Desenvolvimento da Sociedade – Investimento Social


Reforçamos nosso compromisso com a sociedade por meio do Oi Futuro, nosso instituto de reponsabilidade social, que atua sob a certificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

Investimos em projetos sociais utilizando recursos próprios e incentivados, por meio da área de Patrocínios e Eventos e do Oi Futuro, com atuação em educação, cultura, inovação social e esporte, potencializando o desenvolvimento pessoal e coletivo, fomentando a inovação, promovendo soluções colaborativas e estimulando conexões entre organizações, ideias e pessoas.

O Oi Futuro mantém um centro cultural no Rio de Janeiro, com uma programação que valoriza a convergência entre arte contemporânea e tecnologia, com cerca de 95 mil visitantes por ano. O espaço também abriga o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, com um acervo de mais 130 mil peças. O espaço é uma evolução do Museu das Telecomunicações, que teve suas instalações totalmente remodeladas em função dessa nova identidade e reinauguradas em 2020. Há 16 anos o Oi Futuro gerencia o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que seleciona projetos em todas as regiões do país por meio de edital público. Desde 2003, foram mais de 2.500 projetos culturais apoiados pelo Oi Futuro, que beneficiaram milhões de espectadores.

Na Educação, o instituto da Oi investe no Núcleo Avançado em Educação (NAVE), parceria público-privada desenvolvida desde 2006, com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco em duas escolas públicas de Ensino Médio Integrado ao Profissional. O NAVE formou mais de 2,8 mil estudantes e, atualmente, envolve quase 1.000 alunos e 70 educadores nas duas escolas. O programa oferece cursos técnicos de Programação e Multimídia, com foco na preparação de jovens para as economias digital e criativa e na formação de cidadãos críticos e transformadores. As escolas funcionam como laboratórios de criação e experimentação de metodologias pedagógicas inovadoras, disseminadas por meio de publicações digitais gratuitas e da formação para mais de 2.000 educadores das redes públicas de 20 Estados/DF, 167 municípios e 529 escolas por meio de cursos presenciais e on-line de robótica educacional, mídia, educação, cultura digital e uso pedagógico de tecnologias.

Na Inovação Social, o Oi Futuro criou o Labora– o Laboratório de Inovação Social, laboratório dedicado à conexão e ao fortalecimento de empreendedores, negócios e organizações comprometidos com o impacto social. O Labora é um ambiente de aprendizagem, criação e articulação e oferece ciclos de aceleração para startups e organizações sociais selecionados por editais públicos. Desde 2017, foram 83 negócios e organizações acelerados e mais de 170 mentorias, com cerca de 500 empreendedores impactados diretamente. Além do Labora, a Oi lançou  o LabSonica, laboratório de experimentação artística e criação colaborativa que já impactou mais de 7 mil pessoas por meio de residências artísticas, gravações e cursos.

Saiba mais em:

http://www.oifuturo.org.br/