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Conselho de Administração

Conselho de Administração

Efetivo Data de Posse Prazo do Mandato
Eleazar de Carvalho Filho – Presidente 30/04/2021 AGO (Assembléia Geral Ordinária) 2023
Marcos Grodetzky – Vice-Presidente 30/04/2021 AGO (Assembléia Geral Ordinária) 2023
Claudia Quintella Woods 30/04/2021 AGO (Assembléia Geral Ordinária) 2023
Henrique Luz 30/04/2021 AGO (Assembléia Geral Ordinária) 2023
Raphael Manhães 30/04/2021 AGO (Assembléia Geral Ordinária) 2023
Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana 30/04/2021 AGO (Assembléia Geral Ordinária) 2023
Paulino do Rego Barros Jr 30/04/2021 AGO (Assembléia Geral Ordinária) 2023
Roger Solé Rafols 30/04/2021 AGO (Assembléia Geral Ordinária) 2023
Armando Lins Netto 30/04/2021 AGO (Assembléia Geral Ordinária) 2023
Luís Maria Viana Palha da Silva 30/04/2021 AGO (Assembléia Geral Ordinária) 2023
Mateus Affonso Bandeira 30/04/2021 AGO (Assembléia Geral Ordinária) 2023

Eleazar de Carvalho Filho

Nascido em 26/07/1957, é sócio fundador da Virtus BR Partners – empresa independente de consultoria financeira – e da Sinfonia Capital. Antes de fundar a Virtus BR Partners, Eleazar foi sócio e CEO do Unibanco Banco de Investimento, Presidente do BNDES, e CEO do UBS Brasil. Anteriormente, Eleazar foi o responsável pela divisão de finanças corporativas do Banco Garantia no escritório do Rio de Janeiro, diretor e tesoureiro da Alcoa Alumínio, e diretor da área internacional do Crefisul (Citigroup). Eleazar possui extensa experiência como conselheiro de grandes empresas listadas no Brasil e no exterior, e foi membro dos conselhos de administração da Brookfield Renewable Partners L.P, Tele Norte Leste Participações, Petrobras, Companhia Vale do Rio Doce, Eletrobrás, Alpargatas, dentre outras, e também foi Chairman da BHP Billiton Brasil. Atualmente, Eleazar é conselheiro da Brookfield Renewable Corporation, TechnipFMC plc e da Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar/Cnova N.V.). É também o presidente do conselho curador da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira. Eleazar é graduado em Economia pela New York University, com Mestrado em Relações Internacionais pela The Johns Hopkins University

Claudia Quintella Woods

Nascida em 26/08/1975, possui experiência em planejamento estratégico, marketing e vendas e comprovada expertise em start-ups digitais e multinacionais, a Sra. Claudia Woods é bacharel em Artes pela Bowdoin College, com dupla especialização em Ciências Ambientais e Espanhol e com foco secundário em Economia. É mestre em Administração de Negócios pelo Instituto COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui, ainda, curso de especialização sobre Empreendimentos na América Latina (Building Ventures in Latin America) pela Harvard Business School. É Diretora Geral da Uber Brasil desde fevereiro de 2019, tendo atuado também como Diretora de Varejo do Banco Original e como Superintendente Executiva de Canais Digitais (Corporativo e Varejo) do referido banco. Antes disso, ocupou as posições de Diretora Presidente da Webmotors.com, Diretora de Marketing e Produtos Digitais da Walmart.com, Diretora Presidente da Netmovies, Diretora de Marketing e Inteligência para a América Latina da Clickon, Diretora Geral da Predicta, Gerente de Produtos Sênior da L’Oréal Brazil, Gerente de Marketing de Relacionamento da Ibest Company e Consultora Sênior da Kaiser.

Henrique Luz

Nascido em 08/06/1955, atua como membro dos Conselhos de Administração da Burger King do Brasil, do Grupo Maringá (composto por empresas fechadas, dos ramos siderúrgico e sucroenergético), da Oi S.A. e do IRB RE. Presidente do Conselho de Administração do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Foi sócio e membro do comitê executivo de liderança da empresa PwC – PricewaterhouseCoopers em uma carreira de 43 anos até 2018. Graduado em Ciência Contábeis em 1978 pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro (Conjunto Universitário Candido Mendes), atendeu diversos cursos e programas executivos em Harvard, Darden, London (Ontario) Business School, Universidad de Buenos Aires e Singularity University. Atua, também, como Vice Presidente do Conselho do Museu de Arte Moderna de São Paulo. É membro dos conselhos da Fundação Dorina Nowill para Cegos, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e do MAM Rio. Acadêmico, titular da Cadeira 59 da Academia Brasileira de Ciências Contábeis. Nos últimos cinco anos, não possui qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.

