Conselhos, Comitês

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Conselho de Administração

Conselho de Administração

Efetivo Data de Posse Prazo do Mandato
Eleazar de Carvalho Filho – Presidente 19/09/2018 2 (dois) anos
Henrique José Fernandes Luz 19/09/2018 2 (dois) anos
José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha 19/09/2018 2 (dois) anos
Marcos Bastos Rocha 19/09/2018 2 (dois) anos
Marcos Grodetzky – Vice-Presidente 19/09/2018 2 (dois) anos
Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana 19/09/2018 2 (dois) anos
Paulino do Rego Barros Jr 19/09/2018 2 (dois) anos
Roger Solé Rafols 05/12/2018 2 (dois) anos
Wallim Cruz de Vasconcellos Junior 19/09/2018 2 (dois) anos

Eleazar de Carvalho Filho

É sócio fundador da Virtus BR Partners – empresa independente de consultoria financeira – e da Sinfonia Capital. Antes de fundar a Virtus BR Partners, Eleazar foi o principal sócio e CEO do Unibanco Banco de Investimento, presidente do BNDES, e CEO do UBS Brasil. Anteriormente, Eleazar foi o responsável pela divisão de finanças corporativas do Banco Garantia no escritório do Rio de Janeiro, diretor e tesoureiro da Alcoa Alumínio, e diretor da área internacional do Crefisul (Citigroup). Eleazar possui extensa experiência como conselheiro de grandes empresas listadas no Brasil e no exterior, e foi membro dos conselhos de administração da Tele Norte Leste Participações, Petrobras, Companhia Vale do Rio Doce, Eletrobrás, Alpargatas, dentre outras, e também foi Chairman da BHP Billiton Brasil. Atualmente, Eleazar é conselheiro da Brookfield Renewable Partners L.P., TechnipFMC plc e da Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar)/Cnova N.V.). É também o presidente do conselho de curadores da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira. Eleazar é graduado em Economia pela New York University, com Mestrado em Relações Internacionais pela The Johns Hopkins University.

Henrique José Fernandes Luz

Nascido em 08 de junho de 1955, atua como membro do Conselho de Administração do Grupo Maringá (empresas fechadas, dos ramos siderúrgico e sucroenergético) e membro do Conselho Consultivo da Racional Engenharia (empresa fechada, do ramo de engenharia), ambos desde abril de 2018. É Vice Presidente do Conselho de Administração do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Foi sócio da empresa PwC -PricewaterhouseCoopers de 1/07/1988 até 30/06/2018. Anteriormente, nesta mesma empresa, trilhou carreira como funcionário, desde trainee a diretor, de 1/07/1975 até 30/06/1988. Formado em Ciência Contábeis em 1978 pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro (Conjunto Universitário Candido Mendes), atendeu diversos cursos e programas executivos em Harvard, Darden, London (Ontario) Business School, Universidad de Buenos Aires e Singularity University. Atua, também, como membro dos Conselhos do IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, da Fundação Dorina Nowill para Cegos, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, MAM São Paulo e MAM Rio. Acadêmico, titular da Cadeira 59 da Academia Brasileira de Ciências Contábeis.

