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Conselho de Administração
Efetivo | Data de Posse | Prazo do Mandato |
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Paul Aronzon – Presidente | 12/12/2024 | AGO (Assembléia Geral Ordinária) 2025 |
Francisco Roman Lamas Mendez-Villamil – Vice-Presidente | 12/12/2024 | AGO (Assembléia Geral Ordinária) 2025 |
Marcelo José Milliet | 12/12/2024 | AGO (Assembléia Geral Ordinária) 2025 |
Paul Murray Keglevic | 12/12/2024 | AGO (Assembléia Geral Ordinária) 2025 |
Raphael Manhães Martins | 12/12/2024 | AGO (Assembléia Geral Ordinária) 2025 |
Renato Carvalho Franco | 12/12/2024 | AGO (Assembléia Geral Ordinária) 2025 |
Scott David Vogel | 12/12/2024 | AGO (Assembléia Geral Ordinária) 2025 |
Paul Aronzon
Paul é consultor financeiro estratégico com ampla experiência em ofertas públicas de aquisição bem-sucedidas, proxy contests, rights offerings, M&A (vendas de empresas e ativos) e operações de financiamento, reorganizações societárias, operações de reestruturação societária e inúmeras questões bem-sucedidas de resolução de disputas, usando mediação e vários processos de liquidação.
Paul é o fundador da PSA Consulting, LLC, onde atualmente fornece consultoria financeira e de negócios e serviços fiduciários, incluindo como conselheiro independente, Lead Director, presidente ou membro de comitê especial em conselhos de administração para empresas públicas e privadas em uma variedade de indústrias. Atualmente, também é afiliado à Arete Capital Partners fornecendo serviços semelhantes.
Ex-sócio-gerente do escritório do Milbank em Los Angeles e co-líder do Grupo de Reestruturação Financeira Global do Milbank, Paul tem mais de 40 anos de experiência como advogado e consultor principal. Ele também atuou como Vice-Presidente Executivo da Imperial Capital e cohead do seu Grupo de Finanças Corporativas de 2006 a 2008.
Nos últimos cinco anos, não possui qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.
Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3, que é adotada pelo Estatuto Social da Companhia em seu art. 24. Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3, que é adotada pelo Estatuto Social da Companhia em seu art. 24.
Paul Murray Keglevic
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Illinois, Paul M. Keglevic possui experiência como membro independente do Conselho de Administração de empresas nos setores de tecnologia, imóveis, saúde, energia e telecomunicações. Atualmente, faz parte dos Conselhos de Administração da IQHQ (desde março de 2024), Khoros (desde julho de 2023) e Evergy (desde março de 2020). Também integrou os Conselhos de Administração da Tupperware, WeWork, Rite Aid, Envision Healthcare, Altera Energy Transportation, Nordic Aviation Corporation, Intelsat, Bonanza Creek Energy (NYSE), Frontier Communications (Nasdaq), Ascena Retail Group (Nasdaq), Stellus Capital Investment Corp (NYSE), TapStone, PetSmart, Clear Channel Outdoor (subsidiária da IHeart Media), Philadelphia Energy Services e Cobalt Energy (NYSE). Além disso, atuou como Presidente da Energy Future Holdings e da Energy Future Holdings e como Diretor Executivo da Envision Healthcare. Paul é membro do Departamento de Licenciamento de CPA do Estado da Califórnia, do Conselho Consultivo de Contabilidade da Northern Illinois University e do Haven Hills Domestic Violence Center, além de ter ocupado o cargo de diretor na Câmara do Comércio do Estado da Califórnia e na Câmara de Comércio de Dallas.
Raphael Manhães Martins
Nascido em 08/02/1983, é advogado, sócio do escritório Manhães Martins Sociedade Individual de Advocacia desde 2023. É membro titular dos Conselhos de Administração da Oi S.A. (desde 2021) e da Light S.A. (desde 2023), e dos Conselhos Fiscais da Vale S.A. (desde 2015), da Americanas S.A. (desde 2023) e da Embraer S.A. (desde 2024). Atua no Comitê de Auditoria da Light S.A. e no Comitê de Operações e Finanças da Oi S.A. Nos últimos cinco anos, dentre outros, foi membro dos Conselhos de Administração da Light S.A. (2018 a 2019) e da Eternit S.A. (de 2015 a 2020), e dos Conselhos Fiscais da Oi (2019 a 2021), da Light S.A (2014 a 2018) e da Companhia Paranaense de Energia – Copel (de 2022 a 2023), e sócio do escritório de Advocacia Faoro Advogados (de 2010 a 2023). O Sr. Raphael atua em 2 conselhos de administração de companhias abertas, a Oi e a Light.