Raphael Manhães

O Sr. Raphael Manhães é advogado, sócio do escritório Faoro Advogados desde 2010. É membro titular do Conselho de Administração da Oi S.A. (desde 2021) e dos Conselhos Fiscais da Vale S.A. (desde 2015), da Smiles Fidelidade S/A (desde 2021) e da Companhia Paranaense de Energia – Copel (desde 2021). Nos últimos cinco anos, foi membro dos Conselhos de Administração da Light S.A. (2018 a 2019) e da Eternit S.A. (de 2015 a 2020), e dos Conselhos Fiscais da Oi (2019 a 2021), da Light S.A (2014 a 2018) e da Fibria Celulose S.A. (de 2016 a 2017). Na Light S.A. e na Eternit S.A. participou de diversos Comitês de Assessoramento ao Conselho de Administração, durante o seu mandato como membro do Conselho de Administração, incluindo o Comitês de Auditoria de ambos.

Marcos Grodetzky

Nascido em 24/11/1956, atua como Vice-Presidente do Conselho de Administração da Oi S.A. desde setembro de 2018 e membro do referido Conselho desde janeiro de 2018. Anteriormente atuou como membro suplente do Conselho de Administração da Oi S.A. de setembro de 2015 até julho de 2016 e como membro efetivo de julho de 2016 até setembro de 2016. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da Burger King Brasil e membro independente dos Conselhos de Administração da Constellation Oil Services S/A e Cellera Farmacêutica S/A. É sócio fundador da Mediator Assessoria Empresarial Ltda., empresa que desde 2011 atua com mediação entre empresas e acionistas, além de oferecer serviços de consultoria estratégica e financeira. Até outubro de 2013, o Sr. Marcos Grodetzky foi Presidente Executivo da empresa DGB S.A., holding de logística pertencente ao Grupo Abril S/A e controladora de 6 empresas, dentre elas a Dinap, Treelog e Total Express. Entre os anos de 2002 e 2011, foi vice-presidente de finanças e relações com investidores da Telemar/Oi, Aracruz Celulose/Fibria e Cielo S.A. Atuou por 25 anos nas áreas de Corporate, Banco de Investimentos e Internacional dos Bancos Citibank, Nacional, Unibanco, Safra e HSBC. Graduou-se em Economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1978 e participou do Senior Management Program da INSEAD /FDC em 1993.

Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana

Nascida em 23/06/1959, atua como membro do conselho de administração e presidente do comitê de auditoria da XP Inc., empresa de serviços financeiros listada na Nasdaq, e como membro do conselho de administração do Grupo BIG S.A., holding do setor varejista. Foi trustee da International Financial Reporting Standards Foundation, entre janeiro de 2014 e dezembro de 2019. Foi membro do conselho de administração de Bolsas y Mercados Españoles – BME, gestora dos mercados de valores espanhóis, entre abril de 2016 e julho de 2020; membro do comitê de auditoria da Itau Unibanco Holding S.A., empresa de serviços financeiros, entre junho de 2014 e julho de 2020; membro do conselho de administração da Companhia Brasileira de Distribuição, empresa de varejo, entre fevereiro de 2013 e junho de 2017; membro do conselho de administração da Totvs S.A., empresa de tecnologia da informação, entre abril de 2013 e março de 2017; membro do conselho de administração da CPFL Energia S.A., empresa do setor de energia, entre abril de 2013 e abril de 2015. Foi presidente, entre julho de 2007 e julho de 2012 e diretora, entre julho de 2006 e julho de 2007, da Comissão de Valores Mobiliários. Foi presidente do comitê executivo da IOSCO – International Organization of Securities Commissions entre 2011 e 2012. Representou a CVM no Financial Stability Board – FSB entre 2009 e 2012. Trabalhou na B3 entre julho de 1994 e maio de 2006, tendo sido desde 2000 responsável pela supervisão das companhias listadas, pela atração de novas companhias e pela implementação do Novo Mercado. Foi vice-presidente do IBGC entre 2004 e 2006. É formada em Economia pela Universidade de São Paulo.