José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha

Nascido em 4/12/1949, foi Presidente do Conselho de Administração da Oi S.A., companhia aberta de telefonia, entre 2009 e 2018, membro titular do Conselho de Administração da Santo Antonio Energia S.A., empresa produtora de energia hidroelétrica de capital fechado, desde 2008, e membro titular do Conselho de Administração da Pharol, SGPS, S.A., empresa portuguesa do setor de telefonia, desde maio de 2015. Suas principais experiências profissionais incluem: (i) Membro titular do Conselho de Administração da Telemar Participações S.A, companhia aberta, holding do setor de telefonia, desde 2008 até a sua incorporação em setembro de 2015; (ii) Membro Titular do Conselho de Administração da Vale S/A (de 2010 a abril/2015); (iii) Diretor-Presidente da Oi S.A. (em 2013); (iv) Presidente do Conselho de Administração das seguintes empresas: Tele Norte Leste Participações S.A. (de 1999 a 2003 e de 2007 a 2012), onde também atuou como membro suplente do Conselho de Administração em 2006, Telemar Norte Leste S.A. (de 2007 a 2012), TNL PCS S.A. (de 2007 a 2012), Tele Norte Celular Participações S.A. (de 2008 a 2012), empresas do ramo de telefonia, e Coari Participações S.A. (de 2007 a 2012), empresa de participação em outras sociedades; Dommo Empreendimentos Imobiliários, anteriormente denominada Calais Participações S.A., que desempenha a atividade de holding (de 2007 até dezembro de 2016, quando a referida empresa fechou o capital); (v) Membro titular do Conselho de Administração da Log-In Logística Intermodal S/A (de 2007 a 2011), companhia aberta de transportes intermodais; e (vi) Membro titular do Conselho de Administração da Lupatech S/A (de 2006 a 2012), companhia aberta que desenvolve produtos energéticos e desempenha atividades de controle de fluxo e metalurgia. Além das empresas mencionadas acima, foi Membro titular do Conselho de Administração das seguintes companhias abertas: (a) Braskem S.A (2007 a 2010), empresa petroquímica, na qual exerceu anteriormente o cargo de Vice-Presidente de Planejamento Estratégico (2003 a 2005); (b) LIGHT Serviços de Eletricidade S/A (1997 a 2000), distribuidora de energia elétrica; (c) Aracruz Celulose S.A. (1997 a 2002), fábrica de papel; (d) Politeno Indústria e Comércio S/A (2003 a 2004), empresa petroquímica; e (e) BANESTES S.A. – Banco do Estado do Espírito Santo (2008 a 2009), instituição financeira. Graduou-se em engenharia mecânica pela Universidade Católica de Petrópolis, Rio de Janeiro, em dezembro/1971 e concluiu o Executive Program in Management na Anderson School, Universidade da Califórnia, Los Angeles, EUA, em dezembro/2002.

Marcos Bastos Rocha

Nascido em 26/08/1964, graduado em Engenharia Eletrônica em 1985, no Instituto Militar de Engenharia – IME, com MBA em Finanças na PUC-RJ em 1989 e MBA Executivo em Gestão – PDG/EXEC – SDE/IBMEC, em 1993. Atualmente é Membro do Conselho da BC2 Construtora, desde abril de 2016, Membro do Conselho da Brazil Fast Food Corporation desde 2009, Senior Partner da DealMaker, desde julho de 2015 e Non-Executive Senior Advisor da Roland Berger Strategy Consultants, desde setembro de 2015. De 2010 a 2015, o Sr. Rocha foi Vice-Presidente Administrativo Financeiro da Invepar – Investimentos e Participações em Infraestrutura e Membro do Conselho de Administração das empresas do portfolio. Foi conselheiro fiscal na Abril Educação entre 2012 e 2015. De 2008 a 2009, foi Diretor Executivo de Finanças, RI e TI, bem como Diretor Executivo de Serviços Compartilhados, RH e TI na Globex Utilidades. Ocupou o cargo de Diretor Geral no Banco Investcred Unibanco S.A.-Pontocred de 2005 a 2008 e Diretor Financeiro e de Relações com Investidores na Sendas S.A. de 2003 a 2005. Foi Chief Financial Officer nas seguintes empresas: Horizon Telecom International (2001-2002), GVT – Global Village Telecom (2001), Global Telecom S.A. (2000 – 2001), Brazil Fast Food Corp (Bob´s) (1996 -1998) e Diretor Administrativo Financeiro na Sony Music Entertainment (1998-1999). De 1991 a 1996, o Sr. Rocha foi Controller na Cyanamid Química do Brasil.

