Glossário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0

Sala de Negociações

Local adequado ao encontro dos representantes de corretoras de valores e à realização, entre eles, de transações de compra e venda de ações/opções, em mercado livre e aberto. O pregão à viva voz foi encerrado na BOVESPA em 2005.

SCM

Serviço de Comunicação Multimídia.

SDT

Módulo de Distribuição de Títulos, administrado e operacionalizado pela CETIP.

SEC

Sigla para Securities and Exchange Commission. É o órgão regulador do mercado de capitais norte-americano, equivalente à CVM.

SELIC

Sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. É o sistema do Banco Central no qual apenas as instituições credenciadas no mercado financeiro têm acesso. A função do Selic é registrar os negócios com títulos públicos federais, receber o título do vendedor, transferi-lo ao comprador e fazer a liquidação financeira.

Serviço de Linha Dedicado ou SLD

Serviço prestado por concessionária de STFC, com a utilização de linhas dedicadas, destinado a atender a um único usuário ou a um grupo fechado de usuários.

Serviço de Telefonia Celular

Serviço de telefonia móvel prestado por meio de uma rede de estações radiobase interconectadas de baixa freqüência, cada uma das quais cobrindo uma pequena célula geográfica dentro da área total de serviço do sistema de telefonia celular.

Serviço Telefônico Fixo Comutado, Serviço de Telefonia Fixa Comutada ou STFC

Serviço de telecomunicações que, por meio de transmissão de voz e de outros sinais, destina-se à comunicação entre pontos fixos determinados, utilizando processos de telefonia. São modalidades do Serviço Telefônico Fixo Comutado destinado ao uso público em geral o serviço local, o serviço de longa distância nacional e o serviço de longa distância internacional, nos termos definidos no Plano Geral de Outorgas.

Serviços de Banda Larga

Serviços caracterizados por velocidade de transmissão de 2 Mbps ou mais. De acordo com os padrões internacionais, estes serviços dividem-se em duas categorias: (i) serviços interativos, inclusive videotelefone/videoconferência (tanto ponto-a-ponto como multiponto); videomonitoração; interconexão de redes locais; transferência de arquivos; CAD; fax de alta velocidade; e-mail para transmissão de imagens móveis e documentos mistos; videotexto de banda larga; vídeo por solicitação; recuperação de programas de áudio ou de imagens fixas e móveis; e (ii) serviços de transmissão como, por exemplo, programas de áudio, programas de televisão (inclusive TV de alta definição e TV paga) e aquisição seletiva de documentos.

Serviços de Longa Distância

Qualquer Serviço Intra-regional (Inter-setorial e Intra-setorial), Inter-regional e/ou Internacional.

Serviços de Valor Agregado

Tipo de serviço com grau mais alto de funcionalidade do que os demais serviços de transmissão oferecidos por uma rede de telecomunicações.

Serviços Inter-Estaduais

Serviços Telefônicos Fixos Comutados na modalidade Local realizados entre Estados dentro da região de atuação da Companhia ou da região de atuação da Brasil Telecom, conforme o caso. Serviços Internacionais Telefonia Fixa prestada na modalidade de Serviços de Longa Distância Internacional e de transmissão de dados, destinados à comunicação entre um ponto fixo situado no território nacional e outro ponto no exterior.

Serviços Inter-Regionais

Serviços Telefônicos Fixos Comutados na modalidade Longa Distância Nacional, destinados à comunicação entre pontos fixos situados em áreas locais distintas no território nacional, originadas em uma Região e terminadas em outra Região do Plano Geral de Outorgas.

Serviços Intra-Estaduais

Serviços Telefônicos Fixos Comutados na modalidade de Serviços de Longa Distância nacional realizados entre localidades dentro de um Estado na Região de atuação da Brasil Telecom, conforme o caso.

Serviços Intra-Regionais

Serviços Telefônicos Fixos Comutados na modalidade Longa Distância Nacional, destinados à comunicação entre pontos fixos situados em áreas locais distintas no território nacional, originadas e terminadas dentro de uma mesma Região do Plano Geral de Outorgas (abrange os Serviços Intra-setoriais e os Serviços Inter-setoriais).