Paulino do Rego Barros Jr

Nascido em 04/06/1956, é membro do Conselho de Administração da Oi S.A. desde Setembro de 2018. Atuou entre setembro de 2017 a abril de 2018 como CEO interino da Equifax, Inc. Com sede em Atlanta, a Equifax é líder global em soluções de tecnologia e informações, operando em 24 países e empregando, aproximadamente, 10.000 funcionários em todo o mundo. Anteriormente, Paulino liderou os negócios da empresa na região Ásia-Pacífico (de julho a setembro de 2017) e, no período de novembro de 2015 a junho de 2017, liderou os negócios da U.S. Information Solutions (USIS) da empresa, maior unidade de negócios da Equifax. De abril de 2010 a outubro de 2015, liderou a unidade de negócios internacionais da Equifax com responsabilidade pela América Latina, Europa, Ásia-Pacífico e Canadá. Antes de ingressar na Equifax, fundou, em novembro de 2008, a PB & C – Global Investments (LLC), uma empresa internacional de consultoria e investimento, a qual preside desde sua criação. No período de janeiro de 2007 até novembro de 2008 foi Presidente de Operações Globais da AT & T. Ocupou diversos cargos executivos na BellSouth Corporation de dezembro de 2000 a janeiro de 2007, antes da BellSouth ser adquirida pela AT & T, em janeiro de 2007, incluindo Diretor Corporativo de Produto, Presidente da BellSouth Latin America, Vice Presidente Corporativo regional da América Latina, além de Diretor de Planejamento e Operações da BellSouth International. De fevereiro de 1996 até dezembro de 2000 trabalhou na Motorola, Inc., tendo ocupado o cargo de Vice-Presidente Corporativo e Diretor Geral – Latin America Group e o cargo de Vice Presidente Corporativo e Diretor Geral de Operações de Mercado – Américas, para a unidade de negócios de telefonia móvel. Também ocupou vários cargos na The NutraSweet Company, bem como na Monsanto Company nos EUA e na América Latina. Entre 2012 e 2015 também atuou no Conselho Consultivo da Cingular Wireless, Converged Services Group, Alianza – BellSouth Corporation Latino Association – Presidente, NII Holdings (NASDAQ: NIHD) – Conselheiro e membro do Comitê de Risco, e atualmente faz parte do recém criado McKinsey & Company, Inc. – Crisis Response Advisory Board. No período de 2006 a 2010 atuou no Comitê de Auditoria e Finanças da Westminster Schools e da Cruz Vermelha (Red Cross), capítulo Georgia-US entre 2005 e 2008, ambos sem fins lucrativos. É formado em engenharia mecânica e elétrica pela Escola de Engenharia Industrial e pela Faculdade de Engenharia de São José dos Campos, em São Paulo, e possui mestrado em administração de empresas (MBA) pela Washington University in St. Louis.

Roger Solé Rafols

Nascido em 10/04/1974, com 23 anos de experiência em telecomunicações, nas áreas de marketing, desenvolvimento de produtos, inovação, estratégia e gestão de P&L. O Sr. Roger é desde Abril de 2020 Vice-Presidente de Marketing (CMO) da WeWork. Antes, serviu como CMO da Sprint Corporation de 2015 a 2020, a onde teve papel fundamental no turnaround da empresa e processo de fusão com a T-Mobile. Antes disso, exerceu os cargos de Vice-Presidente de Marketing (CMO) (2009-2015) e Diretor de Marketing Consumer (2009-2011) na Tim Brasil. Anteriormente foi o Diretor de Marketing (2006 a 2008) e Diretor de Produtos e Serviços de Valor Agregado (2001 a 2006) na Vivo, tendo atuado também na DiamondCluster, atual Oliver Wyman (1996 a 2001). Possui diploma em Business Bachelor and Master in Business Administration pela ESADE – Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas, Barcelona, e pós-graduação em Gestão de Empresas Audiovisuais pela UPF – Universitat Pompeu Fabra, Instituto Desarrollo Continuo (IDEC), Barcelona. Também cursou programa de intercâmbio de MBA na UCLA – University of California, Los Angeles; Advanced Management Program (Programa de Desenvolvimento da Alta Direção) na IESE Business School, Universidad de Navarra, São Paulo-Barcelona; e programa de educação executiva em Finanças e Estratégia para Criação de Valor na Wharton, University of Pennsylvania, Philadelphia.