Marcos Grodetzky

Nascido em 24/11/1956, graduou-se em Economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1978 e participou do Senior Management Program da INSEAD /FDC em 1993. Com experiência de mais de 35 anos na Indústria Financeira, exerceu funções no alto escalão de bancos, fundos de private equity/venture capital Financeiro e no setor de Telecomunicações, Logística e Celulose. Suas atividades envolveram os segmentos de Corporate & Investment Banking, Trade Finance, Asset Management e Produtos, com exposição em vendas, distribuição, estruturação de produtos, crédito e riscos, dentre outras, nos Bancos Citibank, Nacional/Unibanco, Safra e HSBC. Entre os anos de 2002 e 2011, foi vice-presidente de finanças e relações com investidores da Telemar/Oi, Aracruz Celulose/Fibria e Cielo S.A. É sócio fundador da Mediator Assessoria Empresarial Ltda., empresa que desde 2011 atua com mediação entre empresas e acionistas, além de oferecer serviços de consultoria estratégica e financeira. Até outubro de 2013, o Sr. Marcos Grodetzky foi Presidente Executivo da empresa DGB S.A., holding de logística pertencente ao Grupo Abril S.A. e controladora das empresas: Dinap – Dist. Nacional de Publicações, Magazine Express Comercial Imp e Exp de Revistas, Entrega Fácil Logística Integrada, FC Comercial e Distribuidora, Treelog S.A. – Logística e Distribuição, DGB Logística e Distribuição Geográfica e TEX Courier (Total Express). Além disso, atualmente é membro independente do Conselho de Administração da Smiles S.A., QGOG Constellation e Burger King Brasil, Consultor dos acionistas de uma grande empresa de aço e mineração, e Diretor Administrativo e Financeiro da União Israelita Brasileira do Bem Estar Social – UNIBES, entidade filantrópica sem fins lucrativos.

Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana

Nascida em 23/06/1959, atua como membro do conselho de administração de Bolsas y Mercados Españoles – BME, companhia administradora de bolsa de valores e de outras infraestruturas de mercado auto-listada na Espanha, desde abril de 2016; como membro do comitê de auditoria da Itau Unibanco Holding S.A., empresa holding de serviços financeiros listada na B3 e na NYSE, desde junho de 2014; e como trustee da International Financial Reporting Standards Foundation, desde janeiro de 2014.
Foi membro do conselho de administração da Companhia Brasileira de Distribuição, empresa de varejo, entre fevereiro de 2013 e junho de 2017; foi membro do conselho de administração da Totvs S.A., empresa de tecnologia da informação, entre abril de 2013 e março de 2017; foi membro do conselho de administração da CPFL Energia S.A., empresa do setor de energia, entre abril de 2013 e abril de 2015.
Foi presidente, entre julho de 2007 e julho de 2012 e diretora, entre julho de 2006 e julho de 2007, da Comissão de Valores Mobiliários. Foi presidente do comitê executivo da IOSCO – International Organization of Securities Commissions entre 2011 e 2012.
Trabalhou na Bolsa de Valores de São Paulo – BOVESPA entre julho de 1994 e maio de 2006, tendo sido desde 2000 responsável pela supervisão das companhias listadas, pela atração de novas companhias e pela implementação do Novo Mercado.
É formada em Economia pela Universidade de São Paulo (1990).

