Pessoas

Pesquisa com Colaboradores

Pesquisa de Monitoramento do Engajamento na Transformação

A Pesquisa de Monitoramento do Engajamento para a Transformação, realizada trimestralmente, tem como objetivo criar um canal direto com os colaboradores, entendendo as percepções sobre o ambiente interno e fatores importantes para os desafios da transformação da companhia. A pesquisa é feita por meio de formulário interno online e seus itens estão organizados em cinco pilares: transparência e comunicação; liderança e protagonismo; ambiente respeitoso e saudável; atitudes para a transformação e mindset ágil.

A partir dos resultados observados na 1ª onda, realizada em março/2021, grupos multidisciplinares planejaram e implementaram iniciativas de melhoria da experiência interna, incluindo:
– Atividades de valorização do cuidado, bem-estar e diversidade (monitoramento dos casos de covid e da experiência no trabalho remoto; atendimento nutricional, postural, físico e psicológico de forma online e gratuita para os colaboradores; palestras sobre equidade e inclusão etc).
– Ações para estimular engajamento e autodesenvolvimento (programa de troca de elogios, valorizando o reconhecimento entre os colaboradores e palestras com convidados externos em prol do autodesenvolvimento).
– Potencialização do foco no cliente, mindset ágil e alinhamento estratégico (conteúdos com direcionamento estratégico e campanhas de comunicação interna para acelerar o foco na experiência do cliente e desenvolver o mindset ágil).
Essas ações contribuíram para o aumento de quase 3 p.p. entre a 1ª e a 2ª onda, realizada em junho/2021.

Censo de Diversidade

O Censo de Diversidade tem como objetivo mapear a demografia de diversidade da companhia para direcionar ações regionalizadas e assertivas, levantando também a percepção dos colaboradores quanto ao reconhecimento da Oi como um ambiente seguro e plural.

Quando comparado ao mercado, os resultados apurados são superiores nos pilares de gênero e raça (Ethos 2016 – 500 maiores empresas).

Outro resultado expressivo é o fato de que 82% dos respondentes percebem a Oi como um ambiente inclusivo.

A partir dos resultados observados no último censo – realizado em março/2021 com a participação de 63% do público Oi, norteamos  ações de sensibilização e responsabilização de um ambiente seguro para todas as pessoas, tais como a estruturação de um calendário de Diversidade, treinamentos sobre vieses inconscientes e capacitação em libras para  colaboradores.

Pesquisa de Percepção do Trabalho Remoto

A pesquisa de Percepção do Trabalho Remoto tem como objetivo criar um canal direto com os colaboradores para entender as percepções sobre o atual modelo de home office de forma que o mesmo possa garantir qualidade de vida, transparência, produtividade e acolhimento. A pesquisa é feita através de formulário interno online em que conseguimos apurar de forma geral as melhorias que vem sendo implementadas.

A partir dos resultados observados na última pesquisa – realizada em maio/2021, desenvolvemos um guia de boas práticas em home office para prover informações úteis e que contribuam com o dia a dia sobre: vida saudável, organização prática, pausas inteligentes, reuniões produtivas e comunicação transparente.

Com adesão de 68% dos colaboradores ativos a pesquisa nos gerou a percepção geral que:

89% ganharam ou mantiveram a qualidade de vida no home office.

90% têm a intenção de manter 3 dias ou mais de home office.

91% têm interesse em realizar o home office após a quarentena.

Programas, Treinamentos e Capacitação

Programa VIDA.COM

Início em dezembro/2020

O Vida.Com, programa de qualidade de vida da Oi, veio ajudar os colaboradores a cuidar da saúde física, mental e social, a partir de ações integradas 100% online e gratuitas. E agora, com mais um pilar: o de segurança.

Dentro de cada um deles, os colaboradores podem participar de atendimentos individuais com profissionais de saúde e também participar de atividades coletivas com outros colaboradores.