Armando Lins Netto

Nascido em 15/12/1968, formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (UFPA – 1990), o Sr. Armando Netto é mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP – 1993) e doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade da Califórnia em Berkeley (UCB – 1999). Diretor Presidente dos diversos negócios da fintech americana Fleetcor no Brasil desde junho de 2014, incluindo a empresa de pagamento automático Sem Parar e outras empresas de meio de pagamento especialista. Entre 2006 e 2014, o Sr. Armando Netto atuou na TIVIT, empresa brasileira multinacional de serviços digitais, e foi responsável pelos negócios e serviços de tecnologia de dezembro de 2010 até maio de 2014. Antes disso, foi Diretor da Unisys para serviços no setor bancário de 2004 até 2006, e consultor da McKinsey & Company nos escritórios de São Paulo e Londres de 1999 até 2004.

Luís Maria Viana Palha da Silva

Nascido em 18/02/1956, Luís Maria Viana Palha da Silva, atualmente, é Presidente do Conselho de Administração e Administrador Delegado da Pharol, SGPS, S.A. É membro não-executivo do Conselho de Administração da Oi desde 17 de Janeiro de 2021, tendo já ocupado o mesmo cargo entre Setembro de 2015 e Março de 2018. É Presidente da Mesa da Assembleia Geral e membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP, SA. Foi membro não-executivo do Conselho de Administração da Kasmunaygas entre 2019 e 2020. Foi Vice Presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da GALP Energia, SGPS, SA de 2012 a 2015. Foi Vogal não-executivo do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria da NYSE Euronext, de 2012 a 2013. Atuou na Jerónimo Martins, SGPS, SA como CFO, de 2001 a 2004, e como CEO de 2004 a 2010. Atuou ainda como CFO da CIMPOR – Cimentos de Portugal, de 1995 a 2001, e como Secretário de Estado do Comércio do Governo de Portugal, de 1992 a 1995, tendo sido responsável pelas relações econômicas externas – Comércio e Investimento – e pela supervisão do comércio Interno, segurança alimentar e defesa da concorrência. Anteriormente atuou como CFO da COVINA, Companhia Videira Nacional, de 1987 a 1991. É formado em Economia pelo Instituto Superior de Economia, 1978, e em Gestão de Empresas, pela Universidade Católica Portuguesa, 1981. Possui especialização em Administração (Advanced management Program) pela University of Pennsylvania – Wharton School of Economics, 2005.

Mateus Affonso Bandeira

Graduado em Informática pela Universidade Católica de Pelotas, com especialização em Finanças Corporativas e Gestão pela FGV e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui MBA pela Wharton School, University of Pennsylvania e especialização para presidentes de empresa (OPM) da Harvard Business School. É membro do Conselho de Administração da BR Distribuidora desde 2019. Entre 2011 e 2017, foi Sócio-Presidente e CEO da FALCONI – Consultores de Resultado. Foi membro dos Conselhos de Administração do Banco Pan (2011 a 2018), da PDG Realty (2012 a 2016), da Terra Santa Agro (2016 a 2018) e do Hospital Moinhos de Vento (desde 2017). Foi membro Conselho Deliberativo da Fundação Estudar entre 2012 e 2017. Além disso, foi Presidente do Banrisul e Diretor de RI (2010 a 2011) e membro do CdA (2008 a 2011), Diretor/Subsecretário do Tesouro do RS (2007 a 2008), Secretário de Planejamento e Gestão do RS (2008 a 2010). Atuou também no Senado Federal (2006), no Ministério da Fazenda (2004 a 2006) e na Secretaria da Fazenda do RS (1993 a 1999).

