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Conselho de Administração
Efetivo | Data de Posse | Prazo do Mandato |
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Eleazar de Carvalho Filho – Presidente | 16/03/2023 | AGO (Assembléia Geral Ordinária) 2025 |
Marcos Grodetzky – Vice-Presidente | 16/03/2023 | AGO (Assembléia Geral Ordinária) 2025 |
Rodrigo Modesto de Abreu | 16/03/2023 | AGO (Assembléia Geral Ordinária) 2025 |
Henrique José Fernandes Luz | 16/03/2023 | AGO (Assembléia Geral Ordinária) 2025 |
Raphael Manhães Martins | 16/03/2023 | AGO (Assembléia Geral Ordinária) 2025 |
Renato Carvalho Franco | 07/06/2024 | Até a eleição do Conselho de Administração em AGE, conforme PRJ (cláusula 7.3.1) e Lei 6.404/76 (art.150) |
Francisco Roman Lamas Mendez-Villamil | 07/06/2024 | Até a eleição do Conselho de Administração em AGE, conforme PRJ (cláusula 7.3.1) e Lei 6.404/76 (art.150) |
Paul Aronzon | 07/06/2024 | Até a eleição do Conselho de Administração em AGE, conforme PRJ (cláusula 7.3.1) e Lei 6.404/76 (art.150) |
Eleazar de Carvalho Filho
Nascido em 26/07/1957, é sócio fundador da Virtus BR Partners – empresa independente de consultoria financeira – e da Sinfonia Capital. Antes de fundar a Virtus BR Partners, Eleazar foi sócio e CEO do Unibanco Banco de Investimento, Presidente do BNDES, e CEO do UBS Brasil. Anteriormente, Eleazar foi o responsável pela divisão de finanças corporativas do Banco Garantia no escritório do Rio de Janeiro, diretor e tesoureiro da Alcoa Alumínio, e diretor da área internacional do Crefisul (Citigroup). Eleazar possui extensa experiência como conselheiro de grandes empresas listadas no Brasil e no exterior, e foi membro dos conselhos de administração da Brookfield Renewable Partners L.P, Tele Norte Leste Participações, Petrobras, Companhia Vale do Rio Doce, Eletrobrás, Alpargatas, da Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar/Cnova N.V., dentre outras, e também foi Chairman da BHP Billiton Brasil. Atualmente, Eleazar é conselheiro da Brookfield Renewable Corporation e TechnipFMC plc, bem como membro suplente do Conselho de Administração da V.tal – Rede neutra de telecomunicações S.A. É também o presidente do conselho curador da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira. Eleazar é graduado em Economia pela New York University, com Mestrado em Relações Internacionais pela The Johns Hopkins University. O Sr. Eleazar atua em 4 conselhos de administração de companhias abertas, incluindo a Oi.
Claudia Quintella Woods
Nascida em 26/08/1975, possui experiência em planejamento estratégico, marketing e vendas e comprovada expertise em start-ups digitais e multinacionais, a Sra. Claudia Woods é bacharel em Artes pela Bowdoin College, com dupla especialização em Ciências Ambientais e Espanhol e com foco secundário em Economia. É mestre em Administração de Negócios pelo Instituto COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui, ainda, curso de especialização sobre Empreendimentos na América Latina (Building Ventures in Latin America) pela Harvard Business School. Atualmente é CEO da We Work America Latina, desde julho de 2021. Anteriormente, atuou como Diretora Geral da Uber Brasil de fevereiro de 2019 até junho de 2021, tendo atuado também como Diretora de Varejo do Banco Original e como Superintendente Executiva de Canais Digitais (Corporativo e Varejo) do referido banco. Antes disso, ocupou as posições de Diretora Presidente da Webmotors.com, Diretora de Marketing e Produtos Digitais da Walmart.com, Diretora Presidente da Netmovies, Diretora de Marketing e Inteligência para a América Latina da Clickon, Diretora Geral da Predicta, Gerente de Produtos Sênior da L’Oréal Brazil, Gerente de Marketing de Relacionamento da Ibest Company e Consultora Sênior da Kaiser Associates.