PILAR FÍSICO

  • Nutricional

Na área Nutricional, o colaborador pode se inscrever para atendimento com nutricionista e realizar um acompanhamento totalmente individualizado. Pode também se inscrever para grupos de atendimento nutricional.

  • Postural

Na área Postural, o colaborador pode se inscrever para atendimento com fisioterapeuta e realizar acompanhamento individualizado. Também pode participar das aulas ao vivo de orientação postural.

  • Física

Na área Física, o colaborador pode se inscrever para atendimento com profissional de educação física para realizar um acompanhamento individualizado. E também participar das aulas ao vivo.

PILAR MENTAL

No pilar Mental o colaborador pode se inscrever para participar do Programa de Atenção Plena, onde terá acesso a ferramentas para praticar mindfulness com profissional especializado e outros colaboradores. E também pode se inscrever para atendimento individual com psicólogo.

PILAR SOCIAL

No pilar social o colaborador pode se inscrever para o atendimento individual com assistente social e também pode participar de algumas iniciativas coletivas como:

Rodas de Conversa: grupos de apoio sobre temas de interesse em comum dos participantes, com aconselhamento de especialista convidado.

Grupos de Apoio: encontros que acontecem de forma contínua, quinzenalmente, e que buscam criar um vínculo com os participantes.

Além dessas ações, a Oi já oferece aos seus colaboradores diversos benefícios, facilidades e assistências para contribuir com o cuidado do corpo, da mente e das relações sociais. Como resultados, obtivemos:

  • Inscrições:3.192 (1.460 inscrições ações coletivas + 1.732 inscrições nas ações individuais);
  • Consultas Individuais realizadas (nas 05 áreas):2.755 consultas;
  • Ações coletivas realizadas semanalmente: 07 (02 grupos nutricionais, 01 ação social coletiva, 02 aulas de atividade física com profissional de educação física, 01 aula de alongamento e fortalecimento com fisioterapeuta, 01 grupo de Mindfulness;
  • Participantes em demais atividades: 10,95% dos colaboradores elegíveis estão participando de 01 ou mais das novas ações do vida.com;
  • NPS – Probabilidade de indicar as ações a algum colega: 99,2% – Excelência;
  • Nota média dada ao Programa Vida.com pelos participantes: 9,74;
  • Aderência aos atendimentos individuais: 94%;
  • Profissionais indiretos: 01 coordenadora técnica, 03 nutricionistas, 02 fisioterapeutas, 04 psicólogos, 02 profissionais de educação física e 01 assistente social.
Programa 6 SIGMA

Com o seu pioneirismo, a Oi desenvolveu um modelo híbrido que une as metodologias 6 Sigma e Ágil, com o objetivo de contribuir para o alcance dos resultados de uma forma mais assertiva. Desde 2011 o programa já conquistou mais de R$ 1 bilhão de retorno para a Oi e possui hoje mais de 2.800 belts certificados.

Programa De Educação Corporativa (Universidade Oi Educa)

Com diferentes metodologias, formatos e ferramentas, a Oi evoluiu em 2021 sua plataforma interna de treinamentos e lançou a Universidade Oi Educa, oferecendo a todos os seus colaboradores uma melhor experiência de autodesenvolvimento. A iniciativa está em linha com a estratégia de ESG da companhia, que tem como um dos objetivos a Educação Corporativa de sua força de trabalho. Dividida por categorias de cursos e núcleos de desenvolvimento, a plataforma permite ao colaborador optar por capacitação que esteja adequada ao seu momento e trajetória profissional dentro da companhia, de acordo com sua agenda e áreas de interesse para desenvolvimento.

Nos núcleos Tecnológico, de Negócios e Desenvolvimento Oi, a plataforma dispõe de cerca de 483 cursos voltados para TI, Telecom, Inovação, Negócios, Competências Comportamentais, Ferramentas de Trabalho, Diversidade e Institucional, entre outros.