Conselho Fiscal

Conselho Fiscal

Efetivo Suplente
Pedro Wagner Pereira Coelho 30/04/2021 Patricia Valente Stierli 30/04/2021 Mandato até a AGO de 2022
Alvaro Bandeira 30/04/2021 William da Cruz Leal 30/04/2021
Daniela Maluf Pfeiffer 30/04/2021 Maria Salete Garcia Pinheiro 30/04/2021
Cristiane do Amaral Mendonça 30/04/2021 Marco Antônio de Almeida Lima 30/04/2021

Pedro Wagner Pereira Coelho

O Sr. Pedro é Presidente do Conselho Fiscal da OI desde abril de 2019, membro do Conselho Fiscal da BR Properties desde abril de 2020 e membro do Conselho Fiscal da Estácio Participações S/A desde abril de 2012. Atuou na área de auditoria externa da Empresa PriceWaterhouseCoopers Auditores Independentes, de outubro de 1978 até abril de 1981 e na controladoria do Banco de Investimentos Garantia S/A de maio de 1982 até julho de 1997. Também foi presidente do Conselho Fiscal da Magnesita Refratários S/A de abril de 2008 até março de 2019, membro do Conselho Fiscal da Parnaíba Gás Natural S/A de outubro de 2015 até março de 2017 e do conselho fiscal das Lojas Americanas S.A (comércio e varejo), Tele Norte Leste Participações S.A (telecomunicação), Telemar Participações S.A (telecomunicações), TAM S.A (transportes), e Enersul – Energética do Matogrosso do Sul (energia). Nos últimos 5 anos, atuou como sócio da Confisplan – Consultoria, Planejamento e Assessoria Empresarial Ltda. (empresa no ramo de atividade de Consultoria Fiscal e Contábil, Planejamento e Assessoria Empresarial, Empreendimentos e Participações). É formado em Administração de Empresas pela Sociedade Universitária Augusto Motta – SUAM, em 1978 e em Ciências Contábeis pela Faculdade – SOMLEI, em 1980.

Patricia Valente Stierli

Patricia Valente Stierli é Presidente do Conselho Fiscal das Centrais Elétricas Brasileiras S.A. desde 2019, membro do Conselho Fiscal da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio Libanês desde 2018 e membro do Conselho de Administração do Centro de Integração Empresa Escola (“CIEE”) desde 2020. Foi membro suplente do Conselho Fiscal do CIEE (Mandato de 2018 a 2020), membro do Conselho de Administração da PPE Fios Esmaltados S.A. (Mandato de 2018 a 2019) e membro do Conselho de Administração da Pettenati S.A – Indústria Textil (Mandato de 2015). Foi especialista Financeira no Conselho Fiscal da Eletrobras-Centrais Elétricas S.A. no mandato de 2017 a 2019. Formada em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV), com MBA em Finanças e Especialização em Controladoria pela FGV e MBA em Governança Corporativa pela BI international. É Conselheira de Administração e Fiscal Certificada pelo IBGC. É membro da Comissão de Finanças do IBGC desde 2015 e do CAC Conduta do IBGC desde 2020.
Até junho de 2015 ocupou a Diretoria do Banco Fator S.A, representante da Área de Administração de Recursos de Terceiros de Terceiros junto a CVM e Banco Central e Head da área de Gestão de Recursos de Terceiros.
No Banco Fator S.A., também atuou na área de fundos de renda variável, renda fixa e multimercados, com destaque para fundo de ações fechado com participações relevantes em empresas, focado em destravar valor nas empresas investidas através de intenso trabalho de Governança Corporativa, apoiado pelos Conselheiros de Administração e Fiscal indicados pelo fundo.

Alvaro Bandeira

O Sr. Alvaro é Economista-Chefe da Corretora Modalmais desde 2015 sócio e diretor. No período de 2011 a 2015 foi Economista-Chefe da Órama, no qual liderava a equipe de análise. Ocupou a mesma posição por mais de dez anos na Ágora Corretora, da qual também foi Sócio-Diretor. Foi Presidente da Bolsa Brasileira de Futuros (BBF), Presidente da APIMEC Nacional e regional e, em quatro gestões, Conselheiro da BVRJ e da BM&F, ondem participou das fusões das bolsas do RJ e São Paulo em comissão montada; além de ex-membro titular do Conselho Fiscal da Souza Cruz, e atualmente da Oi. Atua como Palestrante em diversos Congressos ligados ao Mercado de Capitais e finanças pessoais, além de desenvolver palestras em universidades e empresas sobre temas ligados a este mercado. Mantém coluna regular em veículos da área econômica e, em sites de educação financeira. Participa de fórum interativo com mais de 1000 pessoas logadas. Foi colunista diário em duas edições da BandNews FM durante cinco anos. Com mais de 40 anos de experiência no Mercado de Capitais, o Sr. Alvaro é graduado em Economia pela UFRJ e pós-graduado pela Coppe-UFRJ.