Henrique José Fernandes Luz
Nascido em 08/06/1955, atua como presidente do conselho de administração da Cellera FarmaCEUTICA e membro dos Conselhos de Administração da Burger King do Brasil, do Grupo Maringá (composto por empresas fechadas, dos ramos siderúrgico, energia, mineração e sucroenergético), da Oi S.A. e do IRB RE. Atuou como membro do Conselho de Administração do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa de 2018 a 2021 e como Presidente do referido Conselho de 2019 a 2021. Foi sócio e membro do comitê executivo de liderança da empresa PwC – PricewaterhouseCoopers em uma carreira de 43 anos até 2018. Graduado em Ciência Contábeis em 1978 pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro (Conjunto Universitário Candido Mendes), atendeu diversos cursos e programas executivos em Harvard, Darden, London (Ontario) Business School, Universidad de Buenos Aires e Singularity University. Atua, também, como Vice Presidente do Conselho do Museu de Arte Moderna de São Paulo. É membro dos conselhos do Hospital Sírio Libanês e Fundação Dorina Nowill para Cegos. Acadêmico, titular da Cadeira 59 da Academia Brasileira de Ciências Contábeis.
Raphael Manhães Martins
Nascido em 08/02/1983, é advogado, sócio do escritório Faoro Advogados desde 2010. É membro titular do Conselho de Administração da Oi S.A. (desde 2021) e dos Conselhos Fiscais da Vale S.A. (desde 2015), da Companhia Paranaense de Energia – Copel (desde 2021), da Bradespar S.A. (desde 2022) e da Cielo S.A. (desde 2022). Nos últimos cinco anos, dentre outros, foi membro dos Conselhos de Administração da Light S.A. (2018 a 2019) e da Eternit S.A. (de 2015 a 2020), e dos Conselhos Fiscais da Oi (2019 a 2021), da Light S.A (2014 a 2018) e da Fibria Celulose S.A. (de 2016 a 2017).
Marcos Grodetzky
Nascido em 24/11/1956, atua como Vice-Presidente do Conselho de Administração da Oi S.A. desde setembro de 2018 e membro do referido Conselho desde janeiro de 2018. Anteriormente atuou como membro suplente do Conselho de Administração da Oi S.A. de setembro de 2015 até julho de 2016 e como membro efetivo de julho de 2016 até setembro de 2016. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da Burger King Brasil e membro independente dos Conselhos de Administração da Constellation Oil Services S/A e Cellera Farmacêutica S/A. É sócio fundador da Mediator Assessoria Empresarial Ltda., empresa que desde 2011 atua com mediação entre empresas e acionistas, além de oferecer serviços de consultoria estratégica e financeira. Até outubro de 2013, o Sr. Marcos Grodetzky foi Presidente Executivo da empresa DGB S.A., holding de logística pertencente ao Grupo Abril S/A e controladora de 6 empresas, dentre elas a Dinap, Treelog e Total Express. Entre os anos de 2002 e 2011, foi vice-presidente de finanças e relações com investidores da Telemar/Oi, Aracruz Celulose/Fibria e Cielo S.A. Atuou por 25 anos nas áreas de Corporate, Banco de Investimentos e Internacional dos Bancos Citibank, Nacional, Unibanco, Safra e HSBC. Graduou-se em Economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1978 e participou do Senior Management Program da INSEAD /FDC em 1993.