Paulino do Rego Barros Jr

Nascido em 04/06/1956, atuou entre setembro de 2017 a abril de 2018 como CEO da Equifax, Inc. Com sede em Atlanta, a Equifax é líder global em soluções de tecnologia e informações, operando em 24 países e empregando, aproximadamente, 10.000 funcionários em todo o mundo. Anteriormente, Paulino liderou os negócios da empresa na região Ásia-Pacífico (de julho a setembro de 2017) e, no período de novembro de 2015 a junho de 2017, liderou os negócios da U.S. Information Solutions (USIS) da empresa, maior unidade de negócios da Equifax. De abril de 2010 a novembro de 2015, liderou a unidade de negócios internacionais da Equifax com responsabilidade pela América Latina, Europa, Ásia-Pacífico e Canadá.
Antes de ingressar na Equifax em abril de 2010, fundou e presidiu a PB & C – Global Investments (LLC), uma empresa internacional de consultoria e investimento durante o período de novembro de 2008 até abril de 2010.
No período de março de 2007 até novembro de 2008 foi Presidente de Operações Globais da AT & T. Ocupou diversos cargos executivos na BellSouth Corporation de dezembro de 2000 a março de 2007, antes da BellSouth ser adquirida pela AT & T, em março de 2007, incluindo Diretor Corporative de Produto, Presidente da BellSouth Latin America, Vice Presidente regional da América Latina, além de Diretor de Planejamento e Operações.
De fevereiro de 1996 até dezembro de 2000 trabalhou na Motorola, Inc., tendo ocupado o cargo de Vice Presidente Corporativo e Diretor Geral – Latin America Group e o cargo de Vice Presidente Corporativo e Diretor Geral de Operações de Mercado – Américas. Também ocupou vários cargos na The NutraSweet Company, bem como na Monsanto Company nos EUA e na América Latina.
No período de 2006 a 2010 atuou no Comitê de Auditoria e Finanças da Westminster Schools e da Cruz Vermelha (Red Cross), capítulo Georgia-US entre 2005 e 2008, ambos sem fins lucrativos
Entre 2012 e 2015 tambem atuou no Conselho Consultivo da Cingular Wireless, Converged Services Group, Alianza – BellSouth Corporation Latino Association – Presidente, NII Holdings (NASDAQ: NIHD) – Conselheiro e membro do Comitê de Risco e atualmente faz parte do recém criado McKinsey & Company, Inc. – Crisis Response Advisory Board..
É formado em engenharia mecânica e elétrica pela Escola de Engenharia Industrial e pela Faculdade de Engenharia de São José dos Campos, em São Paulo, e possui mestrado em administração de empresas pela Washington University in St. Louis.

Roger Solé Rafols

Nascido em 10/04/1974, com 20 anos de experiência em telecomunicações, nas áreas de marketing, desenvolvimento de produtos, inovação, estratégia e gestão de P&L, o Sr. Roger Solé é Vice-Presidente de Marketing da Sprint Corporation desde 2015. Antes disso, exerceu os cargos de Vice-Presidente de Marketing (2009-2015) e Diretor de Marketing Consumer (2009-2011) na Tim Brasil e de Diretor de Marketing – Segmento Residencial (2006 a 2008) e Diretor de Produtos e Serviços de Valor Agregado (2001 a 2006) na Vivo, tendo atuado também na DiamondCluster, atual Oliver Wyman (1996 a 2001). Possui diploma em Business Bachelor and Master in Business Administration pela ESADE – Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas, Barcelona, e pós-graduação em Gestão de Empresas Audiovisuais pela UPF – Universitat Pompeu Fabra, Instituto Desarrollo Continuo (IDEC), Barcelona. Também cursou programa de intercâmbio de MBA na UCLA – University of California, Los Angeles; Advanced Management Program (Programa de Desenvolvimento da Alta Direção) na IESE Business School, Universidad de Navarra, São Paulo-Barcelona; e programa curto de educação executiva em Finanças e Estratégia para Criação de Valor na Wharton, University of Pennsylvania, Philadelphia.