Serviços Locais

Serviços Telefônicos Fixos Comutados na modalidade Local. Destinam-se à comunicação entre pontos fixos situados em uma mesma Área Local.

Serviços Via Satélite

Serviço de telecomunicações executado via satélite, para, dentre outras finalidades, ligações com países que não podem ser alcançados por cabo ou oferecer uma alternativa aos cabos e formar redes fechadas de usuários.

SFN

Sigla para Sistema Financeiro Nacional. Conjunto de instituições e instrumentos financeiros que possibilita a transferência de recursos e cria condições para que títulos e valores mobiliários tenham liquidez no mercado financeiro.

SISBACEN

Sigla para Sistema de Operações, Registro e Controle do Banco Central. Instrumento de comunicação computadorizado que interliga o Banco Central com as instituições financeiras.

Sistema Telebrás

Conjunto de empresas de telefonia fixa e celular anteriormente controlada pela Telebrás que foram alienadas no processo de privatização, além do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, que prestavam todos os serviços de telecomunicações atualmente prestados pelas companhias resultantes da Cisão Telebrás e suas operadoras controladas.

Smart Phone

Terminal de telefonia móvel, do padrão GSM, desenvolvido para facilitar a recepção de e-mails, faxes e telas de intranet no visor dos aparelhos. Possui pequeno teclado e software que faz a ligação direta do telefone com serviços ou aplicações específicos.

SMP

Serviço de Telefonia Móvel Pessoal.

SMS

(Short Message Service) Serviço de mensagem de texto que habilita mensagens curtas a serem enviadas ou transmitidas de um telefone celular. Similar ao email, no SMS as mensagens são armazenadas e direcionadas a servidores SMS, o que significa que as mensagens podem ser recuperadas mesmo que o assinante celular não esteja disponível para recebê-las.

SND

Módulo Nacional de Debêntures, administrado e operacionalizado pela CETIP.

Sociedade Anônima

Sociedade que tem o capital dividido em ações. Os direitos e responsabilidades de seus acionistas estão limitados ao valor de emissão das ações subscritas ou adquiridas.

Sociedade Corretora

É a instituição do sistema financeiro que age como intermediária nas transações entre os investidores e a bolsa de valores. Instituição do sistema financeiro que opera no mercado de capitais, com títulos e valores mobiliários, em especial no mercado de ações.

Sociedade Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários

Opera no mercado aberto, de acordo com as normas exigidas pelo Banco Central, intermediando a colocação e a emissão de capital no mercado, através da subscrição isolada ou em consórcio da emissão de títulos e valores mobiliários para revenda.

Spread

Como é designada a diferença entre o preço de compra e o de venda de um título ou de uma moeda. No caso da taxa de juro, a diferença está entre a taxa de empréstimo cobrada pelos bancos dos tomadores de crédito e a taxa de captação paga aos clientes.

SRTT

Serviço de Rede de Telecomunicações de Transporte.

Stakeholders

(Partes interessadas): indivíduos ou entidades que assumam algum tipo de risco, direto ou indireto, em face da sociedade. São elas, além dos acionistas, os empregados, clientes, fornecedores, credores, governos, entre outros.

STF

Supremo Tribunal Federal.

STJ

Superior Tribunal de Justiça.

Subscrição

Aquisição de títulos ou valores mobiliários de emissão de uma sociedade, em dinheiro ou bens para a formação ou aumento do capital.

Superávit Comercial

Situação na qual o valor das exportações supera o valor das importações de um país.

Superávit Primário

Refere-se ao valor que o governo gasta a menos do que arrecada, excluído pagamento de juros da dívida pública.

Switch

Dispositivo de hardware cuja função é a comutação de chamadas e/ou mensagens de variados tipos em uma central telefônica ou rede de computadores.

Switches

Dispositivos que filtram e encaminham pacotes entre segmentos de redes locais, operando na camada de enlace (camada 2) do modelo OSI (Open Systems Interconnection, ou Interconexão de Sistemas Abertos).

Switches Gateway

Dispositivo utilizado para promover a interligação entre redes e equipamentos de fabricantes diferentes.

Switching

Método de comunicação no qual os dados são encaminhados entre os hosts (qualquer máquina ou computador conectado a uma rede).