Paulino do Rego Barros Jr
Nascido em 04/06/1956, é membro do Conselho de Administração da Oi S.A. desde Setembro de 2018, membro do Conselho de Administração da Boa Vista Serviços (BOAS3.SA), desde o processo de IPO que ocorreu em Outubro de 2020, bem como Coordenador do Comitê de Estratégia, Execução Operacional e Riscos Financeiros da BVS. Atuou entre setembro de 2017 a abril de 2018 como CEO interino da Equifax, Inc. Com sede em Atlanta, a Equifax é líder global em soluções de tecnologia e informações, operando em 24 países e empregando, aproximadamente, 10.000 funcionários em todo o mundo. Anteriormente, Paulino liderou os negócios da empresa na região Ásia-Pacífico (de julho a setembro de 2017) e, no período de novembro de 2015 a junho de 2017, liderou os negócios da U.S. Information Solutions (USIS) da empresa, nesse período a maior unidade de negócios da Equifax. De abril de 2010 a outubro de 2015, liderou a unidade de negócios internacionais da Equifax com responsabilidade pela América Latina, Europa, Ásia-Pacífico e Canadá. Antes de ingressar na Equifax, fundou, em novembro de 2008, a PB & C – Global Investments (LLC), uma empresa internacional de consultoria e investimento, a qual preside desde sua criação. No período de janeiro de 2007 até novembro de 2008 foi Presidente de Operações Globais da AT & T. Ocupou diversos cargos executivos na BellSouth Corporation de dezembro de 2000 a janeiro de 2007, antes da BellSouth ser adquirida pela AT&T, em janeiro de 2007, incluindo Diretor Corporativo de Produto, Presidente da BellSouth Latin America, Vice Presidente Corporativo regional da América Latina, além de Diretor de Planejamento e Operações da BellSouth International. De fevereiro de 1996 até dezembro de 2000 trabalhou na Motorola, Inc., tendo ocupado o cargo de Vice-Presidente Corporativo e Diretor Geral – Latin America Group e o cargo de Vice Presidente Corporativo e Diretor Geral de Operações de Mercado – Américas, para a unidade de negócios de telefonia móvel. Também ocupou vários cargos na The NutraSweet Company, bem como na Monsanto Company nos EUA e na América Latina. Entre 2012 e 2015 também atuou no Conselho Consultivo da Cingular Wireless, Converged Services Group, Alianza – BellSouth Corporation Latino Association, NII Holdings (NASDAQ: NIHD) – Conselheiro e membro do Comitê de Risco, e entre 2018 e 2020 fez parte do Crisis Response Advisory Board DA McKinsey & Company, Inc. . No período de 2006 a 2010 atuou no Comitê de Auditoria e Finanças da Westminster Schools e da Cruz Vermelha (Red Cross), capítulo Georgia-US entre 2005 e 2008, ambos sem fins lucrativos. É formado em engenharia mecânica e elétrica pela Escola de Engenharia Industrial e pela Faculdade de Engenharia de São José dos Campos, em São Paulo, e possui mestrado em administração de empresas (MBA) pela Washington University in St. Louis.
Roger Solé Rafols
Nascido em 10/04/1974, com 23 anos de experiência em telecomunicações, nas áreas de marketing, desenvolvimento de produtos, inovação, estratégia e gestão de P&L. O Sr. Roger é desde Abril de 2020 Vice-Presidente de Marketing (CMO) da WeWork. Antes, serviu como CMO da Sprint Corporation de 2015 a 2020, a onde teve papel fundamental no turnaround da empresa e processo de fusão com a T-Mobile. Antes disso, exerceu os cargos de Vice-Presidente de Marketing (CMO) (2009-2015) e Diretor de Marketing Consumer (2009-2011) na Tim Brasil. Anteriormente foi o Diretor de Marketing (2006 a 2008) e Diretor de Produtos e Serviços de Valor Agregado (2001 a 2006) na Vivo, tendo atuado também na DiamondCluster, atual Oliver Wyman (1996 a 2001). Possui diploma em Business Bachelor and Master in Business Administration pela ESADE – Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas, Barcelona, e pós-graduação em Gestão de Empresas Audiovisuais pela UPF – Universitat Pompeu Fabra, Instituto Desarrollo Continuo (IDEC), Barcelona. Também cursou programa de intercâmbio de MBA na UCLA – University of California, Los Angeles; Advanced Management Program (Programa de Desenvolvimento da Alta Direção) na IESE Business School, Universidad de Navarra, São Paulo-Barcelona; e programa de educação executiva em Finanças e Estratégia para Criação de Valor na Wharton, University of Pennsylvania, Philadelphia.