Wallim Cruz de Vasconcellos Junior

Nascido em 24/01/1958, trabalhou cerca de 30 anos na área financeira, especialmente em operações de fusões e aquisições, reestruturação de dívida, investimentos de private equity e operações de emissão pública de ações. Temsólida experiência em funções executivas e participação em conselhos de administração no Brasil e no exterior. Fundou, em 2004, a Iposeira Capital Ltda., empresa independente especializada em assessoria corporativa no Brasil, tendo trabalhado em inúmeras transações de fusões e aquisições, restruturação financeira e captação de recursos. Foi sócio da Lakeshore Partners de mar/2013 até dez/2014, empresa de assessoria corporativa. Foi sócio fundador da gestora de recursos STK Capital de 2010 a 2013, empresa especializada em investimentos em ações listadas na Bolsa de Valores. De jun/2003 a jun/2008, atuou como Senior Representative no Brasil da Área de Operações Especiais do International Finance Corporation – IFC, empresa do Banco Mundial, com foco na recuperação de crédito e em investimentos em equity realizados no Brasil, administrando uma carteira de cerca de US$ 300 MM. De set/2002 a jan/2003, foi Diretor da Área de Indústria do BNDES, sendo responsável pelos projetos do Banco com as empresas dos setores de indústria, comércio e serviços. O total de projetos em carteira montava à época cerca de R$ 130 bi. O orçamento da área em 2002 foi de R$ 6 bi. Foi responsável pela estruturação da Área de Renda Fixa do BNDES, onde atuou como Superintendente entre out/2001 e ago/2002, e cuja atividade consistia na análise, estruturação e contratação de todos os projetos de financiamento do Banco. Na época, estavam sendo analisados cerca de 150 projetos, totalizando aproximadamente R$ 12 bilhões de financiamentos para cerca de R$ 26 bilhões de projetos. De abr/1998 a set/2001, foi Diretor da BNDESPAR, com atuação em investimentos em equity e debêntures conversíveis, responsável pelas áreas de investimentos e desinvestimentos, compreendendo reestruturação de empresas, gestão da carteira de ativos, elaboração de operações estruturadas nos mercados doméstico e internacional, estruturação de fundos de private equity e de governança. Atuou como membro do Conselhos de Administração das empresas: Cremer, Sendas, Aracruz Celulose (atual Fibria), Vale, Marlim Participações, Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro – CEG e Santos Brasil Participações. Atualmente é membro independente do Conselho de Administração, do Comitê de Auditoria e do Comitê de Nomeação da Pilgrim’s Pride Corporation, empresa sediada no Colorado – US. Em 2013, participou do grupo que assumiu e liderou a reestruturação do Clube de Regatas do Flamengo, ocasião em que o clube se encontrava em situação pré-falimentar. Após 2 anos de trabalho, o Flamengo estava totalmente saneado. Foi Vice-Presidente de Futebol de jan/2013 a mai/2014, tendo comandado o futebol na conquista da Copa do Brasil de 2013 e Campeonato Carioca de 2014. De jun/2014 a jun/2015, atuou como Vice-Presidente de Patrimônio. É formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), com Pós-graduação em Finanças pela mesma Universidade (1986). Também tornou-se Mestre em Gestão Esportiva pelo Cruyff Institute em 2017.


Observação:

(1) Em reunião do Conselho de Administração da Oi S.A. – Em Recuperação Judicial realizada em 21/06/2017, foram nomeados para compor o Conselho de Administração, nos termos do parágrafo único do artigo 31 do Estatuto Social da Companhia e do artigo 150 da Lei das Sociedades Anônimas, os Srs. Marcio Guedes Pereira Junior e William Connel Steers como membros suplentes dos Srs. José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha e André Cardoso de Mendes Navarro, respectivamente. A posse dos mesmos está condicionada à anuência prévia da Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL, em conformidade com o Regulamento de Apuração de Controle e de Transferência de Controle em Empresas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações, aprovado pela Resolução nº 101/99. A nomeação de tais membros pelo Conselho de Administração também será submetida à ratificação pelos acionistas da Companhia na primeira assembleia geral que venha a ser oportunamente convocada, de acordo com o que prevê a Lei das S.A..