Os conteúdos estão divididos em 4 núcleos específicos:

Desenvolvimento Oi: Trilhas de desenvolvimento para toda organização, voltada para as habilidades comportamentais e institucionais, além de conteúdo das principais ferramentas utilizadas pelos colaboradores no dia a dia.

Tecnológico: Conteúdos técnicos voltados para a área operacional da companhia. O objetivo desse núcleo é manter o time atualizado sobre as novas tendências que impactam o nosso negócio.

Negócios: Conteúdos técnicos e de negócios voltados para Oi Soluções. O objetivo é manter o time atualizado sobre as nossas soluções, processos e sistemas para que possam aprimorar suas estratégias de vendas corporativas.

Liderança: Diferentes conteúdos que apoiam as necessidades específicas da liderança da Oi.

Como resultado, obtivemos:

De janeiro a junho de 2021:

  • 84 mil participações
  • 212 mil participações do Varejo | Empresarial + Oi Soluções
  • 1.750 participações – Capacitação ALURA (maior plataforma brasileira de cursos de tecnologia dividida em seis macro temas: Inovação e Gestão, Data Science, Marketing Digital, Design UX, Devops, Front-end, Programação e Mobile. São mais de 1500 cursos disponíveis em que a companhia utiliza para disponibilizar aos seus colaboradores).

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA (TERCEIROS)

A Oi capacita em torno de 13,5 mil terceiros diretos, da força de Vendas Varejo e Empresarial com conteúdo sobre produtos, sistemas e técnicas de vendas e outros 70 mil indiretos de empresas parceiras como Tahto e Serede.

Núcleo da Liderança

Espaço exclusivo para a liderança, de desenvolvimento e informações estratégicas, com conteúdo e ferramentas para apoiá-los na gestão do dia a dia na jornada da transformação.

Desenvolvimento:

Oportunidade para treinar a liderança executiva da companhia frente aos desafios do negócio e também para gestão de pessoas.

  • Workshop de Agilidade e Management 3.0 (Rodrigo Giaffredo): seis turmas, sendo duas de diretores e quatro de gerentes, com um total de 267 líderes participantes até o momento.
  • Workshop Engajamento e Retenção de Pessoas (Fundação Dom Cabra)l: com quatro temas disponíveis: “Liderar em ambientes complexos e em transformação”, “Bem-estar e segurança psicológica: a base das equipes de alta performance”, “Os motivos que movem: alinhando os objetivos individuais com os organizacionais” e “Uma nova lógica: de uma liderança heroica para uma liderança distribuída”. 8 turmas previstas com 40 líderes em cada.
  • Mentoria Externa (Top2You): nossos líderes podem fazer mentoria externa de até duas vezes por mês. Mais de 300 executivos já participaram e tivemos 589 mentorias realizadas até o momento.
  • Workshop de Feedback e de Comunicação Empática (Reúna): composto por seis turmas com 20 líderes em cada (a ser iniciado).
Momento Conhecimento

Programa que, por meio de palestras mensais de uma hora de duração e realizadas por webstreaming, tem como objetivo inspirar e provocar insights e reflexões nos colaboradores, visando ao autodesenvolvimento e à aprendizagem contínua.

Ao todo já tivemos 20 edições do programa e a participação de quase 8 mil colaboradores, em palestras de diversos temas como inovação, tecnologia, habilidades humanas e tendências, além de uma edição especial para a liderança.

Encontros Pela Diversidade – Programa De Diversidade

O programa é realizado por meio de palestras que abordam temas como gênero, cor/etnia, orientação afeto sexual, deficiências e suas intersecções. E tem como objetivo, ampliar olhares, promover diálogos entre colaboradores e gestores, reflexões e conscientização, além de um ambiente de trabalho cada vez mais seguro e respeitoso. Em 2021, seguindo o calendário de Diversidade, tivemos o Oi por Elas, em março, e o Oi por Todes, em junho.