Armando Lins Netto
Nascido em 15/12/1968, formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (UFPA – 1990), o Sr. Armando Netto é mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP – 1993) e doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade da Califórnia em Berkeley (UCB – 1999). Diretor Presidente dos diversos negócios da fintech americana Fleetcor no Brasil desde junho de 2014, incluindo a empresa de pagamento automático Sem Parar e outras empresas de meio de pagamento especialista. Entre 2006 e 2014, o Sr. Armando Netto atuou na TIVIT, empresa brasileira multinacional de serviços digitais, e foi responsável pelos negócios e serviços de tecnologia de dezembro de 2010 até maio de 2014. Antes disso, foi Diretor da Unisys para serviços no setor bancário de 2004 até 2006, e consultor da McKinsey & Company nos escritórios de São Paulo e Londres de 1999 até 2004.
Mateus Affonso Bandeira
Nascido em 07/06/1969, é graduado em Informática pela Universidade Católica de Pelotas, com especialização em Finanças Corporativas e Gestão pela FGV e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui MBA pela Wharton School, University of Pennsylvania e especialização para presidentes de empresa (OPM) da Harvard Business School. É membro do Conselho de Administração da Vibra Energia desde setembro de 2019, da Intelbras desde março de 2022, da Marcopolo desde março de 2022 e da V.tal – Rede neutra de telecomunicações S.A. desde janeiro de 2023. Entre 2011 e 2017, foi Sócio-Presidente e CEO da FALCONI – Consultores de Resultado. Foi membro dos Conselhos de Administração do Banco Pan (2011 a 2018), da PDG Realty (2012 a 2016), da Terra Santa Agro (2016 a 2018) e do Hospital Moinhos de Vento (desde 2017). Foi membro Conselho Deliberativo da Fundação Estudar entre 2012 e 2017. Além disso, foi Presidente do Banrisul e Diretor de RI (2010 a 2011) e membro do CdA (2008 a 2011), Diretor/Subsecretário do Tesouro do RS (2007 a 2008), Secretário de Planejamento e Gestão do RS (2008 a 2010). Atuou também no Senado Federal (2006), no Ministério da Fazenda (2004 a 2006) e na Secretaria da Fazendo do RS (1993 a 1999).
Rodrigo Modesto de Abreu
Nascido em abril de 1969, o Sr. Rodrigo Abreu vinha atuando desde julho/2017 como Diretor Presidente da Quod – Gestora de Inteligência de Crédito S.A., empresa gestora de bases de dados com foco no Cadastro Positivo, criada pelos cinco maiores bancos brasileiros. Foi ainda sócio gestor da Giau Consultoria Empresarial Ltda., empresa de consultoria de gestão empresarial; conselheiro da Vogel Soluções em Telecomunicações e Informática S.A., empresa operadora de serviços de telecomunicação por fibra ótica; e Diretor Presidente e CEO da TIM Participações S.A. (companhia aberta, onde também atuou como membro do Conselho de Administração) e TIM Celular S.A., empresas operadoras de telecomunicações. Atuou também como Presidente da Cisco Systems do Brasil, empresa de tecnologia da informação, e Diretor Geral da Cisco Systems para o Norte da América Latina e Caribe; foi Presidente da Nortel Networks do Brasil, empresa de equipamentos de telecomunicação; e Diretor Presidente da Promon Tecnologia Ltda., empresa de serviços de tecnologia, tendo iniciado sua carreira no grupo Promon. O Sr. Rodrigo Abreu é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas em 1991, com MBA em Administração Geral pela Stanford Graduate School of Business em 2000.
