlos Eduardo Medeiros atua como Diretor de Regulamentação e Assuntos Institucionais da Oi desde Jun/13. Nos últimos 14 anos atuou como Diretor do Projeto LTE e Diretor e Gerente de Vendas em diversas regionais da Oi (Norte, Nordeste e Centro-Oeste), sempre na área Comercial. Foi responsável por coordenar e liderar projetos em grandes eventos onde a Oi participou como prestadora de serviços de IT&T - Rio+20 (Jun/12), 5º Jogos Mundiais Militares (Jul/11) e Sorteio das Eliminatórias da FIFA (Jul/11). É Engenheiro Mecânico Industrial pela Escola Politécnica - UPE, com MBA Executivo pelo Coppead/UFRJ.

Pedro Luiz Arakawa

Diretor de Atacado e Franquias

Pedro Arakawa há 22 anos desenvolve com muito orgulho e entusiasmo o setor telecomunicações, acredita que através do seu trabalho e de todos os colegas da indústria “conecta as pessoas com quem elas amam, leva educação, informação e entretenimento para toda população” . Em abril/20 voltou a Oi na posição de Diretor de Atacado, com seu time e suporte de toda organização, tem a missão de desenvolver a unidade de negócio e transformá-la na futura InfraCo. Além da Oi, passou por Telefônica/ Vivo, Claro e Nextel onde exerceu funções de CMO, CSO, CCO e CRO. É formado em Análise de Sistemas e pós-graduado em Marketing.

Suzana Santos

Assessora de Comunicação da Oi e Presidente do Oi Futuro

Suzana Santos é Diretora de Comunicação Corporativa desde 2011 e iniciou sua carreira na Oi como Gerente de Comunicação Corporativa Institucional em 2006. Atuou, anteriormente, na agência de comunicação Máquina da Notícia e em diversos veículos de mídia como Gazeta Mercantil, Invest News, O Estado de São Paulo e Jornal do Commercio. É formada em Comunicação Social pela FACHA, tem MBA em Gestão Executiva pela COPPEAD/UFRJ e MBA Executivo em Marketing pelo IBMEC.

Renata Bertele

Diretora de Compliance

Executiva com mais de 15 anos de experiência profissional em práticas de riscos, controles, auditoria e compliance, atuando em indústria financeira e não financeira. Especialista nas práticas de GRC – governance, risk and compliance. Experiência na implementação de processos de gestão de riscos, programas de compliance e modelo de GRC. Foi Sócia Diretora da KPMG no brasil, na área de Gestão de Riscos, Auditoria e Compliance onde trabalhou até 2018. Possui MBA pela Fundação Dom Cabral e pós MBA pela Kellogg School of Management.

Marcos Aurélio Freire Mendes

Diretor de Gente e Gestão

Marcos Mendes é formado pela PUC-MG em Ciências Contábeis e Administração de Empresas, pós graduado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Com profunda vivência em gestão de pessoas e desempenho organizacional, com grande atuação no desenvolvimento, implantação e gerenciamento de projetos estruturantes na área de gente, o executivo tem grande experiência e participação relevante em processos de gestão de mudanças, interlocução e negociações complexas com vários stakeholders. Com carreira consolidada em posições de liderança de áreas estratégicas de pessoas, com passagens pelos setores ferroviário, portuário e logística, Marcos Mendes iniciou sua trajetória na Oi em outubro de 2000, tendo exercido as funções de Gerente Regional de RH, Gerente Corporativo de RH, Diretor de Relações do Trabalho e desde fevereiro de 2020 ocupa a posição de Diretor de Gente e Gestão.

Luiz Umberto Modenese

Diretor de Auditoria Interna

Formado em Economia pela Universidade São Judas Tadeu, com MBA em Serviços de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense. Iniciou a carreira em auditoria Interna em 1988 na empresa Aga, atual Linde, onde permaneceu até novembro de 1993. De dezembro de 1993 a julho de 1997, trabalhou no Grupo Louis Dreyfus coordenando a área de Auditoria Interna. Em novembro de 1997, ingressou no Grupo Bunge, como Auditor, onde permaneceu até dezembro de 1999. Em janeiro de 2000 ingressou na empresa BCP Telecomunicações, atual Claro, como Gerente de Auditoria com a missão de auxiliar na estruturação da atividade de auditoria interna, permanecendo até março de 2002. Neste mesmo mês ingressou no Grupo Telemar, ocupando a posição de Gerente de Auditoria até agosto de 2006. Neste mesmo mês assumiu o cargo de Diretor de Auditoria na Cielo, até fevereiro de 2019. Em abril de 2020 assumiu a posição de Diretor de Auditoria da Oi. Paralelamente exerceu atividades não remuneradas de Diretor Tesoureiro e Vice-Presidente do IIA Brasil (The Institute of Internal Auditors) – Gestão 2006 a 2008. É auditor certificado - CCSA - Certification in Control Self-Assessment, desde 2010 e CRMA- Certification in Risk Management Assurance - desde 2013.

Daniel Junqueira Pinto Hermeto

Diretor de Suporte ao Negócio

Daniel possui mais de 23 anos de experiência no mercado de telecomunicações, no Brasil e exterior, com passagens por Claro, Motorola e TIM, tendo nesta última atuado como Chief of Purchasing & Supply Chain Officer e Diretor de Atacado e Parcerias Estratégias. Possui vasta experiência em liderar processos de negociação complexos, assim como nas áreas de Strategic Sourcing, Compras, Operações Logísticas, Energia e Patrimônio. Engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Itajubá, Hermeto tem especialização em administração de empresas pela FGV-SP, MBA Executivo Internacional pela FIA e cursos de educação executiva pela George Washington University, Cambridge Judge Business School, London Business School
e Kellogg School of Management.

Adriano Araújo Paiva

Ouvidoria e Atendimento VIP