Perguntas Frequentes

Comprei uma linha de telefone fixo de uma das empresas que originaram a Oi antes da privatização e gostaria de saber se tenho direito a ações da Oi. Como devo proceder?

Todas as ações provenientes das compras de linhas fixas antes das privatizações e que resultaram em ações da Oi S.A. possuem custódia no Banco do Brasil. Para maiores informações acerca de posição acionária bem como o extrato de movimentação das ações, basta que o acionista ou seu representante apresente documento de identificação com foto em quaisquer das agências do Banco do Brasil. No caso de herdeiros, basta que sejam apresentados a documentação de identidade do herdeiro e o atestado de óbito do acionista.

Caso o CPF consultado não tenha mais ações, mas já as tenha tido no passado, o banco deverá fornecer um extrato com toda e qualquer movimentação acionária desde a época da privatização. Nos casos em que o CPF não tenha tido absolutamente nenhuma ação, o Banco do Brasil não poderá providenciar extratos por inexistência de movimentação acionária.

No site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) há mais informações sobre como proceder para resgatar as ações oriundas da aquisição de linhas telefônicas. Para saber mais sobre o processo, clique no seguinte link: http://www.cvm.gov.br/menu/atendimento/perguntas.html#Q7

Fui ao Banco do Brasil para tentar descobrir se tenho ações da Oi ou pegar o extrato de ações que sei que tenho direito, mas eles não localizaram as ações. O que devo fazer?

Caso, após consulta ao Banco do Brasil, houver duvida quanto às informações fornecidas, ou eles não conseguirem localizar os seus dados no sistema, pedimos que o potencial acionista encaminhe e-mail para o endereço eletrônico RelacoesComAcionistas@oi.net.br contendo o nome completo do titular da linha telefônica e o número do CPF, explicando o que o Banco do Brasil informou durante o atendimento.

Fiz a troca da titularidade da linha telefônica que adquiri antes do Plano de Privatização da telefonia. Ainda tenho direito às ações?

Só possui direitos acionários quem adquiriu, em seu próprio nome, contrato de participação financeira diretamente da Operadora de Telefonia local.

Esclarecemos que a troca de titularidade da linha telefônica não confere obrigatoriamente ao adquirente os direitos sobre ações, visto que se trata de bens distintos. Os direitos acionários são oriundos da participação financeira que o promitente-assinante realizou junto à empresa de telefonia. Como, nem todos os terminais telefônicos foram adquiridos mediante contrato de participação financeira, não há relação necessária entre terminais telefônicos e ações.

Esclarecemos, ainda, que as transferências de ações são realizadas mediante autorização expressa do acionista, seja diretamente na instituição depositária, seja mediante instrumento público de procuração.

Para saber se ainda possui saldo de ações, consulte em qualquer agência do Banco do Brasil, mediante apresentação de documentos pessoais e comprovante de residência.

Onde consigo um extrato atualizado de ações?

O banco custodiante das ações é o responsável pela emissão dos Extratos atualizados. Para obter essas informações, entre em contato com a instituição financeira responsável por suas ações.