Pesquisa de Monitoramento do Engajamento na Transformação


A Pesquisa de Monitoramento do Engajamento para a Transformação, realizada trimestralmente, tem como objetivo criar um canal direto com os colaboradores, entendendo as percepções sobre o ambiente interno e fatores importantes para os desafios da transformação da companhia. A pesquisa é feita por meio de formulário interno online e seus itens estão organizados em cinco pilares: transparência e comunicação; liderança e protagonismo; ambiente respeitoso e saudável; atitudes para a transformação e mindset ágil.

A partir dos resultados observados na 1ª onda, realizada em março/2021, grupos multidisciplinares planejaram e implementaram iniciativas de melhoria da experiência interna, incluindo:
– Atividades de valorização do cuidado, bem-estar e diversidade (monitoramento dos casos de covid e da experiência no trabalho remoto; atendimento nutricional, postural, físico e psicológico de forma online e gratuita para os colaboradores; palestras sobre equidade e inclusão etc).
– Ações para estimular engajamento e autodesenvolvimento (programa de troca de elogios, valorizando o reconhecimento entre os colaboradores e palestras com convidados externos em prol do autodesenvolvimento).
– Potencialização do foco no cliente, mindset ágil e alinhamento estratégico (conteúdos com direcionamento estratégico e campanhas de comunicação interna para acelerar o foco na experiência do cliente e desenvolver o mindset ágil).
Essas ações contribuíram para o aumento de quase 3 p.p. entre a 1ª e a 2ª onda, realizada em junho/2021.

Em novembro de 2021 realizamos a 3ª onda da pesquisa e, mesmo após as mudanças, mantivemos o nível de engajamento interno do início do ano. Todos os pilares apresentaram pequena queda com relação aos valores registrados na 2ª onda, mas ainda assim, o engajamento dos colaboradores se mantém em patamar elevado: acima de 80% de favorabilidade.