Quem somos

A Oi é uma empresa de telecomunicações do Brasil, pioneira na prestação de serviços convergentes de banda larga, telefonia móvel, TV por assinatura, transmissão de voz local e de longa distância. A companhia é a operadora com maior capilaridade de rede de fibra, com mais de 400 mil quilômetros, o que garante sua presença em todo o território nacional, chegando às áreas remotas e promovendo a inclusão digital da população. Além de serviços de telecomunicações para os mercados varejo e corporativo, a Oi oferece soluções de TI inovadoras, hospedadas em plataforma de computação em nuvem, para empresas de todos os portes.

A Oi acredita que a prática esportiva pode transformar vidas e contribuir para o desenvolvimento de crianças e jovens. Por isso, esporte é um dos pilares de investimento de marketing da empresa. Ao longo dos anos, a Oi foi patrocinadora oficial dos Jogos Pan-Americanos de 2007 realizando com êxito a oferta de serviços de telecomunicações durante o evento e dos Jogos Mundiais Militares em 2011. Também foi a responsável pela estrutura da Rio +20, em 2012.

Com grande expertise em eventos nacionais e internacionais, a Oi foi fornecedora oficial da infraestrutura para a Copa do Mundo em 2014 – a mais conectada da história da Fifa, com recorde de transmissão de dados. Foi desenvolvido um minucioso projeto de soluções adequadas às necessidades de comunicação do evento, cuja implementação obedeceu às determinações da FIFA, dos órgãos estaduais e municipais e do Comitê Organizador Local (COL). A companhia levou soluções de tecnologia customizadas para cada uma das 12 Cidades-Sede da Copa 2014 e dos municípios adjacentes. Foram 31 dias, atendendo à 32 seleções e 20 mil profissionais de mídia credenciados para cobrir o evento, conectando 70 pontos de operação da FIFA, de estádios e hotéis a pontos de venda e retiradas de ingressos. Foi preciso montar uma estrutura com 522 quilômetros de cabo de rede, 62 de fibras óticas e 8 mil de rede cabeada, além de 700 antenas WI-FI. O tráfego de dados nas redes de mídia e informática chegou 74 terabytes, o equivalente a 80 milhões de fotos em resolução normal.

A companhia é também a fornecedora de infraestrutura de telecom para a Marinha na Antártica, levando internet, rede móvel 4G e TV para militares e pesquisadores.


Propósito e Visão

Propósito da Companhia

Criar novos futuros, levando a vida digital para todos.

Visão da Companhia

Ser o líder em conexões por fibra ótica e experiências digitais que melhoram a vida das pessoas e das empresas em todo o país


O que fazemos

A Oi opera em 3 unidades de negócios:

Oferecendo serviços integrados de voz fixa, banda larga e TV paga. O recente plano de expansão da capilaridade de fibra da Companhia tem possibilitado o crescimento das ofertas de FTTH com serviços de ultra banda larga e de voz e TV sobre IP. No primeiro semestre de 2020, a Companhia já contava com mais de 2.300 cidades servidas com fibra e 10,5 milhões de casas passadas com FTTH.

 

Prestando serviços de telefonia móvel em todo o território nacional para clientes pós e pré-pagos. Desde 2018, a Oi vem investindo racionalmente no refarming de sites para 4G e 4.5G em 1,8 GHz, utilizando ampla posição de espectro disponível para aumentar a cobertura e a qualidade dos serviços para seus clientes.

A companhia presta serviços para grandes e médias empresas e governos no segmento CORPORATIVO, para pequenas no segmento de PEQUENAS, oferecendo soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nas áreas de Cloud & Data Center, IoT (Internet das Coisas), Big Data & Analytics, Cibersegurança, Conectividade de Dados e Voz e Gestão.

Além disso, no segmento de ATACADO, comercializa serviços e infraestrutura de telecomunicações para as demais operadoras: grandes e pequenas; móveis, fixas e provedores; nacionais e internacionais, tendo como objetivo neste segmento se posicionar como principal provedor nacional de rede neutra de transporte e transmissão e facilitador da infraestrutura 5G no Brasil.


Nossos números

A partir do 1T21, a Companhia passou a divulgar os resultados em Operações Continuadas (Residencial/B2B/Outros) e Descontinuados (UPi Infraco/UPI Movel/UPI TvCo). Para maiores detalhes sobre os números da Oi, favor acessar a Planilha de Apoio e o Press Release

 

Resultados IFRS16 (R$ MM) 2T20 1T21 2T21
Residencial 1.264 1.311 1.308
  Fibra 255 560 654
  Banda Larga Cobre 364 241 205
  Voz Cobre 644 509 448
B2B 987 880 882
  Corporativo 679 588 583
  Pequenas empresas 209 204 210
  Atacada Legado 99 88 89
Outros Serviços 24 23 26
Operações Descontinuadas 2.309 2.181 2.118
EBITDA Rotina 1.359 1.139 1.284
  Margem EBITDA de Rotina 29,9% 25,9% 29,3%
CAPEX 1.764 1.863 1.896
Caixa 6.073 3.027 3.421
Dívida Líquida
20.043 25.172 25.695
 
     
DADOS FIBRA (Milhares) 2T20 1T21 2T21
Casas Passadas- HPs (Milhares) 6.719 10.521 12.043
Casas Conectadas- HCs (Milhares) 1.300 2.473 2.839
Take up (%) 19,4% 23,5% 23,6%