Desenvolvimento


Com o desafio de criar e fortalecer uma cultura única, a Oi vem promovendo o alinhamento de toda a Companhia em busca dos objetivos de negócio. Partindo da estratégia, o Modelo de Gestão confere clareza de metas e responsabilidades, assim como disciplina e cadência à execução, com estímulo ao trabalho em equipe e à colaboração entre as áreas.

A área de Gente e Gestão da Companhia trabalha continuamente na adequação da sua estrutura e processos às estratégias de negócios, de forma a viabilizar maior eficiência operacional. Para suportar o Ciclo de Desenvolvimento de Gente, a Oi trabalha com ferramentas como promoções por meritocracia; recrutamento interno, no qual as vagas abertas são disponibilizadas para os colaboradores; ciclos de acompanhamento do desempenho; e reforço e valorização da cultura de autodesenvolvimento, segundo a qual o colaborador é protagonista de sua própria carreira.

Para promover a aprendizagem, mantemos o Programa de Educação Corporativa, por meio do qual fazemos o mapeamento e a disseminação dos conhecimentos-chave para a Companhia e desenvolvemos práticas e ações educacionais. A iniciativa conta com três principais eixos, que englobam ações presenciais e on-line:

  • Trilhas de Desenvolvimento de Competências Técnicas: projeto de mapeamento de conhecimentos críticos ligados aos processos das áreas, construído em parceria com as equipes executoras;
  • Treinamentos de Desenvolvimento de Liderança: programa de capacitação dos líderes da Companhia, visando à excelência na execução de suas atividades, focadas nas melhores práticas de gestão; e
  • Trilhas de Conhecimento sobre o Negócio: programas voltados para equipes de negócios, com foco no conhecimento específico dos produtos e ofertas da Companhia.

O Oi Educa é, desde 2016, a nossa principal ferramenta de educação e gerenciamento de treinamentos. Além do e-learning convencional, a plataforma oferece recursos de vídeo, salas de treinamento virtual, biblioteca de documentos, chats e fóruns, com um ambiente para colaboração e interação entre os colaboradores. Acreditamos no conceito de aprendizado social, no qual a colaboração e a troca de conhecimentos são fatores-chave para o desenvolvimento das pessoas e, consequentemente, para a evolução do negócio.