(2) Em reunião do Conselho de Administração da Oi S.A. – Em Recuperação Judicial realizada em 19/09/2017, foi nomeado para compor o Conselho de Administração, nos termos do parágrafo único do artigo 31 do Estatuto Social da Companhia e do artigo 150 da Lei das Sociedades Anônimas, o Sr. Francisco Marques da Cruz Vieira da Cruz como membro suplente do Sr. João do Passo Vicente Ribeiro. A posse do referido nomeado está condicionada à anuência prévia da Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL, em conformidade com o Regulamento de Apuração de Controle e de Transferência de Controle em Empresas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações, aprovado pela Resolução nº 101/99. A nomeação de tal membro pelo Conselho de Administração também será submetida à ratificação pelos acionistas da Companhia na primeira assembleia geral que venha a ser oportunamente convocada, de acordo com o que prevê a Lei das S.A..

Conselho Fiscal

Conselho Fiscal

Efetivo Suplente
Raphael Manhães Martins 26/04/2019 Domenica Eisenstein 26/04/2019 Mandato até a AGO de 2020
Pedro Wagner Pereira CoelhoÁlvaro Bandeira 26/04/2019 Patricia Valente Stierli 26/04/2019
Álvaro Bandeira 26/04/2019 Wiliam da Cruz Leal 26/04/2019
Daniela Maluf Pfeiffer 26/04/2019 Luiz Fernando Nogueira 26/04/2019

Raphael Manhães Martins

O Sr. Raphael Manhães é advogado, sócio do escritório Faoro & Fucci desde 2010, membro titular do Conselho de Administrção das seguintes empresas: (a) Eternit S.A. desde 2015, (b) Light S.A. desde 2018 e (c) Condor S.A- Indústria Química, desde 2017. Além disso, o Sr. Manhães é membro efetivo do Conselho Fiscal Vale S.A. desde 2015 e foi membro do Conselho Fiscal da Light S.A, de 2014 a 2018 e da Embratel Participações S.A em 2014. O Sr. Manhães foi professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2010 e na Univerdideade Estadual do Rio de Janeiro ente os anos de 2007 e 2009.

Domenica Eisenstein

Nascida em 13/01/1977, a Sra. Domenica tem 19 anos de experiência na área financeira. Trabalhou durante 11 anos no Banco Morgan Stanley, primeiramente em Nova Iorque em operações de M&A para empresas Latino Americanas e depois em São Paulo onde como Executive Director era a responsável pela execução de transações de mercado de capitais (ações e dívida). Projetos de mercado de capitais foram executados para várias empresas: Petrobras, BM&F, Kroton, Embraer, Fleury, CSN, Ultrapar, Grupo FEMSA, Gol, Banco BMG, Multiplan, Telefónica, Copa Airlines. Desde 2010, é sócia da gestora Tempo Capital Gestão de Recursos Ltda. A Tempo Capital é uma gestora independente, fundada em 1995, focada em ações brasileiras com um viés fundamentalista de longo prazo (www.tempocapital.com.br). Atualmente, a gestora administra fundos de ações com patrimônio de aproximadamente R$1,7 Bn para cotistas pessoas físicas, clientes de private banking e investidores estrangeiros. Suas responsabilidades incluem análises econômicas e financeiras dos investimentos, relacionamento com investidores, supervisão de compliance, revisão de aspectos regulatórios. Formada em Administração pela Georgetown University, em Washington DC, magma cum laude, com concentrações em Finanças, Negócios Internacionais e Economia. Certificações: CFA, CGA, CPA-20 e Series 7. A Sra. Domenica ocupa ou ocupou os cargos abaixo em empresas de capital aberto: Membro do Conselho Fiscal da Fibria Celulose S.A. (desde Fevereiro de 2017, com mandato vigente até Abril de 2018); Membro do Conselho Fiscal da Usinas Siderúrgica de Minas Gerais S.A. – Usiminas (Abril 2015 a Abril 2016 e de Abril 2017 a Abril 2018); Membro do Conselho Fiscal de Embratel Participações S.A. (Abril 2012 a Agosto 2014).