Renato Carvalho Franco
Renato Carvalho Franco tem mais de 40 anos de experiência em gestão, finanças, reestruturação de empresas e M&A. É sócio fundador da Íntegra Associados, tendo participado em diversos projetos de reestruturação, gestão interina e de fusões e aquisições como Samarco, Eternit, Renova Energia, Parmalat, Grupo Itaú (área industrial), Gradiente, Daslú, Infinity BioEnergy, entre outros. Foi membro dos conselhos da Telemig, Tele Norte, Telet, Americel, e Hopi Hari e Presidente da TIW do Brasil, subsidiária da canadense Telesystem International Wireless – TIW. Renato foi diretor de M&A do Bank of America no Brasil e superintendente de Fusões e Aquisições do Unibanco, tendo ao longo da carreira participado de diversas transações como a Vale do Rio Doce, Philco, Batavo, Etti e Infinity-Bio Energy.
Renato é membro e ex-diretor do YPO – Young Presidents’ Organization, ex-Chairman do Conselho de Administração do TMA – Turnaround Management Association, e coordena e participa regularmente de seminários com temas de turnaround e insolvências em universidades no Brasil e no exterior (Insper, Oxford, Sorbonne e Columbia). Renato é Alumni da Harvard Business School (9 anos consecutivos do YPO Gold Harvard Presidents’ Program), Master’s em International Management pela American Graduate School of International Business – Thunderbird, e Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado.
Nos últimos cinco anos, não possui qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.
Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3, que é adotada pelo Estatuto Social da Companhia em seu art. 24.
Francisco Roman Lamas Mendez-Villamil
Graduado em Business Administration (E2) pelo ICADE e com MBA pela INSEAD, possui mais de 30 anos de experiência em private equity, consultoria financeira, processos de reestruturação e M&A. Ao longo de sua carreira, atuou em importantes empresas do mercado privado nacional e internacional, tais como Avon Brasil, Brasil Brokers, e Mckinsey. Francisco atualmente é CRO e Membro do Conselho de Administração da NEXPE Participações. Anteriormente ocupou o cargo de CRO da Dentix (2020-2021) e da Avon Brasil (2018), além de ter atuado como Assessor Sênior Advisor da CERBERUS (2013-2021), Diretor da Home Decor (2017) e como CEO e Diretor da Haya Real Estate (2013-2016). Entre 2013 e 2018 liderou diversas iniciativas de Due Diligences em Private Equity pela Europa e América Latina em diversos setores.
Nos últimos cinco anos, não possui qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.
Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3, que é adotada pelo Estatuto Social da Companhia em seu art. 24.
Paul Aronzon
Paul é consultor financeiro estratégico com ampla experiência em ofertas públicas de aquisição bem-sucedidas, proxy contests, rights offerings, M&A (vendas de empresas e ativos) e operações de financiamento, reorganizações societárias, operações de reestruturação societária e inúmeras questões bem-sucedidas de resolução de disputas, usando mediação e vários processos de liquidação.
Paul é o fundador da PSA Consulting, LLC, onde atualmente fornece consultoria financeira e de negócios e serviços fiduciários, incluindo como conselheiro independente, Lead Director, presidente ou membro de comitê especial em conselhos de administração para empresas públicas e privadas em uma variedade de indústrias. Atualmente, também é afiliado à Arete Capital Partners fornecendo serviços semelhantes.
Ex-sócio-gerente do escritório do Milbank em Los Angeles e co-líder do Grupo de Reestruturação Financeira Global do Milbank, Paul tem mais de 40 anos de experiência como advogado e consultor principal. Ele também atuou como Vice-Presidente Executivo da Imperial Capital e cohead do seu Grupo de Finanças Corporativas de 2006 a 2008.
Nos últimos cinco anos, não possui qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.
Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3, que é adotada pelo Estatuto Social da Companhia em seu art. 24. Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3, que é adotada pelo Estatuto Social da Companhia em seu art. 24.
