Compliance

Nossa reputação é um dos nossos maiores ativos e para garantir que ela seja preservada, contamos com regras, princípios e valores que orientam a conduta dos nossos colaboradores, terceiros, parceiros de negócio e fornecedores. Essas diretrizes reforçam o compromisso ético da Oi em todas as suas relações, promovendo a transparência em suas atividades e o fortalecimento de seus valores organizacionais.

Entender nosso negócio e os riscos envolvidos e, a partir daí, criar uma base de promoção da ética e prevenção de atos indevidos, é o principal objetivo do nosso Programa de Compliance. Sua estrutura reúne um conjunto de medidas que resultam na implementação de mecanismos de prevenção, detecção e resposta, com o objetivo de minimizar nossos riscos.

Veja abaixo como o nosso Programa de Compliance foi estabelecido

 

 

Riscos e Controles Internos

A mitigação de riscos através do estabelecimento de controles internos efetivos são práticas da companhia decorrentes do processo de Governança Corporativa e obedecem diretrizes da Política de Gestão de Riscos Corporativos aprovada pelo Conselho de Administração e aderente as melhores práticas de mercado sobre o tema.

Uma abordagem preventiva e monitoramento contínuo da eficácia dos controles relacionados ao tratamento e divulgação de informações financeiras tem proporcionado, todo ano, a certificação de conformidade com a legislação americana Sarbanes-Oxley bem como com outros requisitos aplicáveis, reforçando o nosso compromisso com a transparência e comprovando a confiabilidade dos nossos relatórios, além de assegurar a continuidade dos negócios.

Riscos-e-Controles-infografico

O gerenciamento de riscos financeiros é algo dinâmico, requer o engajamento de áreas distintas da companhia e, considerando a estrutura consolidada da Oi S.A., é realizado em três níveis: estratégico, tático e operacional.

Na esfera estratégica, a Diretoria da Companhia deve aprovar a Política e suas revisões com o Conselho de Administração, bem como as Diretrizes de Risco a serem seguidas pela Administração. Cabe a um Comitê de Gestão Riscos Financeiros supervisionar o enquadramento da Oi S.A. à Política, bem como decidir sobre a necessidade de reenquadramento. O controle operacional é realizado pela Gerência de Gestão de Riscos Financeiros, cabendo à Gerência de Captação e Administração de Recursos a execução dos principais itens relacionados à Política.

Considerando que a Companhia e o mercado em que está inserida são dinâmicos à luz de eventos societários, conjunturais e de mercado, o processo deve se retroalimentar através de estrutura de reporte, tratamento de exceções e revisões periódicas.