Wiliam da Cruz Leal

O Sr. Wiliam possui ampla experiência em Governança Corporativa, Sustentabilidade Empresarial, Enterprise Risk Management, Controles Internos, Orientação de Carreira, Tecnologia e Segurança da Informação. Desde 2011 é Sócio Administrador da Cruz Leal Gestão Empresarial Ltda., empresa de consultoria especializada em motivação, liderança, tecnologia, governança corporativa e sustentabilidade. É Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, desde 2009. Trabalhou na Tele Norte Leste Participações S.A., empresa do ramo de telecomunicações, de 2000 a 2009, tendo atuado como Gerente Executivo de Governança Corporativa, Gerente de Controles Internos e Orçamento e Gerente de Projetos Especiais e Auditoria de Sistemas. Anteriormente trabalhou no Banco do Brasil S.A., de 1975 a 2000, tendo atuado como Gerente Executivo de Mudanças e Analista Consultor de Informática. É formado em Engenharia Mecânica pela Fundação de Ensino Superior de Itaúna, Minas Gerais, 1980.

Daniela Maluf Pfeiffer

Nascida em 30 de maio de 1970, é sócia da DXA Investments, empresa gestora de recursos, desde janeiro de 2018. Foi sócia da Canepa Asset Brasil, também gestora de recursos, responsável pelo relacionamento com investidores de janeiro de 2014 a outubro de 2017. Anteriormente atuou como sócia da Nova Gestão de Recursos, empresa de investimentos, de outubro de 2011 a junho de 2013. Atualmente, a Sra. Daniela não é membro de nenhum órgão de administração de companhia aberta. Anteriormente, a Sra. Daniela foi Conselheira Fiscal do Banco Sofisa S.A., de abril de 2014 a abril de 2017; Conselheira Fiscal da Viver Incorporadora e Construtora S.A. de abril de 2011 a abril de 2017; Conselheira Fiscal do Banco Panamericano S.A. de setembro de 2010 a abril de 2014; Conselheira Fiscal da Santos Brasil S.A. de 2003 a 2005; Conselheira de Administração da Brasil Telecom S.A. de 2003 a 2005; Conselheira de Administração da Telemig Celular S.A. de 2003 a 2005; Conselheira de Administração da Amazônia Celular S.A. de 2003 a 2005; Conselheira Fiscal da Amazônia Celular S.A de 1998 a 2002 e Conselheira Fiscal da Telemig Celular S.A de 1998 a 2001. É Conselheira Fiscal certificada pelo IBGC; formada em Administração pela UFRJ em 1992, com MBA em Gestão Empresarial na FGV, concluído em 2019.

Maria Salete Garcia Pinheiro

A Sra. Salete Garcia Pinheiro é membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria da HPX Corp, empresa registrada na SEC, Conselheira Fiscal da BR Distribuidora e da Jereissati Participações, é membro do Comitê de Auditoria do BNDES, da HDI Seguros e da Icatu Seguros. Foi auditora independente da PwC de 1979 a 2018, sendo 23 anos como sócia de auditoria Certificada pelo IBGC para atuar em Conselhos de Administração e Conselho Fiscal. É certificada pelo CFC para atuação em Auditoria de Instituições Financeiras. Possui 38 anos de experiência trabalhando na PricewaterhouseCoopers (“PwC”), empresa de auditoria e consultoria global, sendo sócia por 23 anos. Participou do corpo executivo da PwC no Brasil com funções de responsabilidade pela área de recursos humanos do escritório do Rio de Janeiro no período de 1995 a 2000; de 2003 a 2008, foi indicada para liderar a operação da firma nas regiões norte e nordeste e de 2008 a 2018. Atuou como sócia de revisão de qualidade das empresas do segmento financeiro e de energia, como também, liderou a operação de expansão de negócios do escritório com foco em grupos familiares, visando prepará-las para melhor acesso a obtenção de crédito e atração de investidores. Foi responsável técnica de projetos de exame de auditoria das demonstrações financeiras preparadas de acordo com as normas do Comitê de Pronunciamento Contábeis (CPC) e de acordo com o International Financial Reporting Standards (IFRS) para empresas de públicas e privadas, como também, projetos de exame de auditoria para clientes multinacionais de acordo com USGAAP. Com base no resultado dos trabalhos de auditoria efetuados, emitiu relatórios com recomendações para melhoria dos controles internos, processos contábeis e de preparação de relatórios sobre as demonstrações financeiras. Como responsável técnica e líder de projetos participou de apresentações para Conselhos Fiscais e Conselhos de Administração apresentando o resultado dos trabalhos efetuados. Principais segmentos de atuação: Mercado Financeiro (Bancos, Distribuidoras, Corretoras, Bolsa de Valores e Fundos de Investimento), principalmente Banco BBM, Banco CR2, Banco Modal, Nations Bank, Fundos NYMellon e do Banco do Brasil; Seguradoras (Bradesco Seguros, Bradesco Saúde, Axa Seguradora, Azul Seguros e Prudential); Energia: Geração, Distribuição e Projetos de Energia Eólica (Rio Energy, Cemar atual Equatorial, Neoenergia, dentre outras), Distribuição de combustíveis (SAT que se associou a ALE atualmente ALESAT); Produtos de consumo (J.Macêdo e Piraquê), Construtora (João Fortes Engenharia, dentre outras); Infraestrutura (Companhia Estadual de Águas e Esgoto do Rio de Janeiro – Cedae, Gaspetro e Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro – atual Naturgy, MRS Logística S.A., SERB atual Ciclus); Shopping centers (Aliansce Shopping Center (empresa listada) e grupos familiares Ancar e Grupo JCPM). A Sra. Salete Garcia Pinheiro é formada Graduada em Ciências Contábeis com MBA em finanças pelo IBMEC e possui curso de formação em negócios pela Universidade de Ontário, Canadá.

