• RSS
  • Imprimir
  • Enviar para um amigo

Sustentabilidade

Perfil corporativo

A Oi assumiu o seu compromisso com a Sustentabilidade, consciente de que a sua existência deve favorecer uma melhor qualidade de vida das gerações presentes e futuras, contribuir para o crescimento econômico e promover a ética e a responsabilidade socioambiental junto a seus colaboradores, fornecedores, clientes, acionistas e sociedade de uma forma geral. Este tema tem ganhado cada vez mais importância na agenda da empresa, fato que pode ser verificado pela evolução das iniciativas adotadas em linha com sua Política de Sustentabilidade.

A partir de sua atividade-fim, prestando serviços convergentes e integrados de telecomunicações, a Oi promove a inclusão digital e a consequente inclusão social, ao participar do programa Banda Larga nas Escolas, em parceria com o Governo Federal, a partir do qual leva o serviço de conexão à internet banda larga a escolas públicas. Até 2014, aproximadamente 52.072 escolas públicas foram atendidas pelo programa.

Desde 2009 a Oi é signatária do Pacto Global, iniciativa desenvolvida pela ONU que tem como objetivo mobilizar toda a comunidade empresarial para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, estando estes refletidos em 10 princípios. Seu compromisso com este compromisso voluntário é implementar, divulgar e promover iniciativas relacionadas a estes princípios, integrando-os à estratégia de negócios, operações e cultura da empresa. Como resultado de suas práticas voltadas à Sustentabilidade, a Oi integra, desde 2010, o ICO2 - Índice de Carbono Eficiente, resultante de uma parceria entre a BM&FBovespa e o BNDES.

Além disso, em 2013, a Oi passou a fazer parte do Dow Jones Sustainability Index, da Bolsa de Nova York, na categoria "Mercados Emergentes". A empresa adota, desde 2011, o padrão da Global Reporting Iniciative (GRI) para seus relatórios de sustentabilidade, traduzindo seu compromisso de compartilhar, com suas partes interessadas, seu desempenho social, ambiental e econômico.

Responsabilidade Social e Ambiental

Instituto de responsabilidade social da Oi, o Oi Futuro, criado em 2001, tem como missão democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano, com projetos nas áreas de educação, sustentabilidade, esporte, em todo o território nacional. O nome reforça a filosofia de atuação do instituto no terceiro setor, que é de promover um futuro melhor para as crianças e jovens do país, reduzindo distâncias geográficas e sociais e desenvolvendo nos jovens o conceito de cidadania por meio da troca de experiências e da valorização da diversidade cultural em todo o Brasil.

Com o objetivo de minimizar o impacto ambiental proveniente das suas atividades, a Oi desenvolve diversas ações contínuas, entre as quais, iniciativas para redução do consumo de água, energia elétrica, coleta seletiva em seus principais prédios administrativos e coleta aparelhos celulares e baterias em suas lojas. Além disso, a Oi dá um importante passo no combate aos efeitos das mudanças climáticas, ao divulgar o seu Inventário de Emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa), e ao aderir ao fórum empresarial Empresas pelo Clima (EPC), que visa discutir assuntos relacionados ao tema e propor a adoção ou aprimoramento de políticas públicas.

Para saber mais sobre os compromissos da Oi com a Sustentabilidade e conhecer as ações da empresa, clique aqui ou acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade de 2015 ou a versão resumida.

Para conhecer a Política de Sustentabilidade e outras políticas da Oi, clique nos links abaixo:

(¹) This translation is still subject to the auditors review

X

X