Conselho Fiscal
Efetivo | Suplente | |||
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Alvaro Bandeira | 10/05/2024 | Eduardo Ramos da Silva | 10/05/2024 | Mandato até a AGO de 2025 |
Daniela Maluf Pfeiffer | 10/05/2024 | William da Cruz Leal | 10/05/2024 | |
Cristiane do Amaral Mendonça | 10/05/2024 | Marco Antonio Mayer Folleto | 10/05/2024 |
Pedro Wagner Pereira Coelho
O Sr. Pedro é Presidente do Conselho Fiscal da OI desde abril de 2019, membro do Conselho Fiscal da BR Properties desde abril de 2020 e membro do Conselho Fiscal da Estácio Participações S/A desde abril de 2012. Atuou na área de auditoria externa da Empresa PriceWaterhouseCoopers Auditores Independentes, de outubro de 1978 até abril de 1981 e na controladoria do Banco de Investimentos Garantia S/A de maio de 1982 até julho de 1997. Também foi presidente do Conselho Fiscal da Magnesita Refratários S/A de abril de 2008 até março de 2019, membro do Conselho Fiscal da Parnaíba Gás Natural S/A de outubro de 2015 até março de 2017 e do conselho fiscal das Lojas Americanas S.A (comércio e varejo), Tele Norte Leste Participações S.A (telecomunicação), Telemar Participações S.A (telecomunicações), TAM S.A (transportes), e Enersul – Energética do Matogrosso do Sul (energia). Nos últimos 5 anos, atuou como sócio da Confisplan – Consultoria, Planejamento e Assessoria Empresarial Ltda. (empresa no ramo de atividade de Consultoria Fiscal e Contábil, Planejamento e Assessoria Empresarial, Empreendimentos e Participações). É formado em Administração de Empresas pela Sociedade Universitária Augusto Motta – SUAM, em 1978 e em Ciências Contábeis pela Faculdade – SOMLEI, em 1980.
Marco Antonio Mayer Folleto
Alvaro Bandeira
O Sr. Alvaro é Economista-Chefe da Corretora Modalmais desde 2015 sócio e diretor. No período de 2011 a 2015 foi Economista-Chefe da Órama, no qual liderava a equipe de análise. Ocupou a mesma posição por mais de dez anos na Ágora Corretora, da qual também foi Sócio-Diretor. Foi Presidente da Bolsa Brasileira de Futuros (BBF), Presidente da APIMEC Nacional e regional e, em quatro gestões, Conselheiro da BVRJ e da BM&F, ondem participou das fusões das bolsas do RJ e São Paulo em comissão montada; além de ex-membro titular do Conselho Fiscal da Souza Cruz, e atualmente da Oi. Atua como Palestrante em diversos Congressos ligados ao Mercado de Capitais e finanças pessoais, além de desenvolver palestras em universidades e empresas sobre temas ligados a este mercado. Mantém coluna regular em veículos da área econômica e, em sites de educação financeira. Participa de fórum interativo com mais de 1000 pessoas logadas. Foi colunista diário em duas edições da BandNews FM durante cinco anos. Com mais de 40 anos de experiência no Mercado de Capitais, o Sr. Alvaro é graduado em Economia pela UFRJ e pós-graduado pela Coppe-UFRJ.
Wiliam da Cruz Leal
O Sr. Wiliam possui ampla experiência em Governança Corporativa, Sustentabilidade Empresarial, Enterprise Risk Management, Controles Internos, Orientação de Carreira, Tecnologia e Segurança da Informação. Desde 2011 é Sócio Administrador da Cruz Leal Gestão Empresarial Ltda., empresa de consultoria especializada em motivação, liderança, tecnologia, governança corporativa e sustentabilidade. É Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, desde 2009. Trabalhou na Tele Norte Leste Participações S.A., empresa do ramo de telecomunicações, de 2000 a 2009, tendo atuado como Gerente Executivo de Governança Corporativa, Gerente de Controles Internos e Orçamento e Gerente de Projetos Especiais e Auditoria de Sistemas. Anteriormente trabalhou no Banco do Brasil S.A., de 1975 a 2000, tendo atuado como Gerente Executivo de Mudanças e Analista Consultor de Informática. É formado em Engenharia Mecânica pela Fundação de Ensino Superior de Itaúna, Minas Gerais, 1980.