Francisco Roman Lamas Mendez-Villamil
Graduado em Business Administration (E2) pelo ICADE e com MBA pela INSEAD, possui mais de 30 anos de experiência em private equity, consultoria financeira, processos de reestruturação e M&A. Ao longo de sua carreira, atuou em importantes empresas do mercado privado nacional e internacional, tais como Avon Brasil, Brasil Brokers, e Mckinsey. Francisco atualmente é CRO e Membro do Conselho de Administração da NEXPE Participações. Anteriormente ocupou o cargo de CRO da Dentix (2020-2021) e da Avon Brasil (2018), além de ter atuado como Assessor Sênior Advisor da CERBERUS (2013-2021), Diretor da Home Decor (2017) e como CEO e Diretor da Haya Real Estate (2013-2016). Entre 2013 e 2018 liderou diversas iniciativas de Due Diligences em Private Equity pela Europa e América Latina em diversos setores.
Nos últimos cinco anos, não possui qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.
Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3, que é adotada pelo Estatuto Social da Companhia em seu art. 24.
Marcelo José Milliet
Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – São Paulo (FGV-SP), com curso de extensão para executivos em M&A pela mesma instituição, Marcelo Milliet é sócio e diretor da Íntegra Associados, da M. Milliet Consultoria e Participações Ltda. e da Intermixture Business Consulting. Marcelo também atua como Diretor do CDPC – Centro de Distribuição de Produtos de Cobre Ltda., da Paraibuna Agropecuária Ltda., da Caraíba Inc. CINC e da Paranapanema Netherlands B.V. Anteriormente, atuou como Diretor Presidente e de Relações com Investidores da Paranapanema S.A. – em Recuperação Judicial (até 31/10/2024) e como Gestor Interino no Processo de Recuperação Judicial da Renova Energia (Diretor Presidente e de Relações com Investidores) e da Companhia Albertina Industrial e Mercantil. Foi Presidente do Conselho de Administração da Brasil PCH S.A., membro do Conselho de Administração da Fermenta Produtos Químicos Amalia S.A. (Joint-Venture Matarazzo/Bayer), e membro dos Conselhos Consultivos da Trificel Indústria e Comércio (Joint-Venture Matarazzo/Hoechst), da Norsal, da Greenwood e da Controle Soluções Compartilhadas. Além disso, Marcelo foi CEO e membro do Comitê Executivo da HBO América Latina, CEO da Traffic Marketing Esportivo, Diretor e Conselheiro Consultivo da A2Z Assessoria em Recursos Humanos e Diretor e Vice-Presidente Executivo Sênior do Grupo Matarazzo..
Renato Carvalho Franco
Renato Carvalho Franco tem mais de 40 anos de experiência em gestão, finanças, reestruturação de empresas e M&A. É sócio fundador da Íntegra Associados, tendo participado em diversos projetos de reestruturação, gestão interina e de fusões e aquisições como Samarco, Eternit, Renova Energia, Parmalat, Grupo Itaú (área industrial), Gradiente, Daslú, Infinity BioEnergy, entre outros. Foi membro dos conselhos da Telemig, Tele Norte, Telet, Americel, e Hopi Hari e Presidente da TIW do Brasil, subsidiária da canadense Telesystem International Wireless – TIW. Renato foi diretor de M&A do Bank of America no Brasil e superintendente de Fusões e Aquisições do Unibanco, tendo ao longo da carreira participado de diversas transações como a Vale do Rio Doce, Philco, Batavo, Etti e Infinity-Bio Energy. Renato é membro e ex-diretor do YPO – Young Presidents’ Organization, ex-Chairman do Conselho de Administração do TMA – Turnaround Management Association, e coordena e participa regularmente de seminários com temas de turnaround e insolvências em universidades no Brasil e no exterior (Insper, Oxford, Sorbonne e Columbia). Renato é Alumni da Harvard Business School (9 anos consecutivos do YPO Gold Harvard Presidents’ Program), Master’s em International Management pela American Graduate School of International Business – Thunderbird, e Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado.
