Em 2019, focamos na ampliação e no reforço dos processos de segurança e privacidade, com base em protocolos desenvolvidos de acordo com as melhores práticas e padrões internacionais. As ações de segurança das informações de clientes Oi são baseadas nas normas legais aplicáveis e buscam definir padrões de tecnologia da rede e de conscientização da equipe, principalmente nas áreas de negócio, tecnologia da informação e engenharia. Dentro do fluxo de aprovações é avaliada a necessidade de o usuário ter acesso ou não aos dados trafegados. A gestão da segurança da informação garante os requisitos mínimos de segurança em pesquisa e desenvolvimento de produtos, bem como nos testes anteriores à entrada em produção.
Nossa Política de Segurança da Informação encontra-se disponível publicamente e pode ser consultada através do link.
A Oi está colocando em prática uma série de iniciativas para garantir o cumprimento da LGPD, entre elas um projeto de avaliação com o apoio de consultoria especializada, que compreende uma revisão detalhada de nossas políticas, processos e sistemas para embasar um plano de adequação.
Já foi estabelecido processo de governança para a revisão e adaptação de novos produtos ou iniciativas, o que deve ser tratado ainda na etapa de concepção, em linha com o conceito de Privacy by Design.
Essa tarefa está a cargo de comitês criados em 2019, que também coordenam todos os projetos da Companhia em implementação para completo atendimento à LGPD. As normas e diretrizes da lei estão sendo incorporadas de maneira integrada a todas as metodologias e políticas de compliance e gestão de riscos da Companhia, e terão destaque no Código de Ética.
Para mais informações, consulte o nosso Portal de Privacidade.
Acesse também nossa Política de Privacidade que mostra em detalhes as diretrizes da Oi para o tratamento dos dados, físicos ou digitais, fornecidos por clientes e não clientes, pessoas físicas que usam nossos serviços.
A Oi busca se diferenciar e se manter no mercado nacional por meio da inovação. Boa parte dos nossos investimentos em pesquisa e desenvolvimento foram realizados em parceria com institutos de ciência e tecnologia, empresas incubadas e centros de tecnologia.
Reforçamos as iniciativas digitais, alavancando os impactos na experiência do cliente e a melhoria da eficiência operacional, com foco, por exemplo, no atendimento humano e digital. Lançamos a Joice, nossa inteligência artificial, que nesta fase engloba a automação do atendimento e do suporte técnico, e lançamos o Oi Techtônica, blog desenvolvido para atrair potenciais clientes de forma inteligente por meio das plataformas digitais. Também adicionamos novas funcionalidades ao aplicativo Técnico Virtual, que facilita o autoatendimento técnico. Ampliamos, ainda, nosso Centro de Operações.
A Incubadora Oito, nosso hub de empreendedorismo e inovação no Rio de Janeiro, tem exercido papel importante na geração de novos negócios, aceleração de soluções tecnológicas, desenvolvimento de start-ups e suporte ao ecossistema de inovação. Ao longo de 2019, o hub desenvolveu nova metodologia de investimento em start-ups para selecionar aquelas em fase de tração e que tenham maior aderência a desafios de geração de novas receitas, aumento de eficiência e redução de custos, para auxiliar a Oi na busca por inovações que beneficiem a Companhia.
Estamos, nesse contexto, desenvolvendo o nosso Ecossistema de Inovação de forma integrada e interagindo com grande parte das instituições com essa característica no Brasil, no que se destacam as parcerias com fornecedores de soluções e centros de pesquisa.