Glossário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0

PABX

Sigla em inglês para Private Automatic Branch eXchange. Na verdade, o termo original para as centrais telefônicas usadas nas empresas era PBX - que significa Private Branch eXchange, definindo equipamentos que exigiam a intervenção manual de um operador para completar ligações. Com o tempo, os PBXs foram se modernizando, o que resultou na automação desse procedimento.

PADOs

Processos de Apuração de Descumprimento de Obrigação.

Papel-Moeda

Cédula de moeda de curso legal de um país, não conversível em moeda metálica de metal precioso (ouro ou prata).

Participação Acionária

Relação entre o estoque de capital de determinado acionista, ou grupo de acionistas, e o estoque de capital total da empresa.

PASOO

Plano Alternativo de Serviço de Oferta Obrigatória.

Passivo

É o total das dívidas e obrigações de uma empresa ou de uma pessoa.

Patrimônio Líquido

Representa a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos. Patrimônio líquido é o valor contábil pertencente aos acionistas ou sócios. No caso dos fundos de investimento, o patrimônio líquido é a soma de todos os ativos e operações dos fundos, descontados os custos e taxas.

PBM

Plano Básico Mensal.

PBX

Private Branch Exchange, ou Central Manual, consistente em mesa operadora para uso privativo, mas conectada à rede telefônica nacional. Hoje, os termos PBX e PABX são usados indiscriminadamente.

PCS ou SMP

Personnal Communications System, ou Serviço Móvel Pessoal - SMP.

Pessoa Jurídica

Expressão adotada para indicação de individualidade jurídica, empregada para designar instituições, corporações, associações e empresas em geral.

PGBL

Sigla para Plano Gerador de Benefícios Livres. É um Plano de Previdência Privada, criado em 1997, que tem como principal característica a cobrança de Imposto de Renda no momento do resgate.

PGMC

O Plano Geral de Metas de Competição (PGMC) é um regulamento que permite a adoção de medidas assimétricas sobre os principais atores do mercado - aquelas empresas que, com base em uma série de critérios, são consideradas detentoras de Poder de Mercado Significativo (chamadas de PMS).

PIB

Sigla para Produto Interno Bruto. É o conjunto de todos os bens e serviços produzidos em um país ou uma região, durante um determinado período.

PIN

(Personal Identification Number) Código numérico usado para restringir o acesso de um serviço somente para pessoas autorizadas a usálo.

Plano Geral de Metas de Qualidade ou PGMQ

Plano Geral de Metas de Qualidade para o Serviço Telefônico Fixo Comutado aprovado pela Resolução da ANATEL nº 516, de 30 de outubro de 2008.

Plano Geral de Metas de Universalização ou PGMU

Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado prestado no Regime Público aprovado pelo Decreto nº 4.769, de 26 de junho de 2003.

Plano Geral de Outorgas ou PGO

Plano Geral de Outorgas aprovado pelo Decreto nº 2.534, de 2 de abril de 1998, que divide o território brasileiro em regiões e áreas para efeito de concessão para a prestação do Serviço Telefônico Fixo Comutado no Brasil.

PN

Sigla que identifica as ações preferenciais nominativas. As ações PN conferem ao titular prioridades tanto na distribuição de dividendo, fixo ou mínimo, quanto no reembolso do capital. Entretanto, as ações PN não dão direito a voto ao acionista na Assembléia Geral da empresa, ou restringem o exercício desse direito.

PNBL

O Plano Nacional de Banda Larga foi criado pelo Decreto nº 7.175, de 12 de maio de 2010 e o objetivo do Programa é expandir a infraestrutura e os serviços de telecomunicações, promovendo o acesso pela população e buscando as melhores condições de preço, cobertura e qualidade. A meta é proporcionar o acesso à banda larga a 40 milhões de domicílios brasileiros até 2014 à velocidade de no mínimo 1 Mbps

Política de Investimento

Na administração de recursos, política de investimento é a definição das regras e a forma de atuação relativas à gestão de uma carteira de investimento.

Portfólio

É um conjunto de títulos e valores mantido por um fundo mútuo ou por um investidor.

Pós-Pago

Modalidades de serviço de telefonia quanto ao sistema de pagamento No sistema pós-pago o usuário arca com o preço da assinatura do serviço e recebe a conta em casa após um período fixo de uso.

Posição em Aberto

Saldo de posições mantidas pelo investidor em mercados futuros e de opções.

Poupança

Parcela da renda não utilizada para consumo.

Práticas Contábeis Adotadas no Brasil

Práticas contábeis estabelecidas pela Lei das Sociedades por Ações, pelas normas expedidas pela CVM e pelas normas e pronunciamentos do IBRACON. Com o advento da Lei nº 11.638/2007, novas normas e pronunciamentos técnicos contábeis vêm sendo emitidos em consonância com os padrões internacionais de contabilidade pelo CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

Prazo de Subscrição

Prazo fixado por uma sociedade anônima para que o acionista exerça seu direito de preferência na subscrição de ações de sua emissão.

Pré-Pago

Modalidades de serviço de telefonia quanto ao sistema de pagamento. No sistema pré-pago o cliente adquire antecipadamente créditos para usar o telefone. A compra é feita na forma de cartões, adquiridos no varejo ou diretamente em terminais de recarga dos telefones, encontrados em bancos ou em lojas das próprias operadoras.

Precificação

Ato de estabelecer, mediante critérios, o preço de compra ou de venda de uma ação, um título etc.

Preço de Exercício da Opção

Preço por ação pelo qual um titular terá direito de comprar ou vender a totalidade das ações-objeto da opção.

Pregão

Sessão de compra e venda de papéis numa bolsa de valores, que pode ocorrer diretamente na sala de negociações ou pelo sistema eletrônico.

Pregão Eletrônico

Sistema de negociação eletrônica por terminais, que permite a realização de negócios, por operadores e corretoras credenciados, nos mercados a vista, a termo e de opções, com papéis e horários definidos pela BOVESPA.

Premio

Preço de negociação, por ação-objeto, de uma opção de compra ou venda.

Prestadora

Pessoa jurídica que detém concessão, permissão ou autorização de serviço de telecomunicações e de autorização de uso de radiofreqüência.

PREVI

Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil.

Price Protection

Reembolso concedido a terceiros, com objetivo de garantir a margem de lucro na venda de aparelhos em ofertas especiais.

Privatização

Processo de transferência do controle acionário governamental para instituições privadas ou pessoas físicas através de leilão.

Prospecto

O prospecto é feito com uma linguagem mais clara para que seja acessível ao investidor. No prospecto de um fundo de investimento, estão as informações que o investidor precisa saber sobre o funcionamento do fundo. É um documento elaborado pelos administradores de fundos de investimento e nas ofertas públicas de títulos e valores mobiliários, que permite ao investidor conhecer as características do investimento.

Provedor

Pessoa jurídica que provê serviço de valor adicionado, através da Rede Pública de Telecomunicações, sendo responsável pelo serviço perante os assinantes do Serviço Telefônico Público.

Pulso

Curta duração de uma onda ou fluxo de energia.