Scott David Vogel
Bacharel em Administração de Empresas pela Washington University, com MBA pela Wharton School, University of Pennsylvania, Scott D. Vogel é Presidente da Vogel Partners, empresa que presta serviços de consultoria estratégica e fiduciários em reestruturações financeiras. Atualmente, é Presidente dos Comitês de Auditoria e de Nomeação/Governança da Anuvu e membro dos Comitês de Compensação e Auditoria da American Commercial Barge Lines, do Comitê Especial da Belk e dos Comitês Estratégicos da Panavision. Anteriormente, Scott foi Presidente do Conselho de Administração da Rue21 e Conselheiro Independente da BlockFi Inc., Gulf Coast Healthcare, Neiman Marcus, Bumble Bee, Longview Power e PetSmart (NASDAQ). Além disso, atuou como Diretor Executivo na David Kempner Capital Management LLC. Scott presidiu o Comitê Especial da Rue21, o Comitê de Nomeação/Governança e de Auditoria da Alpha Metallurgical Resources (NYSE), o Comitê de Compensação e de Auditoria da Avaya (NYSE), o Comitê de Conflito e Auditoria da Seadrill Ltd. e o Comitê de Alocações de Capital da CBL & Associates. Foi membro do Comitês Especial da CBL & Associates, dos Comitês de Compensação da Rue21, da Alpha Metallurgical Resources e da Datasite, e do Comitê de M&A da Datasite.
Conselho Fiscal
Efetivo | Suplente | |||
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Alvaro Bandeira | 10/05/2024 | Eduardo Ramos da Silva | 10/05/2024 | Mandato até a AGO de 2025 |
Daniela Maluf Pfeiffer | 10/05/2024 | William da Cruz Leal | 10/05/2024 | |
Cristiane do Amaral Mendonça | 10/05/2024 | Marco Antonio Mayer Folleto | 10/05/2024 |
Pedro Wagner Pereira Coelho
O Sr. Pedro é Presidente do Conselho Fiscal da OI desde abril de 2019, membro do Conselho Fiscal da BR Properties desde abril de 2020 e membro do Conselho Fiscal da Estácio Participações S/A desde abril de 2012. Atuou na área de auditoria externa da Empresa PriceWaterhouseCoopers Auditores Independentes, de outubro de 1978 até abril de 1981 e na controladoria do Banco de Investimentos Garantia S/A de maio de 1982 até julho de 1997. Também foi presidente do Conselho Fiscal da Magnesita Refratários S/A de abril de 2008 até março de 2019, membro do Conselho Fiscal da Parnaíba Gás Natural S/A de outubro de 2015 até março de 2017 e do conselho fiscal das Lojas Americanas S.A (comércio e varejo), Tele Norte Leste Participações S.A (telecomunicação), Telemar Participações S.A (telecomunicações), TAM S.A (transportes), e Enersul – Energética do Matogrosso do Sul (energia). Nos últimos 5 anos, atuou como sócio da Confisplan – Consultoria, Planejamento e Assessoria Empresarial Ltda. (empresa no ramo de atividade de Consultoria Fiscal e Contábil, Planejamento e Assessoria Empresarial, Empreendimentos e Participações). É formado em Administração de Empresas pela Sociedade Universitária Augusto Motta – SUAM, em 1978 e em Ciências Contábeis pela Faculdade – SOMLEI, em 1980.
Marco Antonio Mayer Folleto
Alvaro Bandeira
O Sr. Alvaro é Economista-Chefe da Corretora Modalmais desde 2015 sócio e diretor. No período de 2011 a 2015 foi Economista-Chefe da Órama, no qual liderava a equipe de análise. Ocupou a mesma posição por mais de dez anos na Ágora Corretora, da qual também foi Sócio-Diretor. Foi Presidente da Bolsa Brasileira de Futuros (BBF), Presidente da APIMEC Nacional e regional e, em quatro gestões, Conselheiro da BVRJ e da BM&F, ondem participou das fusões das bolsas do RJ e São Paulo em comissão montada; além de ex-membro titular do Conselho Fiscal da Souza Cruz, e atualmente da Oi. Atua como Palestrante em diversos Congressos ligados ao Mercado de Capitais e finanças pessoais, além de desenvolver palestras em universidades e empresas sobre temas ligados a este mercado. Mantém coluna regular em veículos da área econômica e, em sites de educação financeira. Participa de fórum interativo com mais de 1000 pessoas logadas. Foi colunista diário em duas edições da BandNews FM durante cinco anos. Com mais de 40 anos de experiência no Mercado de Capitais, o Sr. Alvaro é graduado em Economia pela UFRJ e pós-graduado pela Coppe-UFRJ.