Daniela Maluf Pfeiffer
Nascida em 30 de maio de 1970, é sócia da DXA Investments, empresa gestora de recursos, desde janeiro de 2018. Foi sócia da Canepa Asset Brasil, também gestora de recursos, responsável pelo relacionamento com investidores de janeiro de 2014 a outubro de 2017. Anteriormente atuou como sócia da Nova Gestão de Recursos, empresa de investimentos, de outubro de 2011 a junho de 2013. Atualmente, a Sra. Daniela não é membro de nenhum órgão de administração de companhia aberta. Anteriormente, a Sra. Daniela foi Conselheira Fiscal do Banco Sofisa S.A., de abril de 2014 a abril de 2017; Conselheira Fiscal da Viver Incorporadora e Construtora S.A. de abril de 2011 a abril de 2017; Conselheira Fiscal do Banco Panamericano S.A. de setembro de 2010 a abril de 2014; Conselheira Fiscal da Santos Brasil S.A. de 2003 a 2005; Conselheira de Administração da Brasil Telecom S.A. de 2003 a 2005; Conselheira de Administração da Telemig Celular S.A. de 2003 a 2005; Conselheira de Administração da Amazônia Celular S.A. de 2003 a 2005; Conselheira Fiscal da Amazônia Celular S.A de 1998 a 2002 e Conselheira Fiscal da Telemig Celular S.A de 1998 a 2001. É Conselheira Fiscal certificada pelo IBGC; formada em Administração pela UFRJ em 1992, com MBA em Gestão Empresarial na FGV, concluído em 2019.
José Octavio Vianello de Mello
O Sr. José Octávio Vianello de Mello é Presidente do Conselho de Administração da Atletas Now Consultoria e Assessoria Esportiva LTDA desde 2018; membro do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê de Finanças/Auditoria da Marini Industria de Compensados LTDA desde 2019; membro do Comitê de Auditoria da IRB – Brasil Resseguros S.A. desde 2020. Foi membro do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê de Finanças/Auditoria da Atlas Indústria de Eletrodomésticos LTDA de 2016 a 2021; Presidente do Conselho de Administração da Prometheus Desenvolvimento de Inteligência Artificial LTDA de 2017 a 2019; Conselheiro Fiscal da Day Brasil S.A. de 2016 a 2018; Coordenador do Comitê de Finanças/Auditoria da Seta Engenharia LTDA; Presidente do Conselho de Administração da Administradora Educacional Novo Ateneu/Unicuritiba de 2015 a 2016; e Conselheiro Fiscal em empresas do Grupo Unipar de 2002 a 2013. Atualmente, ocupa também o cargo de Diretor Executivo na Global Frontis Consulting; bem como já ocupou o cargo de Diretor Executivo na Frontis Corporate Solutions e na Atos Consulting Partners. Foi também o Diretor Executivo da Unipar Holding/Unipar Carbocloro durante 14 anos, nos quais ocupou os cargos de: Diretor Presidente, de 2008 a 2014; Diretor de Relações com Investidores, de 2007 a 2008; e Diretor de Controladoria de 2001 a 2007. Foi Diretor Administrativo-Financeiro da Pluma S.A. de 1996 a 2001; e Sócio Diretor da PriceWaerhouse & Coopers de 1984 a 1996.