Percepções constatadas por meio de pesquisa após eventos:

82% deram nota máxima ao conteúdo abordado;

88% consideram o nível de engajamento da Oi alto com o tema de Diversidade e Inclusão.

Treinamento De Viéses Inconscientes – Programa De Diversidade

Capacitação obrigatória para toda companhia na Universidade Oi Educa, no formato digital, tem como objetivo ampliar o olhar das pessoas e desconstruir vieses inconscientes – definidos como tendências ou preconceitos de um indivíduo a favor ou contra uma situação, fato pessoa ou um grupo, tendo em vista seus julgamentos, pensamentos e ideias relacionados a experiências anteriores. Mais de 280 colaboradores já realizaram o treinamento com carga horária de uma hora e meia. Para colaboradores recém contratados, a participação é obrigatória.

Atração De Talentos De Diversidade – Programa De Diversidade

Ação de patrocínio de programas de inclusão de públicos específicos, com o objetivo de aumentar a representatividade na força de trabalho, gerando oportunidade de desenvolvimento técnico, econômico e social paraminorias. Como exemplo, a feira “Inclui PCD” e o AfroDev, programa de formação de jovens negros como desenvolvedores de tecnologia. No Programa de Estágio 2021 para ampliar a diversidade dos inscritos não há limite de idade nem exigência de experiência prévia ou de idiomas.

Treinamento De Libras – Programa De Diversidade

Capacitação disponível para toda companhia na  Universidade Oi Educa. Tem como objetivo qualificar colaboradores em conhecimento do uso da linguagem em libras, resultando em um ambiente corporativo e social mais inclusivo. Foram capacitados 1.296 colaboradores terceiros da força de vendas do Varejo.

Programa Regras de Ouro

Programa para garantir a proteção de todas as pessoas envolvidas em atividades da Oi, com regras fundamentais para a segurança, cobrindosituações de maior risco e reforçando a prevenção de acidentes graves. Como são proteções à vida, elas são invioláveis, inquestionáveis e inegociáveis e devem ser conhecidas por todos.

Desde o início do programa já tivemos um total de 12.708 horas de treinamento.

Semana Interna De Prevenção De Acidentes De Trabalho (Sipat)

Promovida anualmente pela área de Saúde, Segurança e Serviço Social, com o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. As ações possuem programações online de palestras e conteúdos com o objetivo de conscientizar as equipes sobre a importância de um olhar voltado para a prevenção, estimulando a percepção dos riscos presentes em nosso dia a dia.

A SIPAT 2020 foi realizada em novembro, abordando temas sobre Gestão de Acidentes, Programa Vida.Com e Temas Relevantes para Operações, e totalizando sete horas de palestras.

Brigada De Incêndio Voluntária

A Brigada de Incêndio é formada por um grupo de colaboradores voluntários e capacitados para atuar, adequadamente, em situações emergenciais, como desocupação de ambientes, primeiros socorros básicos e combate a princípios de incêndio.

O quadro atual da Brigada de Incêndio da Oi conta com total de 1.011 brigadistas voluntários que realizaram treinamento presencial com carga horaria de 8h, contabilizando 8.088 horas de treinamento.  Além disso, a Oi possui treinamentos disponíveis na modalidade e-learning que é a Trilha de Brigada de Incêndio Voluntária. Faz parte da Trilha “Noções de Combate a Incêndio”, “Noções de Primeiros Socorros” e “Plano de Atendimento a Emergências Prediais”.

No período que compreende os anos de 2020 e 2021, foram contabilizadas 459 horas de treinamento, em Noções básicas de primeiros socorros e Noções de prevenção e combate a incêndio.

Treinamentos De Segurança Do Trabalho

Estão disponíveis na Universidade Oi Educa treinamentos relativos à Segurança no Trabalho, como Noções Básicas de Segurança no Trabalho, Noções de Prevenção e Combate a Incêndio, Direção Preventiva e Consciente, Boas Práticas em Trabalho em Altura, Boas Práticas em Trabalhos em Eletricidade, Gerenciamento de Risco, O uso adequado do EPI, entre outros.