Wiliam da Cruz Leal
O Sr. Wiliam possui ampla experiência em Governança Corporativa, Sustentabilidade Empresarial, Enterprise Risk Management, Controles Internos, Orientação de Carreira, Tecnologia e Segurança da Informação. Desde 2011 é Sócio Administrador da Cruz Leal Gestão Empresarial Ltda., empresa de consultoria especializada em motivação, liderança, tecnologia, governança corporativa e sustentabilidade. É Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, desde 2009. Trabalhou na Tele Norte Leste Participações S.A., empresa do ramo de telecomunicações, de 2000 a 2009, tendo atuado como Gerente Executivo de Governança Corporativa, Gerente de Controles Internos e Orçamento e Gerente de Projetos Especiais e Auditoria de Sistemas. Anteriormente trabalhou no Banco do Brasil S.A., de 1975 a 2000, tendo atuado como Gerente Executivo de Mudanças e Analista Consultor de Informática. É formado em Engenharia Mecânica pela Fundação de Ensino Superior de Itaúna, Minas Gerais, 1980.
Daniela Maluf Pfeiffer
Nascida em 30 de maio de 1970, é sócia da DXA Investments, empresa gestora de recursos, desde janeiro de 2018. Foi sócia da Canepa Asset Brasil, também gestora de recursos, responsável pelo relacionamento com investidores de janeiro de 2014 a outubro de 2017. Anteriormente atuou como sócia da Nova Gestão de Recursos, empresa de investimentos, de outubro de 2011 a junho de 2013. Atualmente, a Sra. Daniela não é membro de nenhum órgão de administração de companhia aberta. Anteriormente, a Sra. Daniela foi Conselheira Fiscal do Banco Sofisa S.A., de abril de 2014 a abril de 2017; Conselheira Fiscal da Viver Incorporadora e Construtora S.A. de abril de 2011 a abril de 2017; Conselheira Fiscal do Banco Panamericano S.A. de setembro de 2010 a abril de 2014; Conselheira Fiscal da Santos Brasil S.A. de 2003 a 2005; Conselheira de Administração da Brasil Telecom S.A. de 2003 a 2005; Conselheira de Administração da Telemig Celular S.A. de 2003 a 2005; Conselheira de Administração da Amazônia Celular S.A. de 2003 a 2005; Conselheira Fiscal da Amazônia Celular S.A de 1998 a 2002 e Conselheira Fiscal da Telemig Celular S.A de 1998 a 2001. É Conselheira Fiscal certificada pelo IBGC; formada em Administração pela UFRJ em 1992, com MBA em Gestão Empresarial na FGV, concluído em 2019.
José Octavio Vianello de Mello
O Sr. José Octávio Vianello de Mello é Presidente do Conselho de Administração da Atletas Now Consultoria e Assessoria Esportiva LTDA desde 2018; membro do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê de Finanças/Auditoria da Marini Industria de Compensados LTDA desde 2019; membro do Comitê de Auditoria da IRB – Brasil Resseguros S.A. desde 2020. Foi membro do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê de Finanças/Auditoria da Atlas Indústria de Eletrodomésticos LTDA de 2016 a 2021; Presidente do Conselho de Administração da Prometheus Desenvolvimento de Inteligência Artificial LTDA de 2017 a 2019; Conselheiro Fiscal da Day Brasil S.A. de 2016 a 2018; Coordenador do Comitê de Finanças/Auditoria da Seta Engenharia LTDA; Presidente do Conselho de Administração da Administradora Educacional Novo Ateneu/Unicuritiba de 2015 a 2016; e Conselheiro Fiscal em empresas do Grupo Unipar de 2002 a 2013. Atualmente, ocupa também o cargo de Diretor Executivo na Global Frontis Consulting; bem como já ocupou o cargo de Diretor Executivo na Frontis Corporate Solutions e na Atos Consulting Partners. Foi também o Diretor Executivo da Unipar Holding/Unipar Carbocloro durante 14 anos, nos quais ocupou os cargos de: Diretor Presidente, de 2008 a 2014; Diretor de Relações com Investidores, de 2007 a 2008; e Diretor de Controladoria de 2001 a 2007. Foi Diretor Administrativo-Financeiro da Pluma S.A. de 1996 a 2001; e Sócio Diretor da PriceWaerhouse & Coopers de 1984 a 1996.