Cristiane do Amaral Mendonça
A Sra. Cristiane é graduada em Contabilidade pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie e Pós-graduada em Auditoria, Controladoria e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi conselheira fiscal da Eternit S.A (marco/2017 a abril/2020), atuou no entendimento dos negócios da companhia, emissão de opiniões, recomendações, elaboração de pareceres, fiscalização das contas e atos da administração, assim como pelo recebimento de denúncias e, também, na verificação do atendimento das obrigações legais e estatutárias por parte da administração, conhecimento das propostas de orçamento de capital, opinando ao uso e comprometimento de recursos da empresa, sem prejuízo da manutenção do capital de giro do negócio, no objetivo de manter a saúde financeira da empresa e os lucros e dividendos futuros. O foco principal é o exame da gestão dos administradores, complementado pelo conhecimento do negócio, da sua execução, dos riscos empresariais e de fraudes (com uma estrutura de gerenciamento de riscos e oportunidades) e uma estrutura de controles internos. Atua na área de Compliance da VIC DTVM S.A desde maio de 2016, atuando na prevenção à fraude, segurança da informação, plano de continuidade de negócios, conformidade da contabilidade fiscal e gerencial, gestão de riscos e de pessoas, atendimento a auditorias internas e externas, monitoramento das áreas de auditoria interna, controles internos, operações e risco, bem como no atendimento aos órgãos reguladores (CVM, Banco Central do Brasil, BSM) e acompanhamento na validação de processos internos. Foi Auditora Sênior da BKR-Lopes Machado Auditoria (Jan/2014 a 2016), realizando estes de auditoria, procedimentos de inventário, controles internos, validação das contas patrimoniais através de sua contabilização, adequação às normas internacionais (IFRS), Compliance, testes de Voucher, circularização, verificação de livros comerciais, fiscais e auxiliares da instituição, examinando os registros efetuados, para apurar a correspondência dos lançamentos aos documentos que lhes deram origem, bem como na investigação de operações contábeis e financeiras realizadas, verificando cheques, recibos, faturas, notas fiscais e outros documentos, para comprovar a exatidão das mesmas. A Sra. Cristiane pode realizar auditagens específicas para apurar possíveis irregularidades contábeis na instituição, na preparação de Relatórios de Recomendações (REC), na análise de notas explicativas e validação das mesmas para emissão do parecer final. Possui experiência em auditoria em grandes empresas no ramo industrial, financeiro e Agronegócio.
Eduardo Ramos da Silva
06/2017 a atual – VIC DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S/A – Empresa de médio porte do segmento Mercado Financeiro – Contador – Gerenciamento de rotinas Contábeis, e elaboração e análise das Demonstrações financeiras, no que tange a gestão de fluxo de caixa, provisões de notas fiscais, conferência das classificações de despesas, cálculo de comissões, coleta de dados e confecção de documentos, gerenciamento de rotina departamento Pessoal, no tocante a folha de pagamento, gestão de benefício e obrigações acessórias, gerenciamento de rotina fiscal e atendimento a auditoria externa, Prefeitura, Bacen e Receita Federal do Brasil. 01/2014 a 05/2017 CMA Assessoria Contábil Ltda. – Empresa de pequeno porte do segmento de Assessoria contábil – Analista Contábil – Responsável por toda rotina contábil relacionado aos lançamentos, garantindo o acompanhamento dos registros de modo a serem realizados de acordo com a legislação vigente. Liderança das tarefas ligadas a análise e conciliação das contas contábeis, fazendo follow up junto as áreas envolvidas. Forte atuação por solução das pendências encontradas, responsável pela elaboração e cumprimento do cronograma de fechamento mensal elaboração de entrega de declarações acessórias (Sped Contábil e Sped Fiscal). Nos últimos cinco anos, não possui qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados, nem qualquer condenação transitada em julgado na esfera judicial ou objeto de decisão final administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial qualquer. Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do parágrafo 1 do art. 40 do Estatuto Social da Companhia.
Auditoria Externa
PricewaterhouseCoopers
Comitê de Auditoria, Riscos e Controles
Comitê de Auditoria, Riscos e Controles
Efetivo |
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Henrique José Fernandes Luz (Coordenador) |
Marcos Grodetzky |
Francisco Roman Lamas Mendez-Villamil |
Comitê de Gente, Nomeações e Governança Corporativa
Comitê de Gente, Nomeações e Governança Corporativa
Efetivo |
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Rodrigo Modesto de Abreu (Coordenador) |
Henrique José Fernandes Luz |
Renato Carvalho Franco |
Francisco Roman Lamas Mendez-Villamil |
Sergio Luiz de Toledo Piza |
Comitê de Operações e Finanças
Comitê de Operações e Finanças
Efetivo |
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Marcos Grodetzky (Coordenador) |
Eleazar de Carvalho Filho |
Raphael Manhães Martins |
Renato Carvalho Franco |