Além disso, a Segurança do Trabalho promove treinamentos presenciais, de acordo com as áreas técnicas, como trabalhos em torres de Telecom, trabalhos a quente, energia elétrica e inflamáveis, entre outros.

No período que compreende os anos de 2020 e 2021, foram aplicadas 108.672 horas de treinamentos relativos a Segurança no Trabalho.

Monitoramento De Saúde

A partir de uma plataforma online, o time de combate ao COVID-19 vem monitorando sistematicamente o estado de saúde dos colaboradores. A ferramenta fornece orientações sobre a conduta em caso de suspeita da doença, garantindo assistência de especialistas, se necessário. As respostas ao questionário geram informações que vêm auxiliando a Oi a traçar ações de prevenção e combate à doença. Como resultado, obtivemos mais de 330 mil respostas via aplicativo.

A partir dos resultados, algumas ações foram mapeadas e implementadas:

– Acompanhamento do estado de saúde dos casos positivos, suspeitos e preventivos. Os dados são utilizados para alimentar BI da área com informações que suportam a tomada de decisão das frentes de Cuidado em Saúde;

– Identificação de alterações, como sequelas pós Covid-19, onde os casos são encaminhados a especialistas e a ações específicas do programa Vida.Com.

– Avaliação, com base no monitoramento, de readaptação laboral para os casos de colaboradores que estejam em trabalho presencial, realizando recomendação para trabalho remoto.

– Acompanhamento de todos os casos de internação, bem como avaliação e autorização de excepcionalidades no plano de saúde para recuperação pós internação por Covid-19.

Premiações e Reconhecimentos de Boas Práticas

Acreditação 6 SIGMA

Junho 2021

A Oi foi a primeira e a única empresa do Brasil a receber o selo de acreditação internacional pelo seu Programa 6 Sigma. Essa acreditação vem com a chancela do CSSC – Council for Six Sigma Certification, entidade com sede nos EUA, provedora de acreditação six sigma de maior credibilidade no mundo, presente em mais de 165 países.

Com o seu pioneirismo, a Oi desenvolveu um modelo híbrido que une as metodologias 6 Sigma e Ágil, com o objetivo de contribuir para o alcance dos resultados de uma forma mais assertiva. Desde 2011 o programa já conquistou mais de R$ 1 bilhão de retorno para a Oi e possui hoje mais de 2.800 belts certificados.

Prêmio Ética nos Negócios, na Categoria “Ética e Compliance”, com o Case “Comprometimento no Combate à Covid-19”

Dezembro 2020

A pandemia do novo coronavírus trouxe cenários desafiadores. Com  processo de gestão de continuidade do negócio estruturado e implantado, baseado principalmente na mentalidade de riscos, a Oi mostrou-se preparada para acompanhar a evolução da pandemia através de ações bem definidas, business intelligence, contingência adequada e atendimento de saúde humanizado, preservando seus negócios e principalmente sua gente.

Selo Women on Board (WOB)

Julho 2021

Com as ações  e o compromisso de evoluirmos  na  agenda de Diversidade e Inclusão, conquistamos mais um marco importante: recebemos o certificado WOB – Women on Board, iniciativa independente realizada com o apoio da ONU Mulheres Brasil e que visa reconhecer a existência de ambientes corporativos mais diversos, que valorizam a presença de mulheres em conselhos de administração ou consultivos. Esse reconhecimento reforça o movimento da Oi em promover a equidade de gênero na companhia, trazendo visões estratégicas alternativas.

Prêmio Proteção Brasil 2020

Setembro 2020

A Oi foi contemplada em quatro das 14 categorias temáticas com o Prêmio Ouro nos cases “Inteligência Artificial e SST 4.0 na Indústria de Telecomunicações”, “Oi Educa” e “Sem Deslizes – Garras de Meio de Vão na Indústria de Telecom” e o Prêmio Prata com o case “Protege Você, Protege a Oi!”.

