• RSS
  • Imprimir
  • Enviar para um amigo

Perfil Corporativo

Perfil corporativo

A Oi oferece serviços de telefonia fixa e móvel, banda larga, TV por assinatura, transmissão de dados e provedor de internet, além de vários outros serviços corporativos e de atacado, como serviços de rede de transporte e backbone internacional. Adicionalmente, a Oi oferece mais de dois milhões de pontos públicos de rede Wi-Fi disponíveis em diversos locais, como por exemplo, aeroportos e shoppings centers.

A Oi é a principal provedora de serviços de telecomunicações do país, com presença nacional, realmente integrada. A Companhia tem como objeto social a exploração de serviços de telecomunicações e atividades necessárias, ou úteis à execução desses serviços, na conformidade das concessões, autorizações e permissões que lhe forem outorgadas.

A Oi é uma concessionária responsável pelo Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) nas Regiões I e II do Plano Geral de Outorgas (PGO), que abrange todos os estados da federação exceto São Paulo, além do Distrito Federal. Os contratos de concessão tem vigência até 31 de dezembro de 2025. Além disso, a Oi possui autorização da ANATEL para a prestação de serviços de Telefonia Móvel (SMP) em todo o país.

Em síntese, a Companhia oferece um leque diversificado de serviços. Entretanto, com vistas a tornar mais abrangentes suas ofertas e apoiando-se nos diferenciais estratégicos da integração e da convergência, no final de 2011, a Companhia mudou a forma de conduzir os negócios, passando a adotar uma visão segmentada por cliente (Residencial, Mobilidade Pessoal e Business-to-Business (B2B)) e não mais por produto.

Com base nessa nova visão, ao final de 2015 nossa base de clientes era de 70 milhões, divididos em:

  • 16,3 milhões de UGRs residenciais, compreendendo telefones fixos, Banda Larga e TV por Assinatura;
  • 45,9 milhões de clientes no segmento de mobilidade pessoal, sendo 39,1 milhões de usuários pré-pagos e 6,8 milhões de pós-pagos;
  • 7,2 milhões de usuários no segmento Empresarial/Corporativo, divididos telefones fixos, móveis e Banda Larga; e
  • 0,7 milhões de telefones de uso público (TUPs).

Serviços de Telefonia Fixa

O tradicional negócio de telefonia fixa da Companhia inclui serviços locais e de longa distância, de uso de redes (interconexão) e de telefones públicos, conforme as concessões e autorizações outorgadas pela ANATEL. A Oi é a maior operadora de telefonia fixa do Brasil em termos de número de linhas instaladas.

A Oi é a principal provedora de telefonia fixa do país, compondo todo o território nacional, exceto no estado de São Paulo. Em 2015, a Companhia possuía 14,5 milhões de linhas fixas em operação, das quais 10,0 milhões no segmento Residencial.

Serviços de Telefonia Móvel

A Oi presta serviços de telefonia móvel em todo o Brasil. Ao final de 2015 nossa operação contava com 45,9 milhões de UGR. Nossa base de usuários se divide em clientes pré-pagos e pós-pagos.

No segmento pré-pago os clientes ativam seus números de celular comprando Cartões SIM que são instalados em seus aparelhos. Os clientes pré-pagos da Companhia podem adicionar créditos às suas contas por meio da aquisição de cartões pré-pagos, através de transações on-line nos milhares de pontos de vendas disponíveis em todo Brasil, ou por meio da compra de créditos adicionais por telefone, que podem ser cobrados no cartão de crédito ou nas faturas de telefonia fixa dos clientes. Os créditos são válidos por um período de tempo determinado, após a ativação.

A Companhia também vende cartões pré-pagos no valor mínimo de R$ 1,00 e permite que seus clientes pré-pagos possam recarregar créditos de qualquer valor, incluindo centavos, a fim de facilitar a ativação contínua de seus aparelhos, permitindo-os a continuar recebendo ligações. A Companhia oferece regularmente vários pacotes de serviços para incentivar a compra e uso de créditos pelos seus clientes pré-pagos.

Já os clientes dos planos pós-pagos pagam uma franquia mensal e são faturados mensalmente pelos serviços fornecidos durante o mês anterior. Os planos pós-pagos incluem caixa postal, identificação de chamadas, conferência, transferência de chamadas, chamadas em espera e serviços especiais, inclusive dados.

Serviços de Transmissão de Dados

A Companhia oferece uma variedade de serviços de transmissão de dados em alta velocidade. Os serviços de banda larga da Companhia, que utilizam, principalmente, a tecnologia ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line), são oferecidos nas Regiões I e II sob a marca "Oi Velox". Em 31 de dezembro 2015, a Companhia possuía 5,8 milhões de assinantes de ADSL.

Serviço de TV por Assinatura

Desde novembro de 2008 a Oi presta serviços de TV por assinatura. O serviço está disponível em praticamente todo o Brasil, exceto o estado de São Paulo, através da tecnologia por satélite (DTH). O lançamento desse serviço foi realizado em julho de 2009 A base de TV paga da Oi encerrou 2015 com 1,2 milhão de UGRs.

(¹) This translation is still subject to the auditors review

X

X