Cristiane do Amaral Mendonça
A Sra. Cristiane é graduada em Contabilidade pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie e Pós-graduada em Auditoria, Controladoria e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi conselheira fiscal da Eternit S.A (marco/2017 a abril/2020), atuou no entendimento dos negócios da companhia, emissão de opiniões, recomendações, elaboração de pareceres, fiscalização das contas e atos da administração, assim como pelo recebimento de denúncias e, também, na verificação do atendimento das obrigações legais e estatutárias por parte da administração, conhecimento das propostas de orçamento de capital, opinando ao uso e comprometimento de recursos da empresa, sem prejuízo da manutenção do capital de giro do negócio, no objetivo de manter a saúde financeira da empresa e os lucros e dividendos futuros. O foco principal é o exame da gestão dos administradores, complementado pelo conhecimento do negócio, da sua execução, dos riscos empresariais e de fraudes (com uma estrutura de gerenciamento de riscos e oportunidades) e uma estrutura de controles internos. Atua na área de Compliance da VIC DTVM S.A desde maio de 2016, atuando na prevenção à fraude, segurança da informação, plano de continuidade de negócios, conformidade da contabilidade fiscal e gerencial, gestão de riscos e de pessoas, atendimento a auditorias internas e externas, monitoramento das áreas de auditoria interna, controles internos, operações e risco, bem como no atendimento aos órgãos reguladores (CVM, Banco Central do Brasil, BSM) e acompanhamento na validação de processos internos. Foi Auditora Sênior da BKR-Lopes Machado Auditoria (Jan/2014 a 2016), realizando estes de auditoria, procedimentos de inventário, controles internos, validação das contas patrimoniais através de sua contabilização, adequação às normas internacionais (IFRS), Compliance, testes de Voucher, circularização, verificação de livros comerciais, fiscais e auxiliares da instituição, examinando os registros efetuados, para apurar a correspondência dos lançamentos aos documentos que lhes deram origem, bem como na investigação de operações contábeis e financeiras realizadas, verificando cheques, recibos, faturas, notas fiscais e outros documentos, para comprovar a exatidão das mesmas. A Sra. Cristiane pode realizar auditagens específicas para apurar possíveis irregularidades contábeis na instituição, na preparação de Relatórios de Recomendações (REC), na análise de notas explicativas e validação das mesmas para emissão do parecer final. Possui experiência em auditoria em grandes empresas no ramo industrial, financeiro e Agronegócio.
Eduardo Ramos da Silva
06/2017 a atual – VIC DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S/A – Empresa de médio porte do segmento Mercado Financeiro – Contador – Gerenciamento de rotinas Contábeis, e elaboração e análise das Demonstrações financeiras, no que tange a gestão de fluxo de caixa, provisões de notas fiscais, conferência das classificações de despesas, cálculo de comissões, coleta de dados e confecção de documentos, gerenciamento de rotina departamento Pessoal, no tocante a folha de pagamento, gestão de benefício e obrigações acessórias, gerenciamento de rotina fiscal e atendimento a auditoria externa, Prefeitura, Bacen e Receita Federal do Brasil. 01/2014 a 05/2017 CMA Assessoria Contábil Ltda. – Empresa de pequeno porte do segmento de Assessoria contábil – Analista Contábil – Responsável por toda rotina contábil relacionado aos lançamentos, garantindo o acompanhamento dos registros de modo a serem realizados de acordo com a legislação vigente. Liderança das tarefas ligadas a análise e conciliação das contas contábeis, fazendo follow up junto as áreas envolvidas. Forte atuação por solução das pendências encontradas, responsável pela elaboração e cumprimento do cronograma de fechamento mensal elaboração de entrega de declarações acessórias (Sped Contábil e Sped Fiscal). Nos últimos cinco anos, não possui qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados, nem qualquer condenação transitada em julgado na esfera judicial ou objeto de decisão final administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial qualquer. Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do parágrafo 1 do art. 40 do Estatuto Social da Companhia.
Auditoria Externa
PricewaterhouseCoopers
Comitê de Auditoria, Riscos e Controles
Comitê de Auditoria, Riscos e Controles
Efetivo |
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Paul Keglevic (Coordenador) |
Francisco Roman Lamas Mendez-Villamil |
Raphael Manhães Martins |