Além dos quatro projetos selecionados por seu conceito disruptivo e contribuição para um ambiente seguro e saudável, a companhia conquistou o 1º lugar na categoria regional da Região Sudeste e na categoria nacional com a trilha de Segurança do Trabalho no Oi Educa, plataforma na intranet de cursos de capacitação para nossos colaboradores.

Prêmio SENACON

Março 2021

Reconhecimento da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que premiou a Oi pelo seu compromisso em incentivar a capacitação dos colaboradores e contribuir para a implementação de ações voltadas para a melhoria dos processos de atendimento ao consumidor que estão disponíveis na plataforma Consumidor.gov.br.

Certificado De Qualidade Do Instituto Dos Auditores Internos Do Brasil

Agosto 2019 – Certificado com validade até 2024

O time de Auditoria Interna da Oi conta com o Certificado de Qualidade do Instituto dos Auditores Internos do Brasil. Esse reconhecimento atesta que a Auditoria Interna da Oi trabalha de acordo com os padrões internacionais, agrega valor à companhia, contribui para o alcance dos objetivos, além de conferir ganhos de qualidade para a melhoria do ambiente de controles internos. No Brasil, somente 19 empresas conquistaram essa certificação. Como a certificação tem validade de cinco anos, no segundo semestre de 2020, passamos por uma nova avaliação. Esse novo reconhecimento possui validade até 2024.

Prêmio Valor Inovação Brasil 2020

Outubro 2020

A Oi está entre as 100 empresas mais inovadoras de 23 setores econômicos do Brasil, segundo anuário Valor Inovação Brasil. A metodologia usada para a classificação mede o investimento constante em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Em 2020, o anuário destacou também como as empresas enfrentaram a pandemia em relação ao impacto nos investimentos previstos e na busca por novas soluções para enfrentar o difícil contexto adverso.

Selo De Qualidade Do Procon Carioca

Fevereiro 2020

A Oi recebeu o selo de qualidade do Procon do Rio de Janeiro pelo trabalho desempenhado com excelência no atendimento aos consumidores.

Os critérios para o recebimento do selo são baseados na redução de reclamações e melhores índices nas soluções dos problemas dos clientes, além do tempo de resposta das solicitações dos consumidores registradas na plataforma consumidor.gov.br e no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC)

Premiação Realizada Pelo Grupo De Líderes Empresariais Do Rio De Janeiro

Dezembro 2020

A Oi foi indicada e reconhecida pelo Grupo de Líderes Empresariais do Rio de Janeiro (LIDE)* pelo excelente trabalho que vem fazendo na expansão de fibra ótica no estado fluminense e no Brasil.

O prêmio destacou o quanto o serviço de conexão foi fundamental para a sociedade durante esse período de pandemia, onde grande parte dos brasileiros precisaram ficar em casa trabalhando, estudando e necessitaram de uma internet de qualidade que atendesse suas novas demandas.

“O diretor de Clientes da Oi, Bernardo Winik, recebe o certificado das mãos de representantes do LIDE”

Prêmio Partner Of The Year Brasil

Julho 2020

A Oi recebeu o prêmio Partner of The Year Brasil na categoria Managed Services, no evento mundial Cisco Partner Summit 2019, pelo resultado nas vendas de soluções digitais da Oi Soluções.

Latam Partner Of The Year Award

Março 2020

A Oi Soluções venceu a edição 2020 do LATAM Partner of the Year Award da multinacional norte-americana Fortinet. O prêmio reconhece o segmento corporativo da Oi como um parceiro estratégico na América Latina no mercado de soluções de segurança cibernética, SDWAN e WiFi. A premiação leva em conta o sólido crescimento, os resultados comerciais e a excelência no relacionamento com os clientes.

Contatos Sugestões E Dúvidas

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