Pedro Wagner Pereira Coelho

O Sr. Pedro é Presidente do Conselho Fiscal da Magnesita Refratários S/A desde abril de 2008, membro do Conselho Fiscal da Parnaíba Gás Natural S/A desde outubro de 2015 e membro do Conselho Fiscal da Estácio Participações S/A desde abril de 2012. Atuou na área de auditoria externa da Empresa PriceWaterhouseCoopers Auditores Independentes, de outubro de 1978 até abril de 1981 e na controladoria do Banco de Investimentos Garantia S/A de maio de 1982 até julho de 1997. Também foi presidente do conselho fiscal das Lojas Americanas S.A (comércio e varejo), Tele Norte Leste Participações S.A (telecomunicação), Telemar Participações S.A (telecomunicações), TAM S.A (transportes), e Enersul – Energética do Matogrosso do Sul (energia). Nos últimos 5 anos, atuou como sócio da Carpe Diem – Consultoria, Planejamento e Assessoria Empresarial Ltda. (empresa no ramo de atividade de Consultoria Fiscal e Contábil, Planejamento e Assessoria Empresarial, Empreendimentos e Participações). É formado em Administração de Empresas pela Sociedade Universitária Augusto Motta – SUAM, em 1978 e em Ciências Contábeis pela Faculdade – SOMLEI, em 1980.

Patricia Valente Stierli

Atualmente, a Sra. Patricia Valente Stierli atua como (a) membro Conselho Fiscal da Eletrobras – Centrais Elétricas S.A., sendo especialista financeiro (Mandato 2017 a 2019); (b) membro do Conselho de Administração PPE Fios Esmaltados S.A. (Mandato 2018 a 2019); (c) membro do Conselho Fiscal Sociedade Beneficiente de Senhoras- Hospital Sírio Libanês (Mandato a 2018 a 2021) e (c) membro suplente Conselho Fiscal Centro de Integração Empresa Escola CIEE (Mandato 2018 a 2019). Anteriormente, a Sra. Patricia atuou como: (a) Membro Conselho Fiscal da Bardella S.A. Indústrias Mecânicas (Mandatos 2015,2016 e 2017 até outubro 2018); (b) Membro do Conselho de Administração da Pettenati S.A. Indústria Têxtil (Mandato 2015); (c) Membro Suplente do Conselho Fiscal da Dohler S.A. (Mandato 2017a 2018); e (d) Conselheira de Administração e Fiscal em empresas de capital aberto, representante de acionistas minoritários (quatro anos). Além disso, a Sra. Patricia tem experiência na área de gestão de recursos de terceiros, tendo sidoDiretora Estatutária por 6 anos, atuando na gestão e destinada a clientes institucionais e de varejo. A Sra. Patricia atuou como Diretora Administrativa Financeira por 3 anos, responsável pelas áreas de contabilidade, fiscal, orçamento, tesouraria e recursos humanos. A Sra. Patricia é graduada em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas (FGV), fez o curso de especialização em Administração para Graduados CEAG (MBA) – EAESP/FGV e de especialização em Controladoria pela GVPEC.

Álvaro Bandeira

O Sr. Álvaro é Economista-Chefe da Corretora Modalmais desde 2015, ano que ingressou na instituição. Durante o período de 2011 a 2015 foi Economista-Chefe da Órama, no qual liderava a equipe de análise. Ocupou a mesma posição por mais de dez anos na Ágora Corretora, da qual também foi Sócio-Diretor. Foi Presidente da Bolsa Brasileira de Futuros (BBF), Presidente da APIMEC Nacional e regional e, em cinco gestões, Conselheiro da BVRJ e da BM&F, além de ex-membro titular do Conselho Fiscal da Souza Cruz. Atua como Palestrante em diversos Congressos ligados ao Mercado de Capitais e finanças pessoais, além de desenvolver palestras em universidades e empresas sobre temas ligados a este mercado. Mantém coluna regular em veículos da área econômica e, em sites de educação financeira, como Dinheirama e Infomoney. Neste último, participou de programa semanal interativo com fórum de mais de 400 pessoas logadas. Atualmente é colunista diário em duas edições da BandNews FM. Com mais de 40 anos de experiência no Mercado de Capitais, o Sr. Alvaro é graduado em Economia pela UFRJ e pós-graduado pela Coppe-UFRJ.