Cristiane do Amaral Mendonça

A Sra. Cristiane é graduada em Contabilidade pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie e Pós-graduada em Auditoria, Controladoria e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi conselheira fiscal da Eternit S.A (marco/2017 a abril/2020), atuou no entendimento dos negócios da companhia, emissão de opiniões, recomendações, elaboração de pareceres, fiscalização das contas e atos da administração, assim como pelo recebimento de denúncias e, também, na verificação do atendimento das obrigações legais e estatutárias por parte da administração, conhecimento das propostas de orçamento de capital, opinando ao uso e comprometimento de recursos da empresa, sem prejuízo da manutenção do capital de giro do negócio, no objetivo de manter a saúde financeira da empresa e os lucros e dividendos futuros. O foco principal é o exame da gestão dos administradores, complementado pelo conhecimento do negócio, da sua execução, dos riscos empresariais e de fraudes (com uma estrutura de gerenciamento de riscos e oportunidades) e uma estrutura de controles internos. Atua na área de Compliance da VIC DTVM S.A desde maio de 2016, atuando na prevenção à fraude, segurança da informação, plano de continuidade de negócios, conformidade da contabilidade fiscal e gerencial, gestão de riscos e de pessoas, atendimento a auditorias internas e externas, monitoramento das áreas de auditoria interna, controles internos, operações e risco, bem como no atendimento aos órgãos reguladores (CVM, Banco Central do Brasil, BSM) e acompanhamento na validação de processos internos. Foi Auditora Sênior da BKR-Lopes Machado Auditoria (Jan/2014 a 2016), realizando estes de auditoria, procedimentos de inventário, controles internos, validação das contas patrimoniais através de sua contabilização, adequação às normas internacionais (IFRS), Compliance, testes de Voucher, circularização, verificação de livros comerciais, fiscais e auxiliares da instituição, examinando os registros efetuados, para apurar a correspondência dos lançamentos aos documentos que lhes deram origem, bem como na investigação de operações contábeis e financeiras realizadas, verificando cheques, recibos, faturas, notas fiscais e outros documentos, para comprovar a exatidão das mesmas. A Sra. Cristiane pode realizar auditagens específicas para apurar possíveis irregularidades contábeis na instituição, na preparação de Relatórios de Recomendações (REC), na análise de notas explicativas e validação das mesmas para emissão do parecer final. Possui experiência em auditoria em grandes empresas no ramo industrial, financeiro e Agronegócio.

Marco Antônio de Almeida Lima

Advogado do escritório Faoro & Fucci (desde novembro de 2019). Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seções do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Comitê de Transformação, Estratégia e Investimento

Comitê de Transformação, Estratégia e Investimento

Efetivo
Paulino do Rego Barros Jr (coordenador)
Roger Solé Rafols
Luís Maria Viana Palha da Silva
Mateus Affonso Bandeira
Raphael Manhães Martins
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