Wiliam da Cruz Leal

O Sr. Wiliam possui ampla experiência em Governança Corporativa, Sustentabilidade Empresarial, Enterprise Risk Management, Controles Internos, Tecnologia e Segurança da Informação. Desde 2011 é Sócio Administrador da Cruz Leal Gestão Empresarial Ltda., empresa de consultoria especializada em motivação, liderança, tecnologia, governança corporativa e sustentabilidade. É Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, desde 2009. Trabalhou na Tele Norte Leste Participações S.A., empresa do ramo de telecomunicações, de 2000 a 2009, tendo atuado como Gerente Executivo de Governança Corporativa, Gerente de Controles Internos e Orçamento e Gerente de Projetos Especiais e Auditoria de Sistemas. Anteriormente trabalhou no Banco do Brasil S.A., de 1975 a 2000, tendo atuado como Gerente Executivo de Mudanças e Analista Consultor de Informática. É formado em Engenharia Mecânica pela Fundação de Ensino Superior de Itaúna, Minas Gerais, 1980.

Daniela Maluf Pfeiffer

Nascida em 30 de maio de 1970, atua como Analista Sênior da DXA Investments, empresa de investimentos, desde janeiro de 2018. Foi sócia da Canepa Asset Brasil, empresa gestora de recursos, responsável pelo relacionamento com investidores de janeiro de 2014 a outubro de 2017. Anteriormente atuou como sócia da Nova Gestão de Recursos, empresa de investimentos, de outubro de 2011 a junho de 2013. Atualmente, a Sra. Daniela não é membro de nenhum órgão de administração de companhia aberta. Anteriormente, a Sra. Daniela foi Conselheira Fiscal do Banco Sofisa S.A., de abril de 2014 a abril de 2017; Conselheira Fiscal da Viver Incorporadora e Construtora S.A. de abril de 2011 a abril de 2017; Conselheira Fiscal do Banco Panamericano S.A. de setembro de 2010 a abril de 2014; Conselheira Fiscal da Santos Brasil S.A. de 2003 a 2005; Conselheira de Administração da Brasil Telecom S.A. de 2003 a 2005; Conselheira de Administração da Telemig Celular S.A. de 2003 a 2005; Conselheira de Administração da Amazônia Celular S.A. de 2003 a 2005; Conselheira Fiscal da Amazônia Celular S.A de 1998 a 2002 e Conselheira Fiscal da Telemig Celular S.A de 1998 a 2001. É Conselheira Fiscal certificada pelo IBGC; formada em Administração pela UFRJ em 1992, cursando MBA em Gestão Empresarial na FGV, com previsão de conclusão em março de 2019.

Luiz Fernando Nogueira

Desde maio de 2016, o Sr. Luiz Fernando Nogueira atua como CFO na empresa Neogas, tendo anteriormente atuado como CFO nas seguintes empresas: Ferrot, Concremat, Bematech. Além disso, o Sr. Luiz Fernando foi Vice Presidente Financeiro e Vice Presidente Serviços Financeiros da Brookfield Energia Renovável, Diretor Financeiro na Timnet (empresa do grupo tim), Gerente Executivo Relações com Investidor na Petrobras e Gerente Planejamento e Controle América Latina na IBM. O Sr. Luiz Fernando é graduado em economia pela Pontifícia Universidade Católica, pós graduado em administração financeira pela Fundação Getúlio Vargas, fez MBA em finanças na IBMEC e, ainda, fez curso de capacitação em mediação de conflitos na Mediare.

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